Zona da Mata debate a segurança do paciente

PUBLIEDITORIAL

Evento foi promovido pelo Hospital Monte Sinai, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Faculdade Suprema e Organização Social de Saúde HMTJ (OSSHMTJ)


Por Assessoria Monte Sinai

17/12/2017 às 07h00- Atualizada 18/12/2017 às 17h17

Sucesso de público e com alto nível de discussões, o I Congresso da Zona da Mata de Segurança do Paciente surpreendeu o público participante. Debatendo o tema mais atual na Saúde, o evento foi promovido pelo Hospital Monte Sinai, Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Faculdade Suprema e Organização Social de Saúde HMTJ (OSSHMTJ). Nos dias 1 e 2 de dezembro, o Congresso reuniu quase 200 pessoas de toda a região no auditório da Suprema para discutir o Programa Nacional de Segurança do Paciente, a mudança de cultura e experiências de sucesso, bem como as dificuldades na implantação dos protocolos de Segurança do Paciente.

Além de curso pré-congresso em que foram apresentadas as estratégias de implantação dos protocolos de Segurança do Paciente, mostrando a prática e experiência por lideranças do HMTJ e Monte Sinai, o Congresso reuniu um super time de palestrantes de renome nacional, cuja avaliação do nível das palestras superou as expectativas dos participantes.

PUBLICIDADE

O primeiro dia de evento teve como ponto alto a palestra magna “Hospital do Futuro: transparência e equipes bem treinadas” apresentada pelo cirurgião cardiovascular do Incor e Hospital das Clínicas de São Paulo, Omar Mejía. A abertura oficial do Congresso, dia 2, foi feita por José Mariano Soares de Moraes, diretor-superintendente do Hospital Monte Sinai.

 

 

Um rico debate no Congresso foi iniciado na manhã do sábado, 2/12, com Cassiana Prates, com a palestra “Cultura pela Segurança do Paciente: uma utopia?”. Acreditação foi o tema abordado pelo auditor da DNV-GL, Luiz Marzano, de Belo Horizonte; seguido pelo anestesiologista Augusto Takashima (de Florianópolis/SC) que tratou do problema da segunda vítima, o profissional da Saúde. A manhã foi encerrada com uma mesa redonda, que tratou dos desafios da implantação dos protocolos com o anestesiologista gaúcho Airton Bagatini falando sobre Cirurgia Segura e o infectologista do Monte Sinai, Eduardo Siqueira, abordando a Sepse.

A tarde de sábado ainda contou com a apresentação de Mário Borges, de BH, que falou sobre Medicamentos. Ensino e Pesquisa na área foi o tema da palestra da carioca Vera Marra, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Uma mesa redonda, mostrando a experiência de implantação dos protocolos de Segurança do Paciente foi apresentado pelos principais hospitais de Juiz de Fora por Aline Beviláqua (Santa Casa), Aline Diniz (Albert Sabin), Carlos Alexandre Lélis Carneiro (Monte Sinai) e Adriana Vilella (HMTJ).

A palestra de encerramento ficou por conta de outro anestesiologista, Enis Donizetti, do Hospital Sírio e Libanês de São Paulo, que falou sobre o futuro da Segurança do Paciente no Brasil.

As apresentações das palestras podem ser baixadas no link: http://portaldone.com.br/segurancadopacientezonadamata/

Focos: melhoria contínua e evitar danos ao paciente

A Segurança do Paciente é a mais importante dimensão de qualidade na assistência à saúde e um dos temas mais discutidos no mundo hoje. É o conjunto de ações de melhoria contínua e de aprendizado que visam evitar danos e mortes desnecessárias no processo de cuidar, produzindo uma assistência que não cause mal ao paciente.

Profissionais de saúde não têm a intenção de causar danos ao paciente, mas falhas no processo podem contribuir para a ocorrência de erros como, por exemplo, de medicação, quedas, lesão por pressão, infecção e complicações cirúrgicas. O desafio mundial é instituir a cultura pela segurança do paciente nas complexas instituições de saúde. “Um desafio a mais é comprovar a entrega de valor, para que o cliente consiga perceber a importância deste tema de forma palpável e imediata”, ressalta José Mariano. “Por isso, fizemos o investimento, não só em consultoria, nos protocolos e processos, mas também neste Congresso com abrangência regional. Estamos introduzindo discussões e estratégias preconizadas para uma assistência segura e de qualidade”, ressalta. A organização já prepara o segundo congresso, previsto para setembro, em 2018.

Assista aos vídeos sobre os protocolos de Segurança do Paciente na página do hospital no Youtube: http://portaldone.com.br/segurancadopacientezonadamata/

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.