Professora ‘apresenta’ jornal impresso para pequenos leitores

Docente levou edição da Tribuna de Minas para incentivar leitura de alunos de 4 e 5 anos que perguntaram o que é um jornal


Por Tribuna

01/03/2023 às 17h27

Crianças se debruçam sobre edição da Tribuna de Minas levada para a sala de aula pela professora (Foto: Fabrícia Nocelli)

Foi se aventurando pelas palavras e desbravando histórias por meio do processo de alfabetização que os alunos do segundo período do Colégio Conexão Jardim Glória puderam conhecer o jornal impresso. A professora da turminha, Fabrícia Nocelli, conta que o interesse surgiu a partir dos próprios alunos, que ficaram intrigados com a imagem de um jornal em uma das atividades e perguntaram o que era.

Ela enxergou neste momento uma oportunidade para incentivar a leitura, processo crucial durante o letramento. Para sanar a curiosidade dos alunos e despertar neles a vontade da leitura, a professora levou uma edição impressa da Tribuna de Minas para a escola e leu as manchetes os curiosos alunos.

PUBLICIDADE

Mas, afinal, o que é um jornal? Para os pequenos futuros leitores da Tribuna, de 4 e 5 anos, é o “papel que passa na televisão” – frase dita por um dos alunos. Agora, já familiarizados, eles estão cuidando do jornal assim como se cuida de livros, observou a professora.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.