Mulheres ocupam cargos de liderança na saúde
PUBLIEDITORIAL
Em homenagem ao mês das mulheres, três gestoras de hospital falam sobre conquistas, inspiração e a ocupação feminina em espaços de comando, reforçando a presença delas como essencial em todos os lugares
Quando a gente pensa em liderança hoje, muitas mulheres já ocupam cargos de chefia e se destacam na posição. E este número tende a crescer, com a valorização da mulher e o reconhecimento da sua capacidade de atuar nas mais diversas áreas. Em homenagem ao mês das mulheres, o Hospital Albert Sabin (HAS) reuniu três gestoras para falar sobre conquistas, inspiração e a ocupação feminina em espaços de comando, reforçando a presença delas como essencial em todos os lugares. Não é à toa que atualmente cerca de 530 mulheres compõem o quadro de funcionários do Sabin.
Trajetórias marcadas por desafios, dedicação, escolhas, resiliência. Ingredientes que formaram mulheres com carreiras sólidas, transformando não só o ambiente onde trabalham, mas fazendo a diferença no mercado e concretizando projetos de vida.
Primeira mulher a ocupar a diretoria técnica do Hospital Albert Sabin e única a fazer parte do Conselho de Administração do hospital à frente da entidade, Christiane Marie Rittershaussesn Furtado acredita que na atual década as mulheres tiveram muitas conquistas, e os grandes passos foram dados graças aos esforços delas e às iniciativas globais.
Desde 1993 no hospital, ela acredita que sua trajetória pode inspirar outras mulheres. “Eu acho que poder de decisão passa pela capacitação. Nós que somos multitarefas não encontramos dificuldades, e, por isso, todos os cargos são possíveis para nós. A equipe é composta por mulheres fortes, competentes e que amam o que fazem e, assim, contribuem com o que fazem”, revela ela, que é médica anestesiologista.
Para Raquel Oliveira, integrar o time na cadeira de gestora estratégica de pessoas é motivo de orgulho e uma oportunidade de aprendizado contínuo. O trabalho desempenhado posiciona o hospital como um lugar que acredita no diferencial das pessoas, o que possibilita desenvolver projetos com olhar cuidadoso. “Dividir o dia a dia com gestoras tão competentes só enriquece minha trajetória profissional. Conseguimos reunir na gestão do Sabin características extremamente importantes, como sensibilidade, agilidade, sutileza e determinação.” Neste ano, Raquel foi convidada a assumir uma cadeira no Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país.
Mulheres: essenciais nas demandas estratégicas
A Gestora executiva e de qualidade Lílian Ribeiro de Carvalho, braço direito do presidente do Hospital Albert Sabin, Dr Célio Chagas, acredita que a principal essência da liderança para o alcance da melhor performance está totalmente voltada para o processo de integração institucional, gestão do conhecimento, clima organizacional e pela prática da educação continuada. Para Lilian, o reconhecimento da entrega de valor de uma instituição acontece a partir da dedicação e constância de propósito de todos e, especialmente, no Hospital Albert Sabin, com a estreita relação entre alta gestão e operação, o fortalecimento da cultura colaborativa se consolida por ser possível evidenciar os valores éticos definidos na política organizacional sendo vivenciados na prática por todos. “Minha motivação e amor à causa é por saber que posso contribuir e transformar positivamente, cada dia mais, para elevar o posicionamento do HAS no mercado, rumo ao que a instituição merece.”
Referência em saúde de qualidade
O trabalho em equipe faz do Sabin referência em saúde. Além dessas mulheres citadas, a gerente operacional Andrea Deotti, a gerente de OPME Iale Lins, a responsável técnica da farmácia Natalia Rodrigues, a responsável técnica da nutrição Renata Fajardo e a responsável técnica de enfermagem Bárbara Andrade são algumas das pessoas essenciais para que o Hospital Albert Sabin mantenha a certificação de Acreditação Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Por isso, qualidade é o principal foco, mantendo o respeito e o compromisso de cuidar da sua saúde.
Leia também: Tratamento com oxigênio em JF acelera cicatrização
Hospital Albert Sabin
Endereço
Rua Dr. Edgard Carlos Pereira, 600
Contato
(32) 3249-7000
Site
www.sabinjf.com.br
Facebook
/sabinjf