Cinco lugares para comer um bolinho

Entre padarias, cafés e bistrôs, conheça estabelecimentos para se deleitar com uma fatia adocicada (ou mais)


Por Júlia Pessôa

29/03/2019 às 07h00

A mineiridade tem uma série de expressões, hábitos e sabores. Nesta linha, um “bolim” – de preferência com “cafezim” – aparece como um costume muito apreciado e cultuado aqui pelas nossas bandas, seja em um programa para jogar conversa fora com pessoas queridas ou no conforto de casa. Para os fãs da massa macia adocicada, seja ela simples, fofinha e saborosa ou com coberturas e recheios mil, listamos cinco lugares em que se pode desfrutar de uma boa fatia de bolo em Juiz de Fora. (É claro que muitos outros poderiam estar nessa lista, mas optamos por destacar as novidades). O desafio, no caso, vai ser comer uma fatia só. Confira.

 

PUBLICIDADE

Café São Mateus

O Café São Mateus está bem ali no coração do bairro, onde por décadas funcionou a Sorveteria Sobel. Além de o espaço ter ficado um charme, superconchegante, como o nome antecipa, é ideal para bater a tabelinha que mencionamos acima, o café com bolinho. Entre as opções, tem os tradicionais como o de cenoura com cobertura de chocolate, tortas mais elaboradas como a alemã ou holandesa e delícias como o clássico bolo indiano da foto, feito com especiarias e – como dá para ver – generoso na cobertura e no recheio. Os cafés são outro destaque, com várias receitas, todas preparadas com grãos especiais, em preparos tradicionais como espresso e cappuccino, entre vários outros.

Rua Manoel Bernardino 9, São Mateus

 

Cakeway

Somos tão antenadinhos que a Cakeway nem abriu, e a gente já está por dentro do que vai rolar. A dinâmica da loja foi feita para você se deixar levar pela imaginação e o paladar. Primeiro você escolhe uma massa entre os sabores: baunilha, cenoura, chocolate e Red Velvet. Depois, é partir para os recheios, com opções como chocolate, morango, paçoca, coco, ovomaltine, chocolate meio-amargo e outros. O próximo passo é a cobertura, com as mesmas opções dos recheios, e com textura bem ‘brigadeiruda’. Ainda dá para escolher os toppings: coisas como granulado, gotinhas de chocolate, bombons variados e outras delícias para salpicar sobre a cobertura. Nos bolos grandes, sem serem fatiados, ainda dá para escolher um acabamento, como a cerquinha de chocolates para dar aquele ‘tchan’. A casa também tem bolos de pote e fatias, o que inclui brownies e naked cakes. A inauguração será no dia 3 (quarta-feira), pode marcar na agenda.

Rua Manoel Bernardino 1, São Mateus
98448-6235

 

Crisálida Café

Além da culinária completamente livre de produtos de origem animal, a Crisálida tem como compromisso propagar o veganismo em seu conceito amplo, e por isso é um estabelecimento sustentável da origem ao descarte. Só isso já seria um grande feito, mas basta olhar a vitrine de doces (a foto é uma pequena amostra) para querer correr para conhecer a casa. Os sabores são supervariados, tem bolo de chocolate com recheio de doce de leite, cobertura de chantilly e paçoca; um geladinho com recheio de brigadeiro, creme de baunilha e morangos; integral de banana; o clássico de cenoura com cobertura de chocolate; brownie; floresta negra e muitas outras opções. Tudo absolutamente vegano – como todo o cardápio. Além disso, a casa tem delicadezas da confeitaria contemporânea, como tarteletes e ballerines (que são minibolinhos individuais).

Av. Barão do Rio Branco 2167/ Loja 107, Centro
99161-1521

 

O conteúdo continua após o anúncio

Regaliz

A Regaliz fica numa casinha delícia na Rua Delfim Moreira, que ainda preserva algumas delas na cidade. Com jeitinho de casa da gente e uma decoração superdescolada, a confeitaria é especializada não só em bolos, mas também em cafés, pães, chás, sucos e doces em geral. O mais legal dos bolos – além do sabor incontestável e o deleite aos olhos, porque eles são lindos! – é que são também carregados de referências afetivas. O “bolo Vó”, por exemplo, é um bolo de chocolate simples, feito na forma com furo no meio, sem recheio, mas generosíssimo na cobertura. Bem do jeitinho que nossas avós (ou quem cozinha na família) têm o hábito de fazer para agradar. Já o bolo de frutas vermelhas faz referência ao bolo de aniversário da infância da confeiteira da casa, que sempre levava massa branca com doce de leite, morangos e merengue. Na versão repaginada da Regaliz, o doce virou brigadeiro de laranja, e o morango virou geleia de frutas vermelhas, e você pode degustar um pedacinho dessa memória querida na simpática confeitaria.

Rua Delfim Moreira 126, Granbery
9165-6533

 

Tostado Café e Gastronomia

Situado no Cascatinha, o Tostado é um daqueles espaços que dá pra frequentar a qualquer hora do dia, do café da manhã ao happy hour. Para degustar uma fatiazinha de bolo (ou mais), nossa dica é escolher uma mesa no deque e se deliciar entre as opções, que vão do bolo de chocolate com opções variadas de cobertura e recheio; tortinhas que não são beeeeem bolo, mas cumprem a função, como cheesecake de frutas vermelhas e bolinhos “menos é mais”, como o tradicional de cenoura com brigadeiro. Ah, a casa também tem uma peculiaridade, a “pizza” de brownie, em que ele tem várias fatias, cada uma com uma cobertura diferente: nozes, churros, Nutella, Leite Ninho, brigadeiro, entre outras.

Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho 22, Cascatinha
3026-5025

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.