Aplicativo Be Real conquista jovens usuários ao exigir realidade

A rede social, lançada em 2020, começou a ser mais utilizada este ano; grande diferencial é o ‘post’ uma vez ao dia, sem edições


Por Letícia Lapa, estagiária sob supervisão da editora Fabíola Costa

06/11/2022 às 07h00- Atualizada 14/11/2022 às 12h23

Prints? O Be Real denuncia que alguém capturou a foto (Foto: Gabriel Magacho)

As redes sociais são uma forma de conversar com amigos, postar fotos de momentos especiais, ficar informado sobre acontecimentos e divulgar um negócio, entre outras inúmeras possibilidades. Em maio de 2020 foi lançado o Be Real, que possui o slogan “seus amigos de verdade” (Your Friends for Real), e tem o objetivo de deixar a rede social mais próxima da realidade. Diariamente, os usuários recebem uma notificação para postarem uma foto em dois minutos.

Sem edição ou tempo de preparo, mundialmente, 53 milhões de pessoas, segundo pesquisa da Sensor Tower deste ano, precisam compartilhar o que estão fazendo naquele momento, do contrário, não poderão ver a foto dos seus amigos. Também é possível postar a foto com atraso, mas o aplicativo também mostra que o usuário perdeu o prazo. Prints? O Be Real denuncia que alguém capturou a foto.

PUBLICIDADE

O aplicativo é fácil de se utilizar, ainda não possui anúncio e funciona apenas com foto, comentário e reação. Um diferencial é a possibilidade de personalizar a reação, inserindo uma foto sua sorrindo, chorando e surpreso. Além disso, o Be Real conta com duas abas, a dos “meus amigos”, que você pode achar pelos contatos ou compartilhando o link, e a do “discovery”, em que é possível ver a foto de outros usuários ao redor do mundo, caso seja permitido por eles.

Com pouco mais de 50 amigos no Be Real, Ana Clara Costa, estudante de Biologia na Universidade Federal de Viçosa, conta que descobriu o aplicativo através de comentários de amigos no Twitter. Ela ficou curiosa e decidiu baixá-lo também. A jovem de 19 anos explica que, por morar longe de sua cidade natal, o Be Real ajuda a estreitar o contato com os amigos. “Com o aplicativo, você vê o que a pessoa está fazendo naquele momento, sentindo-se como se estivesse com ela. É uma rede social mais real do que o Instagram. Você consegue ver mais o dia a dia real das pessoas.”

Utilizar o aplicativo por causa dos amigos é uma das grandes razões para as pessoas baixarem o Be Real. “Como sou uma pessoa curiosa, quero ver os “be reals” das outras pessoas, acompanhar o que elas estão fazendo, qual a novidade e onde estão. É uma forma de conexão”, comenta a estudante de Jornalismo da UFJF, Ana Júlia Bellini, 20. Com 68 amigos, Ana Júlia comenta que, nos dias em que não se sente bem para postar ela não o faz, por isso fica algo leve e divertido, não sendo uma obrigação.

O Be Real está disponível para para celulares Android e iPhone (iOS).

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.