Relacionamento com o cliente: inovação também se faz pelo preço

PUBLIEDITORIAL

Para o professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Fabiano Coelho, empresas mais atentas à sensibilidade do cliente conseguem bons resultados mesmo em períodos de crise. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, do qual é um dos docentes, começa no próximo dia 13 de abril em Juiz de Fora


Por Assessoria Vianna Júnior

25/03/2018 às 07h00

Fabiano Coelho explicou porque, às vezes, o aumento de preço vem acompanhado do aumento de vendas (Fotos: Juliane Sarandy)

Estamos vivendo um período de grandes oportunidades para que as empresas inventem novas maneiras de explorar o mercado. A constatação é do professor e coordenador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Fabiano Coelho, autor do livro ‘Formação de preço de produtos e serviços’, que esteve em Juiz de Fora nesta semana para palestra de lançamento no Núcleo FGV/Vianna Júnior. “Ainda são poucas as empresas que têm um departamento específico, ou mesmo entre as menores, um comitê, que pense no preço de forma independente, não pelo viés financeiro, de marketing ou comercial”, observou Fabiano, ao encantar a plateia com exemplos de empresas que transformaram o jeito de fazer negócio no mundo, alterando a prática de precificação.

AO VIVO
Última Atualização:
há 2 horas
Destaques das últimas 24 horas
01:47 UTC
Qual tema você considera mais relevante atualmente?
Final do BBB 25
Empréstimo do BNDES
Fraude na cota de gênero
Apreensão de drogas
23:11 UTC

Final BBB 25: participante dispara na enquete; veja nova parcial

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
23:11 UTC

PJF defende empréstimo junto ao BNDES em audiência na Câmara Municipal

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
22:40 UTC

Justiça Eleitoral cassa mandato de presidente da Câmara de Santos Dumont

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
22:39 UTC

Polícia apreende 100 quilos de pasta base de cocaína na BR-040

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
22:07 UTC

Conab abre concurso com mais de 400 vagas no país

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:35 UTC

Três são presos após agredirem e encarcerarem mulher que filmou tráfico de drogas

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:35 UTC

Emcasa divulga novo leilão de 13 lotes para seis bairros

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:35 UTC

Banco é condenado por litigância de má-fé após alegar desconhecer profissionais terceirizados

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:35 UTC

Obituário de Juiz de Fora – 22-04-2025

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:03 UTC

Bairros de JF terão abastecimento de água comprometido nesta quarta-feira

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:03 UTC

Procon-MG lança canal oficial no WhatsApp em comemoração aos 43 anos

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
21:03 UTC

Homem é alvo de 76 tiros e morre em oficina mecânica

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
20:32 UTC

Reajuste dos vencimentos dos servidores passa na Assembleia

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
19:59 UTC

BBB 25: final reflete o que foi a edição

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
19:59 UTC

Empresa americana de Inteligência Artificial vai se instalar em Juiz de Fora

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
19:47 UTC
Qual o maior desafio enfrentado por pequenas empresas lideradas por mulheres?
Planejamento tributário
Apoio financeiro
Separação de finanças
Crescimento sustentável
18:55 UTC

Mineradora de Juiz de Fora é alvo de denúncias em audiência

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
18:24 UTC

Contabilidade estratégica é aliada do crescimento de pequenos negócios

0
0
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS 
Mostrar Mais
Add Arena.im to your site

É o caso emblemático da Netflix que faz o mesmo que as quase extintas locadoras de filmes, mas cobrando um valor mensal em vez do aluguel por unidade, valendo-se das vantagens da internet como ponto de venda. “Os serviços de mensalidade são ótimos exemplos de inovação pelo preço. Hoje, temos o clube do vinho, o clube da cerveja em que se paga uma mensalidade em troca de uma série de serviços. Isso tem muito a ver com tecnologia. O próprio preço dinâmico do Uber só é possível em função do mapeamento do cliente”, explicou o professor da FGV que integra o corpo docente do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria que começa no próximo dia 13 de abril, no Núcleo FGV/Vianna Júnior.

PUBLICIDADE

Para dominar a ferramenta preço, no entanto, as empresas precisam dominar outras, como a financeira, a mercadológica e a estratégica. “Se fizerem isso, mesmo em um período de crise, conseguem até cobrar um preço mais alto”, afirmou.As razões para isso passam pelo conhecimento em neuromarketing, ciência integrante dos cursos relacionados à administração, que aborda a forma como o cérebro humano toma decisões. “Às vezes quando uma empresa aumenta o preço passa a vender mais, porque o cliente enxerga aquilo como um produto de melhor qualidade. O mesmo vale para o inverso. Baixa o preço e não vende mais, porque o cliente pensa que não deve ter qualidade”.

Isto porque a relação entre a emoção do consumidor e o preço é total. Quando desembolsa dinheiro em espécie para o pagamento por um produto ou serviço, por exemplo, o consumidor experimenta uma sensação de dor. Já ao pagar por meio eletrônico ou por cartão de crédito, o sentimento é totalmente diferente. Por isso que as empresas mais atentas à sensibilidade do cliente conseguem resultados melhores. “O relacionamento com o consumidor é a maior falha hoje em dia. Há um grande esforço de venda, mas para muitos o relacionamento acaba aí. Deixa-se de vender um portfólio de produtos agregados, e mais, se a venda se repetir em alguns anos, um novo processo se inicia do zero. É preciso compreender que o preço é a forma de criar relacionamento”, concluiu Fabiano.

Pós ADM é a melhor opção para quem busca formação robusta em gestão de empresas

A teoria de excelência produzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) estrategicamente alinhada com a prática dos mercados local e global é um dos diferenciais da Pós- Graduação em Administração de Empresas (Pós ADM), curso de especialização latu sensu que será oferecido pelo Núcleo FGV/Vianna Júnior a partir do próximo dia 4 de abril em Juiz de Fora.  “Esse curso foi desenhado para quem quer aprimorar as características gerenciais. É uma metodologia única que alia teoria e prática o tempo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o mundo corporativo”, explica a gestora de processos acadêmicos, Marcelle Tristão Larcher que considera a opção essencial para quem busca posicionamento no mercado de trabalho.

Ideal para recém-formados no ensino superior, para os que buscam novas colocações, para mulheres que estão voltando ao mercado de trabalho e, ainda para empreendedores que precisam de formação robusta em gestão, o Pós ADM apresenta uma série de vantagens. Devido à grande heterogeneidade na formação das turmas, que reúne perfis das mais diversas áreas do conhecimento, o curso proporciona ampla oportunidade para troca de experiências, network e para o desenvolvimento do trabalho em equipes multidisciplinares. “Além disso, aliar teoria e pratica foi uma maneira inteligente para colocar ao mesmo tempo dois professores em sala de aula. De um lado, o professor autor que são os PhD’s das escolas de administração da Fundação, dando aulas diretamente dos estúdios da FGV. De outro, presente em sala de aula, está o professor executivo, que é referência em sua área de atuação”, acrescenta Marcelle. “Esses diferenciais aproximam muito o aluno do mercado de trabalho, principalmente a partir do estudo de casos”. Sem contar a parceria com a empresa de recrutamento e seleção, Vagas.com.

Dividido em 17 disciplinas organizadas em semestres letivos, as aulas do Pós ADM são realizadas quinzenalmente, às quartas e quintas-feiras. Módulos Internacionais foram desenhados exclusivamente para quem deseja enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, além de adquirir vivência, aprendizado intercultural e a possibilidade de extensão da rede de contatos.

Outro diferencial do curso está na flexibilidade e mobilidade. Como são mais de 50 conveniadas FGV, oferecendo a mesma opção simultaneamente em outras cidades brasileiras, o aluno que, em função da atividade que exerce for transferido para outra localidade ou que está em viagem, pode frequentar as aulas em qualquer outra unidade. “Ao concluir o Pós ADM, o aluno estará com a formação solidificada, podendo encarar um MBA na área que realmente deseja e com possibilidade de eliminar em até 50% tanto o tempo de duração, quanto o valor do investimento”, finaliza a gestora de processos acadêmicos do Núcleo FGV/Vianna Jr.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



X