OMS na Europa diz que ‘fase de emergência’ da pandemia pode terminar este ano

Organização considera muito provável a emergência de novas variantes, mas disse que os governos devem conseguir evitar a imposição de medidas restritivas duras


Por Agência Estado

24/01/2022 às 10h47

O braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa expressou confiança, nesta segunda-feira (24), de que a variante Ômicron do coronavírus pode levar ao fim da “fase de emergência” da crise sanitária, embora seja mais transmissível que cepas anteriores.

“A pandemia está longe de terminar, mas espero que possamos encerrar a fase de emergência em 2022 e abordar outras ameaças à saúde que exigem nossa atenção urgentemente”, afirmou o diretor da OMS para o continente europeu, Hans Henri P. Kluge.

PUBLICIDADE

Segundo a nota, a Ômicron respondeu por 31,8% de novos casos de covid-19 na região na última semana, um avanço em relação aos 15% do período anterior. “Embora a Ômicron pareça causar doenças muito menos graves que a Delta, ainda estamos vendo um rápido aumento nas hospitalizações, devido ao grande número de infecções”, explica.

Kluge acrescentou que considera muito provável a emergência de novas variantes, mas disse que os governos devem conseguir evitar a imposição de medidas restritivas duras. “Acredito que uma nova onda poderia não mais exigir o retorno ao lockdown da era pandêmica em toda a população ou medidas semelhantes”, destacou.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.