Cinco tatuadores de diferentes vertentes estéticas

Conheça profissionais que atuam com tattoos de traços delicados, pontilhismo até grandes desenhos que fecham braços e pernas


Por Júlia Pessôa

27/09/2019 às 06h59

Faz pouco tempo que as tatuagens deixaram de ser estigmatizadas. Segundo a pesquisadora Silvana Jeha, autora do livro “Uma história da tatuagem no Brasil”, as peles “rabiscadas” – como a juventude diz – eram, no Brasil e em diversos países, ligadas a grupos marginalizados até a década de 1980. Ao fazer um resgate histórico das tatuagens no país, Silvana relatou que, até este período, meados dos anos 1980, não há registros sistematizados de pessoas tatuadas fora dos arquivos médicos e policiais – presídios, manicômios e institutos médico-legais. De uns tempos para cá, as tatuagens vêm sendo cada vez mais concebidas como arte que se faz na pele, e há tatuadores e tatuadoras cada vez mais especializados em linhas estéticas particulares. Em Juiz de Fora, há uma grande diversidade de profissionais atuando neste segmento, com diversas opções para quem pensa em ressignificar o corpo por meio das tattoos. Conheça o trabalho de cinco artistas da cidade que trabalham em variadas pegadas estéticas.

Bea Toledo

PUBLICIDADE

A Bea tem um trabalho minucioso e muito versátil, indo de pequenas tatuagens com traço delicadíssimo – este, uma marca registrada de seu trabalho – a desenhos com um traço mais espesso, normalmente a pedido de clientes. As tatuagens originais desenvolvidas pela artista são extremamente criativas, frequentemente trazendo imagens femininas, flores (cada uma mais linda que a outra), bichinhos estilizados, objetos variadíssimos e várias releituras poéticas de imagens do cotidiano. O Instagram da tatuadora é um excelente portfólio para entender a estética de seu trabalho e ainda conferir desenhos prontos disponíveis para quem se identificar com eles.

Instagram: @beatttoledo
Orçamentos: 99924-9853

Breno Bitarello

Tatuador e pesquisador da tatuagem, Breno Graduado é formado em Artes e Design pela UFJF, mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ao longo de sua formação acadêmica e no exercício de seu trabalho em estúdio, Breno pesquisou relações entre arte e tatuagem, e processos de linguagem com ênfase na tatuagem como processo. Uma de suas especialidade são as biotatuagens, imagens abstratas escolhidas pelo tatuador e adaptadas para se adequarem a uma dada região do corpo. São tattoos concebidas de modo a incorporar variáveis e modificações em suas estruturas durante o processo. Apesar de realizar outros trabalhos como tatuador, seu foco de atuação são grandes tatuagens, como as de fechamento de braços, pernas, dorso e costas. Seus desenhos são extremamente detalhados e empregam uma grande variedade de técnicas.

Instagram: @brenobitarelloart
Orçamentos: 991842966

Lígia Castro

Lígia também é multifacetada, trabalhando com traços e temáticas supervariadas. Um dos destaques do seu trabalho é a criação de desenhos a partir de fotos de pessoas e animais, em releituras de imagens que não buscam necessariamente uma estética realista, mas uma referência artística criativa e de extremo bom gosto baseada no original. Seus desenhos originais exploram muito o universo feminino, mesclando imagens de mulheres com a Lua, planetas, flores e outros temas, sempre numa perspectiva de respeitar a diversidade dos corpos. Apesar de a maioria de seus trabalhos serem em preto e branco – com técnicas como sombreamento e pontilhismo aplicadas com esmero -, as tatuagens coloridas também são feitas com atenção a cada pormenor, seja em um simples ponto de cor ou em tatuagens detalhadíssimas.

Instagram: @ligiacastrotattoo
Telefone: 99173-2080

Nayhara Pacheco

O conteúdo continua após o anúncio

As flores são elementos recorrentes nas criações de Nayhara, sejam elas a atração principal dos desenhos ou coadjuvantes, promovendo uma releitura de rostos, objetos e animais que se mesclam a elas. A maioria esmagadora dos trabalhos de Nayhara é em preto e branco, com a combinação esmerada de técnicas como sombreamento e pontilhismo a seu traço, ora delicado, ora mais espesso, mas sempre certeiro. Desenhos vintage inspirados em mulheres dos anos 1920 e 1930 também são uma estética frequente no trabalho autoral de Nayhara, bem como animais variados e insetos – sobretudo os alados.

Instagram: @nayharapacheco.tt

Xurume Tattoo

A estética do tatuador André “Xurume” tem uma inspiração muito clara e presente em praticamente todos os seus trabalhos, as culturas das sociedades nativas das Américas. Os desenhos trazem diversos aspectos relativos aos povos indígenas, desde sua arte até sua cosmologia. Em suas criações, há grafismos geométricos, elementos da fauna e flora americana, além de mitos e motivos de pintura corporal, inclusive criações inspiradas em diversos povos nativos brasileiros. Apesar de ter uma linha de atuação e uma filosofia de trabalho bem definida, o artista também dá abertura para mesclar suas referências com objetos de interesse dos clientes.

Instagram: @xurumetattoo
Telefone: 98843-4390

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.