5 dicas para fazer um spa em casa

Relaxe e cuide de si mesmo com as sugestões da terapeuta holística Raisa Chapinotti


Por Tribuna

17/07/2020 às 07h00

Quando se passa muito tempo em isolamento social, algumas pessoas podem abdicar da saúde e da beleza. Uma sessão de spa, porém, pode ser uma boa oportunidade de buscar o bem-estar mental, autoestima e cuidado consigo mesmo. Segundo a terapeuta holística Raisa Chapinotti, em meio a tantas mudanças, é possível que aconteça estresse, má circulação sanguínea, dores, tensões e uma pele ressecada e desidratada. A convite da Tribuna, a profissional dá cinco dicas para fazer um spa em casa e relaxar!

Fotos Divulgação/L’essence

PUBLICIDADE

Prepare o ambiente

Foto: Divulgação/L’essence

Crie um ambiente propício ao relaxamento com iluminação mais amena, com vela e abajur. Você também pode utilizar aromatizadores de ambientes, incensos ou velas aromáticas da sua preferência espalhados pela casa. Selecione suas músicas favoritas, dando preferência a sons mais tranquilos ou sons da natureza. Desligar o celular faz parte do processo de se desconectar do mundo externo e dos problemas da vida e do trabalho, enquanto você cuida do seu corpo e da sua mente. Esteja em contato apenas com você! Esse momento é só seu!

Escalda-pés

Foto: Divulgação/L’essence

O escalda-pés relaxa e restabelece o equilíbrio físico e emocional. Faça uma infusão de ervas, pode ser alecrim, lavanda, camomila, capim-limão. Cada planta tem uma propriedade, e é possível usar mais de uma. Misture na panela e aqueça até que as ervas soltem suas propriedades na água, sem ferver. Assim que estiver morno, adicione tudo numa bacia e pingue gotinhas de algum óleo essencial, como eucalipto ou lavanda, e adicione uma colher de sopa de sal grosso. Mergulhe os pés e desfrute. Deixe os produtos agirem a seu favor por pelo menos 20 minutos. Durante este tempo, você pode tomar um chá, outra bebida da sua preferência ou simplesmente desconectar sua mente e se entregar ao relaxamento.

Cuidado com a face

Foto: Divulgação/L’essence

Seguem duas receitas bem caseiras e eficientes. Primeiro aplique a máscara esfoliante, que auxilia na renovação da pele, eliminando as células mortas e as impurezas, liberando os poros e melhorando a respiração da pele. Em seguida, aplique a máscara hidratante, com potencial de recuperar a vitalidade do rosto, hidratar, promover uma ação antienvelhecimento e melhorar a luminosidade da pele. Esse processo pode ser feito no máximo uma vez por semana.

Máscara esfoliante
2 colheres de mel
2 colheres de açúcar mascavo
1 colher de aveia em flocos finos
Misture todos os ingredientes até formar uma pasta e aplique em seu rosto fazendo movimentos circulares e suaves. Espere por 10 minutos e remova delicadamente com água morna.

Máscara hidratante: Argila branca
Misture 1 colher de sopa de argila com um pouco de água mineral até formar uma pasta, espalhe em toda a superfície do seu rosto e deixe agir por 15min. Depois remova com água fria.

Automassagem

Foto: Divulgação/L’essence

Na hora do banho, procure manter a água do chuveiro em temperatura corporal (35ºC). Essa água quentinha tem grande potencial terapêutico e ajuda a liberar do corpo as emoções e tensões indesejadas. A automassagem pode proporcionar uma harmonização do corpo através do toque. Inicie a massagem no couro cabeludo com movimentos circulares curtos, estendendo a massagem para a testa, para trás das orelhas, para a nuca e pescoço. Faça uma oleação em todo o seu corpo, massageando toda a superfície da pele, evitando apenas o rosto. Os óleos de base vegetal e prensados a frio têm o potencial de nutrir a pele e prevenir o envelhecimento. O calor gerado através dos movimentos faz o fluxo sanguíneo mover-se, aliviando a tensão e diminuindo a dor e o estresse. Deixe as propriedades do óleo serem absorvidas pela sua pele por alguns minutos e enxágue.

O conteúdo continua após o anúncio

Meditação

Foto: Divulgação/L’essence

Para finalizar, reserve mais alguns minutos do seu dia para meditar, sentando-se com postura ereta, de olhos fechados e concentrada na própria respiração. Inspire e expire profundamente, repetidas vezes, até ficar com a sensação de calma no peito, liberando a sua mente de quaisquer pensamentos, permitindo que eles venham e vão, mas sem se apegar. A meditação reduz o estresse, controla a ansiedade, melhora a autoestima, promove o autoconhecimento e aumenta o nosso foco e produtividade.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.