Rinoplastia: Como ter um nariz perfeito

PUBLIEDITORIAL

Doutor Thiago Barros, referência em Juiz de Fora em rinoplastia, responde a dúvidas mais frequentes sobre a rinoplastia, cirurgia de correção no nariz


Por Doutor Thiago Barros

29/03/2021 às 07h00

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. Muitas vezes a cirurgia é associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal. Doutor Thiago Barros, médico otorrinolaringologista especialista em rinoplastia estética e funcional, além de membro da sociedade europeia de rinoplastia, responde algumas dúvidas sobre este procedimento cada vez mais desejado.

Quais são as indicações de rinoplastia?

rinoplastia
Doutor Thiago Barros é médico otorrinolaringologista especialista em rinoplastia estética e funcional

A rinoplastia tem uma série de indicações, desde uma queixa estética, quando a pessoa não está satisfeita com o formato do seu nariz, até uma queixa funcional, como um desvio de septo e retirada da carne esponjosa (turbinectomia) para auxiliar na respiração.

PUBLICIDADE

Qual profissional indicado para realizar rinoplastia?

A rinoplastia é feita por um médico especializado. Ela pode ser realizada por um otorrinolaringologista ou cirurgião plástico. Uma dica importante é marcar uma consulta com um médico especialista que dedique sua vida profissional a essa especialidade, pois a rinoplastia é uma cirurgia que, apesar de possuir poucas complicações, tem técnicas cada vez mais complexas, exigindo do profissional uma vida dedicada aos estudos, aprimoramento e atualizações dessa prática cirúrgica. Em agosto, irei participar do primeiro Congresso Brasileiro de Rinoplastia, que será realizado em Curitiba (PR).

Existe idade ideal para realizar rinoplastia?

A rinoplastia pode ser realizada em pacientes cujo crescimento facial já esteja completo, isso geralmente ocorre após a primeira menstruação em meninas e em meninos geralmente após 15 anos.

Quanto tempo demora a cirurgia?

O tempo de duração da cirurgia depende da técnica utilizada. A técnica é escolhida por mim após avaliação pessoal do paciente e discussão do caso. Em seguida, traço o plano cirúrgico, dependendo da quantidade de alterações a serem reparadas e técnica que será utilizada. Pode durar de duas a cinco horas.

Qual o tipo de anestesia usada ?

A anestesia geral é a técnica escolhida para maior segurança e conforto do paciente, principalmente devido ao tempo cirúrgico.

Quando é necessário o uso de enxertos de cartilagem de costela?

Escolho usar enxertos de cartilagem de costela em pacientes que não possuem septo nasal suficiente para realizar uma boa estruturação da ponta nasal, elevação do dorso e retificação de uma laterorrinia mais acentuada (nariz torto). Por exemplo, em casos de rinoplastias secundárias, terciárias ou em caso de cartilagem de septo frágil.

Como é o pós operatório da rinoplastia ?

Não é comum sentir dor no pós operatório e não é usado tampão. A alta hospitalar é sempre no mesmo dia da cirurgia. É indicado um período de repouso mínimo de sete dias. Após este período, normalmente é permitido ao paciente retornar às atividades rotineiras que não envolvam grandes esforços. A volta aos exercícios físicos mais intensos ocorre em torno de três a quatro semanas.

A operação deixa cicatriz visível?

Não. A cicatriz fica imperceptível na região da columela nasal (região entre as duas narinas). Além de belo, é fundamental que o nariz também seja funcional.

Leia também: Rinoplastia em JF: Dr. Thiago Barros é referência

Endereço
Rua Halfeld 805/1003 – Centro

Telefone
(32) 3084-5050

WhatsApp
(32) 99924-2234

Instagram
@dr.thiago.barros

Facebook
/Rinoplastia-Dr.Thiago-Barros

Site
rinoplastiathiagobarros.com.br

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.