Voluntários recolhem chocolates e ovos de Páscoa para crianças
Ovos de chocolate ao leite, crocante, meio amargo, de colher, recheados, diet e zero, com brinquedos, entre outros. A variedade é grande, mas nem todos dispõem de recursos para satisfazer o desejo de experimentar os chocolates durante a Páscoa. Por isso voluntários estão recolhendo doações para que centenas de crianças tenham ao menos com o que se alegrar durante a data, que será celebrada no dia 16 de abril.
Com mais de 200 crianças cadastradas, a Sociedade Beneficente Mão Amiga, que presta assistência a pessoas carentes de diversos bairros de Juiz de Fora, recolhe doações de chocolates a pelo menos 15 anos. Segundo a presidente da Associação, Maria Aparecida da Silva, a Cida da Mão Amiga, as doações serão destinadas a crianças de 1 a 10 anos, que são atendidas pela instituição. “Nós estamos pedindo a doação do chocolate em barra, pois os nossos voluntários produzem os ovos para doarmos. Vamos recolher as doações até 12 de abril, mas até agora não recebemos nenhuma, e as crianças já estão perguntando se vão ganhar ovo de Páscoa esse ano”, comenta Cida. Ainda segundo a presidente da associação, para quem for doar mas não quiser se deslocar até a sede da entidade, os voluntários buscam no local (ver quadro).
Já a Associação Irmãos da Vida, formada por dez amigos, está buscando doações de caixas de bombons para distribuir em comunidades carentes durante a Páscoa. De acordo com Vinícius Madeira, ele e mais nove amigos começaram a fazer o trabalho voluntário no ano passado, com doações de alimentos para os moradores de rua, mas viram uma grande necessidade das crianças, principalmente de bairros da periferia, por isso resolveram doar os chocolates. “Cada um dos amigos vai doar dez caixas de bombons, mas queremos recolher o maior número possível para distribuir, principalmente para crianças do Bairro Jardim das Pedras Preciosas, onde há uma grande carência, pois o local fica muito isolado. Preferimos as caixas de bombons para não haver desigualdade”, destaca, Madeira.
Outros voluntários também estão se movimentando, como os do Projeto Cristo Ajuda, que quer fazer kits de chocolate para 140 crianças do Instituto Maria e para 150 adultos e crianças com deficiência mental do Instituto Médico Psicopedagógico Imepp). Enquanto que o Shopping Jardim Norte, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, realiza a Campanha de Páscoa para arrecadar chocolates para as crianças e os adolescentes do Instituto Bruno, que presta atendimento clínico e assistência a pessoas surdocegas e com múltiplas deficiências devido à paralisia cerebral, e do Agente do Amanhã, da Secretaria de Desenvolvimento Social, que assiste a 120 crianças e adolescentes. A ação faz parte do Projeto Bem Comum, da Secretaria de Comunicação Social da PJF. A campanha segue até o dia 5 de abril.