Cursos de curta duração para aprender na prática
PUBLIEDITORIAL
Com duração de 20 horas, divididas em quatro encontros, às segundas e terças, das 18h30 às 22h50, os cursos de curta duração, voltados inclusive para quem não tem curso superior, são hoje a forma de se obter com maior rapidez uma certificação da FGV. Oferta abrange as áreas de Recursos Humanos, Contabilidade e Finanças, Operações, Logística, Marketing e Vendas. “É um produto de grande sucesso, porque ele ensina efetivamente os alunos a fazer na prática”, afirma o coordenador Fernando Salgado
Com mais de 300 mil alunos já certificados em todo o país pela Fundação Getulio Vargas (FGV), já estão abertas as inscrições para os cursos de curta duração oferecidos pelo Núcleo FGV/ Vianna Júnior em Juiz de Fora. As quatro opções iniciais abrangem diferentes áreas da gestão de empresas, como Recursos Humanos, Contabilidade e Finanças, Operações e Marketing e Vendas. “É um produto de grande sucesso, porque ele ensina efetivamente os alunos a fazer na prática”, observa o coordenador dos cursos de formação gerencial da Fundação Getulio Vargas, Fernando Salgado.
Tanto que o mote é “aprenda num dia e coloque em prática no dia seguinte”, acrescenta o coordenador do Núcleo FGV/Vianna Júnior, Stênio Afonso, bastante confiante na demanda pela novidade que contribui diretamente, e de forma rápida e eficiente, para a reciclagem e atualização profissionais. Com duração de 20 horas, divididas em quatro encontros, às segundas e terças, das 18h30 às 22h50, os cursos de curta duração são hoje a forma de se obter com maior rapidez uma certificação da FGV, instituição que está entre as mais reconhecidas no mundo em formação gerencial.
“Já oferecemos esse produto no Rio de Janeiro há 45 anos e há dez em todos os outros estados brasileiros. É um programa que não exige do aluno a formação superior, mas a maioria dos que nos procuram tem curso superior completo, porque desejam aliar o conhecimento teórico que possuem à prática que os cursos de curta duração oferecem”, explica Fernando Salgado. E é este o segredo do sucesso desta modalidade. “Os estudantes aprendem a utilizar ferramentas que melhoram a eficácia do trabalho nas mais diferentes áreas estratégicas do negócio”. As opções se aplicam a várias linhas da gestão, independente do porte da empresa – de micro a grande empresa -, e da função que o aluno desempenha na organização – de empresário a colaborador.
O objetivo do Núcleo FGV/Vianna Júnior, afirma o coordenador Stênio Afonso, é oferecer sempre uma nova opção que amplie o conhecimento prático de rotinas empresariais, com a oferta do maior leque possível de conteúdos e ferramentas gerenciais. Os diferentes cursos de curta duração, são mais de 40, têm algumas amarrações que contribuem para esse aprimoramento permanente, para quem deseja expandir de forma prática, sua atuação na empresa, observa o coordenador da FGV, Fernando Salgado. É o caso, por exemplo, dos cursos de Técnicas de Vendas, Técnicas de Compra e de Negociação, que apresentam uma complementariedade para a compreensão da área de Vendas e de Compras como um todo.
Corpo docente é formado apenas por professores da FGV
Todos os professores envolvidos nos cursos de curta duração do Núcleo FGV/Vianna Júnior integram o corpo docente da Fundação Getulio Vargas, sendo reconhecidos pelas suas expertises tanto teóricas quanto práticas nas mais diferentes áreas do conhecimento. “É um curso muito direcionado e os professores têm grande vivência empresarial e neste modelo de aprendizagem”, aponta o coordenador Stênio Afonso.
“Traremos para Juiz de Fora as práticas mais atuais com todas as inovações”, acrescenta o coordenador dos cursos de formação gerencial da FGV, Fernando Salgado, ao ressaltar que os conhecimentos adquiridos há cinco anos, por exemplo, já estão ultrapassados. “A reciclagem é importante para que não haja queda no nível de trabalho”.
Outra vantagem dos cursos de curta duração é a possibilidade de networking em sala de aula. “O público é muito diversificado com profissionais de diferentes perfis e isso é ótimo para a interação e para a troca de experiências”, afirma Stênio. Para esta oferta inicial de quatro cursos, o Núcleo procurou contemplar diferentes linhas estratégicas de gestão. “Ideais tanto para empreendedores, quanto para profissionais que já estão no mercado de trabalho, como os que foram promovidos recentemente para novas áreas dentro das empresas, esses cursos inauguram uma nova e promissora fase do Núcleo FGV/Vianna Júnior e sinalizam nosso compromisso permanente com o desenvolvimento da cidade e da região”, finaliza o coordenador.