5 programas para as férias escolares em JF
Com sol ou chuva, saiba o que fazer com as crianças na cidade nos dias de folga
O tempo em Juiz de Fora nem sempre ajuda, mas no período em que a criançada está de férias, é sempre bacana ter opções de lazer fora de casa, pequenos passeios na cidade em que habitam diariamente, ver um pouquinho o mundo além das telas. Com a chuva (ou mesmo com sol em excesso), nem sempre dá para optar por programas que envolvam levar a meninada para se divertir ao ar livre, mas nem por isso falta o que fazer para se divertir. Separamos cinco rolês no esquema “faça-sol-ou-fala-chuva” para você se divertir com a galerinha em folgas escolares bem aqui em Juiz de Fora. (Outra dica é que ainda estamos em temporada de colônias de férias, até já fizemos um roteiro indicando algumas, vale a pena pesquisar, tem várias opções de espaços, atividades e preços). Confira:
Jardim Botânico
O Jardim Botânico da UFJF é um grande pedaço de Mata Atlântica em Juiz de Fora, em que visitantes podem ter contato com mais de 400 espécies nativas e compreender seus usos, suas relações ecológicas e dimensões culturais. A visitação é gratuita e aberta ao público, sempre de terça a sexta, das 8h às 17h, e domingo, das 9h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h. Você pode passear no “freestyle”, explorando as paisagens e outros espaços de acordo com a sua vontade, guiado por monitores que ajudam no percurso que você quiser. Também é uma boa seguir os roteiros temáticos propostos pelo Jardim Botânico, organizados em torno de pontos relacionados ao tema.
São quatro: o de grandes grupos vegetais, que busca apresentar e analisar a diversidade do jardim; o de diversidade vegetal e etnobotânica, que explora os saberes populares associados a estes recursos; o de processos e relações ecológicas, que tem foco nas relações entre as espécies, revelando processos como o mutualismo, o parasitismo e a competição; o de socioambientalismo, que tem foco crítico nas questões históricas, políticas e econômicas da relação entre sociedade e natureza; e o de mitos, heroínas e heróis brasileiros, que visa resgatar e valorizar a cultura nacional e debater temas como feminismo, racismo e etnocídio. Como medida de preservação e conservação do Jardim Botânico, o limite de presença simultânea é de 300 pessoas, isto é, quando esta marca for atingida, é preciso esperar que algumas pessoas saiam para que outras possam entrar. Não há restrição de tempo de permanência.
Rua Coronel Almeida Novais 246, Santa Terezinha
Museu Mariano Procópio
Embora o Museu Mariano Procópio, o segundo maior acervo imperial do Brasil, esteja fechado como um todo para reformas, a Villa Ferreira Lage foi reaberta em janeiro para visitas guiadas após restauro. As visitas são realizadas de terça a sexta-feira, e, atualmente, o foco é visualizar o que foi feito nos trabalhos de restauro do espaço, as características do decorativismo e a arquitetura do prédio. Além disso, a sala de música e a de conversa estão com mobília, para que os visitantes possam ter a dimensão do funcionamento de alguns ambientes da casa. São 15 senhas para cada horário de visitação às 10h30 e às 15h. As equipes do museu orientam para que as pessoas cheguem com antecedência por conta da alta procura neste período de férias. Boa pedida para a geração que não conhece a Villa e para a que pode revê-la. Além disso, o parque do museu é sempre uma excelente opção de rolê para uma caminhada ou talvez até um piquenique.
Rua Mariano Procópio 1100, Mariano Procópio
UFJF
A Praça Cívica da UFJF possui espaço para praticar esportes, descansar à sombra, fazer piquenique, brincar, se exercitar, isso sem falar na “pista” de corrida e caminhada e na ciclovia. É um passeio para todas as idades e mesmo para levar os pets para gastar energia quando o tempo está bom. Mas, se chover, ali pertinho tem o Centro de Ciências da universidade, que além de abrigar o planetário e o observatório da instituição (que precisam de agendamento prévio on-line para visitação), tem programação especial para as férias escolares. Até o dia 2 de fevereiro, todas as exposições e atrações estarão abertas: “Tabela periódica interativa”, “Aprenda brincando”, “A célula ao alcance da mão”, Laboratório de ciências e educação matemática, Espaço interativo do Museu de Malacologia e o Museu de arqueologia e etnologia americana, planetário e observatório astronômico). Além dessas exposições, o espaço promoverá cinco oficinas de ciências, sempre de terça a sábado, das 15h às 16h. Nas terças, o tema é “Matemática e arte”; nas quartas, “Física sem mistério”; quintas, “Luzes”; sextas, “Biologia em ação” e; aos sábados “Na pegada da ciência: uma gincana científica”.
Campus universitário, Martelos
Praça CEU
Um tesouro na Zona Norte, a Praça CEU é um rolê garantido para a criançada. Tanto é que a colônia de férias que vai de 20 a 24 de janeiro teve as vagas esgotadas no segundo dia de inscrições (e a lista de espera esgotou logo depois!). Mas para quem moscou no prazo, a praça tem inúmeros atrativos: parque infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada, sala de leitura, tênis de mesa, pista de skate, espaço para piquenique, quadra de areia e quadra poliesportiva. Em janeiro, rola também o CineCEU, que já exibiu “O Rei Leão” e exibirá “A Família Addams” (no dia 19, às 16h30) e “O parque dos sonhos” (dia 26, às 16h30). Programe-se!
Avenida Juscelino Kubitschek 5.899, Benfica
Shoppings
Em época de férias e com chuva, muitas famílias optam por um rolê no shopping com a criançada, que só com o combo praça de alimentação + olhadinha nas vitrines já configura um passeio. Para começar, a programação dos cinemas sempre tem algo voltado para a galerinha. Outra coisa: um rolê nas livrarias é sempre uma boa oportunidade para despertar o interesse dos meninos e meninas pela leitura. Por fim, os shoppings sempre fazem programações especialmente voltadas para o público infantil neste período. No Shopping Santa Cruz, rola colônia de férias com atividades variadas e monitoradas diariamente. No Shopping Jardim Norte, a atração é o Monster Race, um grande circuito inflável de brinquedos radicais, com escaladas, escorregadores, floresta de bolas gigantes e labirintos. Já no Independência Shopping, a diversão fica por conta do Mundos dos Blocos, que nesta edição tem o tema “Fundo do mar”, com peças gigantes, mergulho no mar de bolinhas, área criativa de customização, gangorra de polvo, navio escorregador, labirinto do tesouro, área baby na prainha e muito mais.
Independência Shopping
Avenida Presidente Itamar Franco 3600, Cascatinha
Santa Cruz Shopping
Rua Jarbas de Lery Santos1655 Centro
Shopping Jardim Norte
Avenida Brasil 6345, Mariano Procópio, Juiz de Fora – MG, 36080-060
Bônus: Circuito de Férias da Funalfa
Atrações culturais variadas e gratuitas nas férias? Sim! O Circuito de Férias da Funalfa terá, durante janeiro, diversas atrações, para idades também variadas. O CineCEU, indicado acima, bem como a colônia hypada da praça, fazem parte dele, mas diversos outros espaços da Prefeitura estão na programação. No Centro Cultural Dnar Rocha, ainda há vagas para a galera de 6 a 14 anos na colônia de férias, em duas turmas: 20 a 24 e 27 a 31 de janeiro. As inscrições devem ser feitas na secretaria da unidade. No Museu Ferroviário, haverá duas semanas de exibição de filmes, com foco na criançada, além de visitas mediadas. Já no CCBM , o público poderá conferir mostras de arte e participar de visitas orientadas. Além disso, durante todas as quartas de janeiro haverá visitas mediadas ao setor infantojuvenil da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, que tem mais de 8.500 publicações entre livros e quadrinhos.