Seis panetones que vão deixar sua ceia com mais bossa e sabor


Por Júlia Pessôa

09/12/2016 às 07h00- Atualizada 09/12/2016 às 12h22

Chegou a época. As vitrines começaram a ganhar tons de vermelho e luzes piscantes, o Papai Noel é habitué nas lojas e shoppings, e muito em breve – para desespero de muitos – a Simone começará a entoar “Então é Natal” em looping infinito. O Natal está batendo à porta, e com ele vem uma série de delícias típicas da estação que a gente espera o ano todo. Amado por muitos e subestimado por outros, o panetone é uma das iguarias natalinas mais clássicas. Para que você tenha um Natal com tudo a que tem direito, preparamos uma listinha com seis panetones de Juiz de Fora que prometem conquistar até os paladares mais céticos.

Bom Brasileiro

bom-brasileiro
Se o papo é sobre panificação, confeitaria e outras delícias de forno, a Bom Brasileiro é referência, com produtos artesanais. Neste ano, além da receita tradicional com com frutas cristalizadas e passas, são produzidos o choconozes e o trufado de caipirinha. Todos podem ser adquiridos nas versões de 100g ou 500g e são feitos com fermento natural próprio da padaria.
Rua Braz Bernardino 97, Centro
3082-4995 /3211-2592

PUBLICIDADE

D’Atelier Maria Pipoca

maria-pipoca
Panetones cheios de criatividade. Os sabores são os convencionais, com frutas cristalizadas e o chocotone, mas a iguaria natalina pode ter cobertura de chocolate meio amargo ou branco e recheio de nozes, baba de moça ou brigadeiro. A decoração pode ser feita com as mesmas frutas secas da massa ou com pasta americana. O ateliê tem também o “naked tone”, mistura de panetone com naked cake, usando a receita do mimo natalino e a estética do bolo pelado.
Rua Barão do Retiro 1045, Marumbi
98849-6103/99118-5314

Dona Mocinha Ateliê de Confeitaria

dona-mocinha
Embora todos os produtos sejam artesanais, a estrela desta mocinha é o chocotone. Além de ter bastante chocolate diluído na massa, como é comum na receita, o recheio de ganache é fartíssimo e cremoso e, como se não bastasse, tem cobertura de chocolate ao leite, decorada com fios de chocolate branco. Achou pouco? O ateliê é superdemocrático: o cliente pode optar por panetone ou chocotone e escolher os recheios entre as opções de musse de leite em pó com creme de avelãs; creme de leite condensado com a geleia de morango da casa, brigadeiro, churros, brigadeiro com cookie, musse de limão, musse de maracujá, chocolate com pimenta e chocolate com crispy de bacon (sim, bacon!). Quero ver não gostar de panetone agora!
98455-8402

Maxi Pão

maxi-pao
Tá certo que a Maxi Pão é uma escolha batida, mas uma padaria que produz nada menos que 14 variedades de panetone não pode ficar de fora do roteiro. Além do clássico e do chocotone, a casa produz versões com muito recheio (mas muito mesmo), nos sabores trufado, nozes, “delícia de avelã” (com recheio mais pastoso, consistente), avelã (que é diferente do anterior, com recheio mais cremoso), maracujá, macadâmia, coco, chocolate com leite em pó, bombom com passas e brigadeiro. Se você não é lá muito chegado em doces, mas não quer abrir mão de um quitute tipicamente natalino, provar os panetones salgados, de tomate seco ou calabresa, pode ser uma boa pedida.
Rua Carlos Chagas 5, São Mateus
3257-3800

Panetone da Wal

panetone-da-wal

Única opção especializada no quitute natalino desta lista, na Wal pode-se optar pelo chocotone ou panetone. Nas versões recheadas, fartura é palavra de ordem. A produção é 100% artesanal, feita com ingredientes selecionados, e o cuidado com os produtos é notável até nas embalagens personalizadas e superfofas. Os recheios disponíveis são trufa, brigadeiro, creme de avelã, chocolate com coco e napolitano, e a cobertura cremosa de é de chocolate com raspas. Misturas clássicas e harmônicas, sem chance de erro.

99103-7602

Rellicário Brigaderia e Café

rellicario
Na Rellicário não tem panetone nem chocotone, aqui a invenção é original, pede-se um brigatone, híbrido entre o produto natalino e a especialidade da casa, os brigadeiros. Independentemente do sabor, o recheio destas delícias é de brigadeiro de colher, e a cobertura é de chocolate belga com confeitos. As opções das versões “tradicionais” (tanto quanto um mar de brigadeiro pode ser tradicional) são de chocolate ao leite, Ovomaltine, leite em pó, noir (feito com chocolate 70%), par perfeito (brigadeiro de leite em pó e ovomaltine) e dois amores (brigadeiro de leite em pó e chocolate ao leite). Há recheios especiais como o de creme de avelã, creme de avelã com leite em pó e leite em pó com chocolate ao leite e pedaços de chocolate Kinder. O preço é um pouco salgado, mas os ingredientes são especiais e o sabor é incomparável.

O conteúdo continua após o anúncio

Rua São Mateus 35, São Mateus
3213-5469

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.