Simão Pereira: Prefeitura tira projetos do papel
PUBLIEDITORIAL
Cidade já sente o resultado de melhorias nas áreas de saúde, educação, assistência social, agricultura, entre outras
Ações em saúde, educação, obras, assistência social, agricultura. Muitas frentes de trabalho em áreas primordiais para a cidade garantiram um avanço de várias décadas em quatro meses da nova gestão de Simão Pereira. Desde o dia 1º de janeiro deste ano e com planejamento inteligente, a Administração 2021/2024 coloca em prática diversos projetos que estavam parados há muito tempo. Tudo com planejamento inteligente e execução acelerada.
Entre as melhorias, está uma das maiores frentes de asfaltamento já realizadas no município. Executado por meio de uma parceria com a AMPAR/CIMPAR, o serviço levou segurança e conforto a nove ruas da cidade, beneficiando toda a área central. Além do recapeamento, a revitalização inclui a implantação de sinalização horizontal.
Coleta de lixo
Depois de um atraso de 40 anos, a Prefeitura de Simão Pereira modernizou o serviço de coleta de lixo, que agora é feito com a utilização de um caminhão compactador. A empresa responsável pela coleta conta com uma equipe técnica especializada, respeitando todas as normas de segurança e higiene.
O serviço passou a ser feito três vezes por semana em todo o município, incluindo os distritos e os condomínios Miragem e Fazendinha. O avanço promete trazer benefícios para os cofres públicos. Uma vez que passou atender as normas ambientais para a coleta e destinação do lixo, o município terá acesso a financiamentos e verbas federais para investir no setor.
Saúde
A Saúde de Simão Pereira vem dando exemplo para a região quando o assunto é o enfrentamento à pandemia de Covid-19. Estão entre os destaques do trabalho a fiscalização, a conscientização da comunidade a respeito das restrições sanitárias contra a doença e a vacinação ágil.
Também está sendo feita a distribuição de tótens de álcool para o comércio e a desinfecção de ruas e logradouros com hipoclorito de sódio, além de um grande número de testes para detectar a doença. Para completar, as pessoas com diagnóstico confirmado têm assistência especial.
Educação
Para assegurar a todos a qualidade no ensino apesar das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Simão Pereira desenvolveu o Plano de Estudos Tutorados (PET). Além de levar a cada casa o material didático, o projeto garante a atenção adequada por meio de profissionais preparados e dedicados, incluindo contatos diários on-line para todos os anos de escolaridade.
A distribuição ainda inclui conjuntos de gêneros alimentícios enriquecidos com itens da agricultura familiar do município. A iniciativa garante apoio ao pequeno produtor ao adquirir itens produzidos no município.
Em parceria com a AMPAR/CIMPAR, estão sendo feitas obras de revitalização e ampliação da Escola Municipal Conceição Aparecida Rosso (EMCAR), com a construção de uma sala de aula e uma sala para os professores. Todas as salas de aula, área externa e quadra poliesportiva passam por melhorias. A Creche Municipal Terezinha Maria Matias também recebe vários reparos.
Assistência social
A Assistência Social segue oferecendo todo o suporte às famílias, principalmente as mais afetadas pelas dificuldades impostas pela pandemia. Entre as ações, o destaque é o retorno do Auxílio Maternidade. O programa consiste na distribuição de kits para bebê às futuras mamães cadastradas no CRAS. Diante da dificuldade em receber verbas estaduais e federais neste momento, a retomada do projeto só está sendo possível graças ao investimento de recursos do próprio município. Ainda na lista das ações sociais, está a distribuição de cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade social.
Agricultura
Em relação ao apoio ao desenvolvimento no campo, a Prefeitura de Simão Pereira oferece cursos de capacitação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Também está ativo o Programa Troca-Troca de Sementes de Feijão. Na época da colheita, os produtores devolvem ao Município a quantidade de feijão recebida para o plantio. Então, o cereal é encaminhado ao CRAS para ser distribuído às famílias assistidas.
Os produtores também recebem apoio da patrulha mecanizada com serviços como aração, silagem, gradagem e plantio. Em parceria com a AMPAR/CIMPAR e coordenação da Secretaria de Agricultura, o município vai receber o programa de castração de animais. O atendimento vai contar com a equipe de profissionais e a unidade móvel de atendimento animal cedidas pela entidade. Completam a lista de iniciativas voltadas para o homem do campo o apoio e as orientações para a vacinação contra a brucelose e a aftosa.
Leia também: Matias Barbosa: Bem-estar para a comunidade
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br