5 lugares em que você encontra souvenirs que remetem à cidade


Por Júlia Pessôa

16/06/2017 às 07h00

Que atire a primeira pedra quem nunca presenteou ou foi presenteado com um souvenir que remete a uma cidade, uma atração turística ou até de um país. Há quem torça o nariz para o hábito, quem ache as lembrancinhas cafonas, mas, verdade seja dita, é uma delícia ser lembrado e lembrar-se de alguém quando se está em algum lugar, e eternizar esta memória em um pequeno mimo. Juiz de Fora também tem seus bibelôs: caixinhas, latas, canecas, panos de prato, joias e diversos outros produtos artesanais carregam um pouco da cidade em si. Separamos uma listinha com cinco lugares de diferentes perfis em que você encontra opções para presentear ou guardar como memória afetiva de JF.

 

PUBLICIDADE

Feirinha de artesanato do Parque Halfeld

Superpopular, a feirinha tem artigos de todo jeito com o nome de Juiz de Fora: caixinhas, chaveiros, plaquinhas, miniaturas e tudo que é tipo de bibelô e utensílio que se possa imaginar. Também nela, é possível encontrar artigos mais simples, porém de grande utilidade cotidiana, como panos de prato, estojos, jogos americanos, puxa-sacos e outros itens típicos de artesanato com menção à cidade e suas paisagens.

Parque Halfeld, segundas, terças e quartas pela manhã

Pedra Bonita Café


Não bastasse a clara referência a Minas Gerais com o cheirinho de café que toma a loja, no Pedra Bonita dá para encontrar várias miudezas que fazem referência à mineiridade e a Juiz de Fora, como canequinhas de porcelana e esmaltadas e ímãs de geladeiras com mapas, ladrilhos e até imagens de Santo Antônio, padroeiro da cidade e casamenteiro nas horas vagas.

Av. Barão do Rio Branco 2991, Granbery
3083-0266

Planet Music

Na Planet, uma coleção de broches, canecas e porta-copos assinados pelo artista gráfico Jorge Arbach faz referência à cidade não apenas por trazer imagens dela, mas também por carregar o traço de um dos grandes nomes da arte local (embora Jorge seja de Volta Redonda, é radicado em Juiz de Fora há décadas). As peças trazem ilustrações diversas de Jorge, e uma das coleções de canecas reproduz a fachada de diversos edifícios de Juiz de Fora, como o antigo prédio da Pantaleoni Arcuri e o Cine-Theatro Central.

Rua Moraes e Castro 218, Alto dos Passos
3213-9964

Presentes personalizados

Latinhas, além de darem um “tchan” na decoração, são sempre um utensílio bom de se ter à mão, para guardar anotações, contas, bugigangas mil e até temperinhos de cozinha. Na Presentes Personalizados, que fica bem no Centrão, na Galeria dos Previdenciários (a que abriga o PAM Marechal), é possível encontrá-las em vários formatos e tamanhos, trazendo imagens de diferentes pontos da cidade: do Calçadão ao CCBM, do Parque Halfeld ao Museu Mariano Procópio. Na lojinha da Sueli, estes mesmos lugares inspiram outros mimos, alguns tradicionais como calendários, azulejinhos de decoração e canecas, outros mais diferentões como squeezes e toalhinhas (bom kit para academia!).

Galeria dos Previdenciários 14, Centro Juiz de Fora
3215-0442

O conteúdo continua após o anúncio

 

Projeto Memórias JF


Um dos lugares mais queridos e um dos principais marcos culturais de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio, pode ser eternizado na sua casa ou na de alguém que você queira presentear. A segunda coleção de peças artesanais do projeto Memórias JF faz referência ao acervo, à arquitetura e ao parque do museu em peças artesanais variadas como ecojoias, ímãs, quadros, mosaicos, canecas, caixas e porta-joias. A coleção foi desenvolvida pelas artesãs Josy Amaral, Eliane Rocha, Semea Kenil, Maria Cristina, Helgan Noly e Letícia Amorim e tem objetos produzidos a partir do reaproveitamento de materiais. Por enquanto, os produtos podem ser encomendados pela página da iniciativa no Facebook.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.