Quatro pratos típicos dos países que disputam as quartas de final

Confira a lista, faça suas apostas e aproveite para se esbaldar nas comidinhas em clima de Copa do Mundo


Por Júlia Pessôa

06/07/2018 às 07h00- Atualizada 06/07/2018 às 08h36

Seguimos em ritmo de Copa. De olho nos próximos jogos das quartas de final, que ocorrem nesta sexta (6) e sábado (7), fizemos uma brincadeira e escolhemos um país de cada embate, pesquisamos sua gastronomia típica e indicamos, aqui em Juiz de Fora, onde encontrar as iguarias ou adaptações dela.

Uruguai – Churrasco de Parrilla

Foto: divulgação)

Na disputa entre Uruguai e França (sexta, às 11h), a ficamos na torcida de nossos hermanos latino-americanos. Um dos pratos típicos do Uruguai é o churrasco de parrilla, que é um sistema de grelhas móveis usado no preparo de carnes e acompanhamentos como pimentões, tomates, cenoura, entre outros. Em Juiz de Fora, o Bullcana’s Grill & Beer prepara diversos cortes aos moldes de nossos vizinhos, já que a técnica também é tradicional na Argentina, pero esta – para a alegria de muitos brasileiros – já deixou a Copa.

PUBLICIDADE

Nossa sugestão é o baby beef da casa, mas há opções como picanha, costela suína, chorizo e muitas outras, além de hambúrgueres também preparados na grelha. Vale ficar de olho no Facebook do estabelecimento (facebook.com/BullcanasGrillBeer), pois o double de chope artesanal costuma rolar toda semana.

Bullcana’s Grill & Beer
Rua Dom Viçoso 81, Alto dos Passos
99925-5598

Brasil – Feijoada

(Foto: Divulgação)

Nem precisa dizer que no jogo das 15h de sexta (6), estaremos brasileiríssimos secando a Bélgica. Representando nossa seleção e mandando boas vibrações, a dica é uma das queridinhas da gastronomia nacional, a feijoada. Nossa indicação é a feijuca do Birosca, que além de ser no esquema de comer à vontade por preço fixo (R$ 21,90), é self-service e fica no clima bacana da Praça Ministrinho, ideal para passar o dia. A versão light tem apenas linguiça e carne-seca, e a tradicional tem “tudo que tem direito”. A casa também tem opções de drinques, petiscos e cervejinhas sempre geladas, bem como a brasilidade gosta. Rola todo sábado, do meio-dia às 16h.

Birosca
Rua Professora Dalva Gama Menezes 23, Jardim Gloria (Praça Ministrinho)
Telefone: (32) 3026-3720

Inglaterra – Fish and chips

Na jogo Suécia x Inglaterra, ficamos com os ingleses por motivos gastronômicos. Uma das iguarias mais tradicionais do país que nos deu os Beatles, Amy Winehouse, Harry Potter e tantas outras referências da cultura pop é o “fish and chips”, peixe frito e empanado com batatas fritas.

Na Choupana, especializada em peixes, é possível encontrar versões abrasileiradas que incluem tanto o peixe quanto as batatas em porçõezinhas de tira-gosto ou em pratos, estes servidos com pirão, vinagrete, com ou sem queijo tipo Catupiry, e diversas outras opções, sem falar nas variações do pescado. Para quem não puder ir ao restaurante, fica uma dica esperta: o delivery é rápido, tem ótimo custo-benefício, e o rango chega fresquinho e superbem embalado.

Choupana
Rua Barão de Ibertioga 110, Mariano Procópio
3031-3009

O conteúdo continua após o anúncio

Rússia – Estrogonofe

(Foto: Divulgação)

O estrogonofe está tão incorporado ao paladar do brasileiro que alguns se surpreendem ao saber que o prato é de origem russa. Para homenagear os anfitriões da Copa, escolhemos a Rússia no duelo com a Croácia, que ocorre no sábado (7) às 15h. No livro francês L’Encyclopedie de la Cuisine” consta que o “strogonoff” (adaptação francesa do nome ou “stroganov”) é um clássico da cozinha russa. O nome tem duas possíveis origens. Uma delas é a de que o prato leva o nome de uma rica família de comerciantes russos, os Stroganov, que tinham um cozinheiro francês, responsável pela criação do prato.

Outra defende que a nomenclatura deriva do verbo russo “strogat”, que significa cortar em pedaços (no caso, a carne). Seja qual for a vertente correta, a receita russa original é feita com carne bovina e não tem invenções como as nossas, de acrescentar ketchup, mas tem ingredientes como sour cream e endro. Em Juiz de Fora, a Sublime Espaço Gourmet não faz o preparo típico da Rússia, mas tem um estrogonofe de mignon bem como gostamos: servido com arroz (indispensável) e batata palha da casa.

Sublime Espaço Gourmet
Rua São Mateus 408, São Mateus
3026-3222

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.