Morre a jornalista Glória Maria
Informação foi confirmada pela Globo News na manhã desta quinta-feira
A jornalista Glória Maria morreu, aos 73 anos, nesta quinta-feira (2), no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de janeiro. Ela foi conhecida por participar de diversas reportagens marcantes da Rede Globo. tendo visitado mais de 100 países durante suas matérias e apresentado para o público diversas culturas. Gloria Maria lutava contra um tumor no cérebro e, e de acordo com comunicado da emissora, a nova fase do tratamento para combater as metástases deixou de fazer efeito nos últimos dias.
Ela foi a primeira repórter a entrar ao vivo em uma reportagem. Mais tarde, também foi a primeira, ao lado do repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues, a participar de uma transmissão em HD na televisão brasileira. É lembrada frequentemente por ser a primeira repórter negra da televisão, sendo exemplo para diversas meninas e mulheres que entraram no jornalismo.Esses são alguns dos motivos que fazem com que, hoje, ela seja lembrada como pioneira na área.
Também participou do Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio. A partir de 1986, passou a integrar a equipe do Fantástico, onde ficou até 2007. Após dez anos participando do programa, ela tirou dois anos de licença. Nesse período, se dedicou a projetos voluntários e viajou para mais países, e também nesse período adotou suas duas filhas, Maria e Laura.
Ao retornar para a Globo, em 2010, foi para a equipe do Globo Repórter, onde colaborou com reportagens especiais até a data de sua morte.
Em março do ano passado, Glória Maria esteve no Roda Viva e falou sobre o tumor no cérebro que havia descoberto, também comentando sobre o tratamento que estava fazendo. Em 5 de janeiro de 2023, ela voltou a ser internada para dar continuidade aos cuidados.
Jornalista Glória Maria lutava contra câncer
Em 2019, a jornalista foi diagnosticada com câncer de pulmão, que foi tratado com imunoterapia. Posteriormente, ela também descobriu uma metástase no cérebro, que estava sendo tratada com cirurgia e novos tratamentos.
Em meados de 2022, esses tratamentos não estavam apresentando os resultados desejados e, em dezembro do mesmo ano, ela se afastou da Globo.
Personalidades repercutem morte da jornalista Glória Maria
Através das redes sociais, diversas personalidades do jornalismo, política e classe artística lamentaram a morte de Glória Maria. Confira algumas repercussões:
Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras.
— Lula (@LulaOficial) February 2, 2023
Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência. pic.twitter.com/8X4lOXsCb2
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 2, 2023
Que tristeza a primeira notícia do dia ser a morte da jornalista Glória Maria. Que Deus em sua infinita bondade a receba e conforte os corações de familiares e amigos.
O conteúdo continua após o anúncio— André Janones (@AndreJanonesAdv) February 2, 2023
É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 2, 2023
Que manhã mais triste! Glória Maria foi uma inspiração para várias gerações de jornalistas. Ela é a própria história do telejornalismo. Negra e mulher, foi pioneira em tudo. Lembro com muito carinho das nossas conversas nos corredores da Globo. 😢https://t.co/hsu5iXZkjc
— Gerson Camarotti (@gcamarotti) February 2, 2023