Cinco programas para curtir o feriado em Juiz de Fora
Confira atrações variadas, com shows, teatro, festivais, gastronomia, eventos gratuitos e pagos
Não dá para insistir no papo de que “Juiz de Fora tem nada para se fazer”. Cada vez mais, os produtores artísticos, a cena gastronômica e a galera que faz cultura na raça tem promovido eventos interessantes e frequentes na cidade, então sempre tem algo de bom para se fazer. O feriadão da República é um ótimo exemplo disso. Começa pelo o Pólen – Movimento de Intercâmbio Cultural, iniciativa da Funalfa, que segue no fim de semana, com uma programação extensa, gratuita e diversificada, para todos os públicos mesmo. (Vai até passar o comentadíssimo “Bacurau”, de Kleber Mendonça, de graça!). Além do Pólen, há várias outras atrações para aproveitar a folga prolongada, com teatro, gastronomia, programação ao ar livre, enfim, motivos suficientes para sair de casa e curtir a cidade! Confira.
A sexta-feira inteira no Centro
A sexta, feriadão, é um bom dia para sair de casa sem hora para voltar e curtir as atrações do Centro da cidade a pé. Na Biblioteca Municipal, bem cedo, às 9h, rola uma feira de literatura com bate-papo com poetas e contação de histórias até as 16h. Ali do lado no CCBM, das 10h às 16h, acontece a primeira feira de artes do espaço. Quem quiser curtir uma programação que debata e viva a diversidade pode atravessar a rua e partir para o Museu Ferroviário, onde, às 14h, o evento “Redemoinho” traz um bate- papo com a diva local Mc Xuxú e Djóasis de Mel de Sá, Natt Maat e Rafa Bebiano, da gravadora TravaBizness. Em seguida, às 16h, tem o “Represent Ball”, com batalhas de vogue, performance, realness e apresentações, imperdível para fãs de “RuPaul’s Drag Race”, “Pose” e “Paris is Burning”. Ainda à tarde, o Parque Halfeld torna-se um grande palco das artes cênicas, com a peça “O salto”, da Será O Benedito?! Cia de Teatro, Circo e Rua, às 14h, e depois, às 16h, com um encontro de artes circenses, incluindo tarde de vivências e cabaré de variedades. No Teatro Paschoal Carlos Magno, a música abre a programação, com show de TrincaFerro às 16h e sessão dupla de “Fauna”, com Quatroloscinco, às 18h e 20h30. O dia tem ainda, um momento de capacitação com oficina de prospecção em bens tombados em dois locais e horários: às 10h no Hotel Renascença e às 14h no Paço Municipal (sede da Funalfa).
Programação completa: polen.funalfa.com.br
Mercado Aberto
Ele voltou! Depois de quase dois anos de hiato, o Mercado Aberto, que abriu as portas para várias feiras multitemáticas com cultura, gastronomia, artesanato, moda, entre vários outros tipos de expositores, retorna como parte integrante do festival Pólen. Nesta edição, serão 45 expositores e ainda pick-ups do DJ Gramboy e shows de Clara Castro e Laura Januzzi, e Tatá Chama e as Inflamáveis com Banda Matilda. Com as festas de fim de ano chegando, o Mercado é uma boa pedida para encontrar presentes especiais: objetos de decoração, artigos utilitários, acessórios artesanais, peças de vestuário únicas, entre outras. Entre os expositores desta edição, estão as delícias da Oui Uai Franco-Mineirices, que mescla o melhor de Minas e da França em iguarias supercriativas; a Puddy Kids, ateliê de roupas infantis artesanais; a Madame Salga, especializada em peças plus size cheias de bossa; a Odara, com roupas artesanais e multicoloridas, entre vários outros.
Sábado, 16, das 13h às 19h
Parque Halfeld
Domingo no Campus
O Domingo no Campus é um evento inclusivo, diverso e delicioso de se viver, no belo campus da nossa universidade púbica, a UFJF, com programação completamente gratuita e aberta à comunidade. Neste domingo que encerra o feriadão, tem contação de histórias, festival de pipa, oficina de bordados, musicalização, ginástica para a terceira idade, montagem de brinquedos com material reciclável, jogos, brincadeiras e muito mais. Especialmente neste domingo, rola uma divertida caça ao tesouro, uma oficina de baseball e a capoeira Jineh (com uma atividade especial e surpresa). Vários projetos de extensão da universidade também estarão presentes durante o evento, como os Médicos do Barulho, o Programa Saúde na Escola, o Reclicle – Técnicas Sustentáveis e o Grupo de Educação de Medicina Veterinária (que presta atendimento gratuito aos pets da comunidade, sobretudo para a população de vulnerabilidade socioeconômica), entre outras iniciativas.
Domingo, 17, a partir das 9h
Campus da UFJF
Mostra Inventa Incena
Em sua terceira edição, a Mostra Inventa Incena promove o encontro da arte e da cultura em diversas linguagens, com mais de cem profissionais de artes cênicas de diferentes estados, para apresentações teatrais, de dança, cenas curtas, leituras dramatizadas, oficinas e rodas de conversa. A terceira edição tem a proposta de refletir sobre a era atual e traçar uma comunicação com o tema “Um tempo de resiliência”. Alguns espetáculos foram incluídos na programação do Pólen, mas há montagens pagas também, e uma a se destacar é o espetáculo “Pequenos excessos”, do grupo Ameaça Não Identificada, de São João del Rei. A inovadora montagem apresenta uma linguagem na qual o público será direcionado para uma experiência próxima à da visitação de um museu, enquanto lugar de memória da cena teatral no Brasil e do próprio espetáculo, aproveitando os espaços d’OAndarDeBaixo, sem fronteiras exatas entre público e cena. Os diálogos encenados pertencem em sua maioria a textos teatrais escritos e/ou encenados no período entre 1964 e 1985 e tratam da questão LGBTQIA+, como “A ópera do malandro”, de Chico Buarque de Holanda, “A mancha roxa”, de Plínio Marcos, “O patinho torto”, de Coelho Netto, “Blue jeans: Uma peça sórdida”, de Zeno Wilde e Wanderley Aguiar Bragança, “Crônica da casa assassinada”, de Lúcio Cardoso, “As três moças do sabonete”, de Herbert Daniel, e “Bondade”, de Simone Campos.
Pequenos Excessos
Dias 15 e 16 (sexta e sábado), às 20h30
Dia 17 (domingo), às 20h
OAndarDeBaixo
Rua Mal. Floriano Peixoto 37, Centro
Programação completa da mostra: facebook.com/inventaincena
JF Sabor
Todo mundo reclama que o JF Sabor passa rápido demais e que são muitos estabelecimentos para se conhecer em pouco tempo. O feriadão é uma excelente oportunidade para explorar as variadíssimas opções das mais de 30 casas participantes do festival, que vai até 30 de novembro. O tema deste ano é “Cozinha afetiva”, e os pratos dialogam com a temática, divididos em seis categorias (prato principal, sanduíches, petiscos, pizzas e massas, sobremesas e drinques). As opções incluem criações arrojadas, como um mil folhas de pupunha recheado com caponata, servido com insumos mineiros e artesanais como o queijo Serras da Ibitipoca, que chama atenção (sobretudo porque este prato, especificamente, é de um dos dois participantes de Ibitipoca, então requer – e vale! – o passeio para quem animar). O mignon aparece em medalhões, iscas, em massas e risotos, mostrando-se como um campeão da memória afetiva. Há também releituras de clássicos como o arroz com feijão, em versões mais sofisticadas, e também de sobremesas tradicionais, como Romeu e Julieta, dupla que aparece como sorvete, acompanhado de migas de goiabada. As pizzas têm sabores variadíssimos, com ingredientes como cebola caramelizada, grana padano, crocante de couve, geleia de abacaxi com pimenta e vários outros. Muitos dos petiscos dialogam com paixões nacionais irrefutáveis, como acontece com o bolinho de feijoada e a coxinha de costela. Por fim, os drinques usam bases que vão da cachaça ao gin e levam as mais diversas combinações de frutas e especiarias.
Programação completa: jfsabor.com