Alquimia do brigadeiro de colher

Priscila Ferraz Baltar, da MultVeg, ensina receita de brigadeiro vegano, feito com o leite condensado da marca


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Fabíola Costa

05/06/2022 às 07h00

Priscila, da MultVeg, acredita que a produção de alimentos veganos é uma alquimia (Foto: Divulgação)

Priscila Ferraz Baltar vive em função de feira. Cada dia, em uma dessas ruas de Juiz de Fora, ela apresenta a MultVeg: empreendimento que criou com a intenção de, alguma forma, mudar o mundo, pensando em seu filho que já existia dentro de sua barriga. Com a MultVeg, Priscila desenvolve produtos vegetais, sem lactose, sem leite, sem glúten e com opções sem açúcar. Em termos gerais, é uma loja vegana. A proprietária, no entanto, não adota essa nomeação a si mesma. “Eu abdiquei desse título, porque eu entendo a responsabilidade que tem esse termo. Hoje em dia, eu gosto muito mais de tratar de consumo consciente, fazer boas escolhas, apesar de considerar o veganismo como futuro para um planeta saudável e sustentável.”
Ela começou mesmo nas feiras, conhecendo o público e entendendo qual era a demanda. Aos poucos, os produtos e as linhas foram surgindo, em uma tática de experimentação e criação. E, aí, começou com carne de jaca, maioneses, requeijão, queijo… até chegar ao que, hoje, a MultVeg comercializa. Nesse combo, tem, claro, a linha de doces. O primeiro produto de chocolate que Priscila fez foi o brigadeiro de colher. Ele é feito com leite condensado também feito por ela. São dos dois que saem as principais receitas dos doces da marca. E é esse brigadeiro que ela escolheu ensinar aos leitores.
Para Priscila, ainda hoje, existe uma ideia de que a alimentação vegana limita. O que limita, de acordo com ela, é fazer mudanças drásticas. Mesmo considerando necessário, é preciso planejamento e paciência para adotar um novo estilo de vida. “A gente tem que lembrar que o básico é vegano. Arroz, feijão, legume e salada são veganos. Quantas coisas naturalmente já não são veganas? Às vezes as pessoas comem carne por puro hábito. A alimentação é acessível, quando você vai substituindo de pouco em pouco, quando você vai tendo prazer naquilo que você está fazendo, vendo sentido naquilo. Quando você vai realmente provando opções vegetais e se apaixonando.”
Tudo isso, para Priscila, é um exercício de alquimia. Para sair do óbvio e criar, foi preciso conhecer os alimentos e pensar no que eles se transformam, nas combinações possíveis. A proposta é fazer com que as recriações da MultVeg sejam mais gostosas que as originais. “A gente trouxe essa alquimia de uma forma muito forte para os produtos serem para todo mundo e melhores que o original. As pessoas se sentem melhor comendo. Não tem sofrimento ali. A gente sabe de onde veio tudo. É toda uma cadeia lógica consciente para trazer isso para o consumo das pessoas.” Além de participar das feiras, a loja também aceita encomendas e entrega por delivery.

Brigadeiro de colher vegano

Por Priscila Ferraz Baltar

PUBLICIDADE

Ingredientes
1 lata de leite condensado vegano
35g de chocolate 70%
1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes na panela, mexa sem parar até incorporar todos os ingredientes. Quando ferver e começar a desgrudar do fundo da panela está pronto. Enfeite com granulado.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.