AMPAR/CIPAR chega a 40 municípios associados
PUBLIEDITORIAL
Órgão dá apoio a cidades da região com serviços de asfaltamento, castração animal, cursos de capacitação, entre outros, ampliando a qualidade de vida dos moradores
A AMPAR/CIMPAR Zona da Mata completou a marca de 40 municípios associados. Os últimos a integrarem o grupo são Cataguases, Leopoldina, Chácara, Santana do Garambéu, Rio Preto e Pirapetinga. Além disso, a AMPAR/CIMPAR chegou neste mês a cerca de 500 mil metros quadrados de massa asfáltica aplicada desde 2015, quando foi adquirida a Usina Móvel de Asfalto, e ampliou os serviços para as cidades associadas.
Segundo diretor executivo da CIMPAR, Paulo Neves, na última semana foram realizados serviços de asfaltamento em Santos Dumont, Brás Pires e Valença. Em Santos Dumont, cidade que adquiriu uma usina de asfalto no ano passado, a AMPAR realiza ainda a capacitação dos servidores, para que eles possam em breve executar os serviços de asfaltamento no município. Uma economia de cerca de R$ 300 mil para cada mil metros lineares por 7 metros de largura. “Nossa meta é qualificar toda a mão de obra, o curso de capacitação é um de nossos serviços. O trabalho em Santos Dumont é piloto, e outras cidades podem fazer. É um treinamento na prática, pegamos os profissionais, usamos a usina, e logo eles ficam independentes e podem usufruir deste bem a um custo muito mais baixo”, explica Paulo Neves.
Prova do sucesso dos trabalhos da AMPAR/CIMPAR foi a visita de representantes do estado do Amazonas para conhecer de perto os serviços desempenhados pela Associação na última semana. “E ainda, como consequência deste trabalho feito com qualidade, temos reunido cada vez mais municípios para a AMPAR/CIMPAR. Em 2013, quando começamos, cobrávamos 1% do FMA, hoje cobramos 1/3 disso, com disponibilização de 12 serviços. O nível de satisfação e da resolutividade da Ampar com os municípios é muito alto”, observa.
Capacitação on-line
Mais de 40 pessoas, entre veterinários, técnicos e secretários municipais, participaram do curso on-line Orientações de Como Providenciar a Documentação Junto ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), organizado pela AMPAR/CIMPAR. Paulo Neves destaca que a capacitação ajuda na facilitação de inspeção municipal. “Estamos em um momento em que os proprietários de fábricas de produtos de origem animal dos municípios associados estão com selo de certificação em todo o território de consórcio, ou seja, podem comercializar para 1,2 milhão de pessoas. Estamos trabalhando para, em dois anos e meio, certificá-los para comercializar em todo o país.”
Programa de castração animal
Ewbank da Câmara, Mercês e Guarani foram os municípios atendidos nos últimos dias pela Unidade Básica de Atendimento Animal (UBA). Apenas em Ewbank da Câmara, entre os dias 13 e 16 deste mês, foram realizadas 180 castrações. O programa Castração AMPAR/CIMPAR Zona da Mata já atendeu mais de cinco mil animais em mais de cem ações. Cerca de 4.200 fêmeas, entre cadelas e gatas, passaram por procedimentos de castração, evitando o nascimento aproximadamente 337 bilhões de filhotes que poderiam ser gerados e estar abandonados. “É importante fazer o trabalho de castração em toda a região, já que o animal de rua migra. Então, fazendo esta castração geral, diminuímos consideravelmente o número de cães e gatos de rua em toda a região”, afirma Paulo Neves.
AMPAR/CIMPAR: Unindo forças
Nas últimas semanas, a AMPAR deu prosseguimento a mais uma etapa do programa de desinfecção de ruas. O intuito é unir forças com os municípios para a higienização nos locais de maior aglomeração e circulação, reforçando as ações de prevenção contra a disseminação do coronavírus. O serviço é ofertado a custo zero para os municípios associados. Está em andamento ainda a implantação da plataforma web em parceria com os municípios para a divulgação de vagas de emprego.
Leia também: São João Nepomuceno tem cultura e economia
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br