Simulação de atendimento a emergências mobiliza shopping

Órgãos de segurança farão treinamento no Jardim Norte neste domingo


Por Tribuna

01/09/2017 às 15h34

 

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil, Settra e a Polícia Militar (PM), por meio do Pelotão de Trânsito e do Grupamento Aéreo, estarão presentes, neste domingo (3), em um treinamento de plano de abandono, que visa a capacitar colaboradores e servidores de órgãos públicos do Shopping Jardim Norte para atuarem em possíveis situações de crise.

As atividades começam às 8h e vão mobilizar cerca de 50 funcionários do shopping e colaboradores de empresas terceirizadas que atuam no mall. O treinamento ocorrerá até por volta das 10h30, portanto fora do horário de expediente do shopping, que abre as portas normalmente no domingo.

Além de mobilizar os órgãos públicos que lidam com salvamento e segurança, o simulado é realizado com o objetivo de capacitar funcionários que atuam nos setores administrativo, de segurança, limpeza, manutenção, bombeiros civis e colaboradores do Autopark, empresa responsável pela gestão do estacionamento do shopping. Com o treinamento, eles poderão atuar em situações de crise, com ou sem vítimas, com ou sem apoio de órgãos externos, visando ao restabelecimento da normalidade, a evacuação do mall – se for o caso – e ao primeiro atendimento a possíveis vítimas.

O treinamento começará com a simulação de um princípio de incêndio na Praça de Alimentação, onde haverá atores que simularão vítimas em estados leve, médio e grave. Os bombeiros civis vão iniciar os primeiros atendimentos e combater o suposto incêndio. Com o agravamento da situação, outros órgãos serão acionados e será dado início à evacuação do shopping, com remoção de vítimas por ambulâncias e helicóptero. Não haverá necessidade de interdição das vias do entorno do shopping, porém haverá o balizamento para facilitar a entrada e a saída das ambulâncias.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.