Vila Verde Saúde Mental se adequa à Lei de Proteção de Dados

PUBLIEDITORIAL

Rede de serviços está atenta à segurança do paciente e das informações repassadas por ele, por isso é umas das primeiras instituições de saúde de JF a implantar as novas medidas da legislação


Por Vila Verde

12/04/2021 às 07h00- Atualizada 12/04/2021 às 16h55

vila verde
A Central de Relacionamentos da Vila Verde em Juiz de Fora está totalmente adequada à nova legislação, com toda a equipe treinada (Foto: Fernando Priamo)

As notícias sobre vazamentos de dados pessoais se tornaram cada vez mais comuns nos últimos meses. Milhões de brasileiros já tiveram dados como CPF, foto de rosto, RG, endereço, telefone, e-mail, score de crédito e salário expostos. Mas você pode estar se perguntando qual o problema em ter algum desses dados expostos. Diversos tipos de golpes podem ser aplicados. Ter o nome envolvido em crimes, perder dinheiro após terceiros se passarem por alguém que teve a identidade exposta, inscrever-se em programas sociais usando documentos falsos estão entre algumas das possibilidades. Atenta à nova política de proteção de dados, a Vila Verde se destaca como uma das primeiras instituições de saúde de Juiz de Fora que está se adequando à A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A medida significa, sobretudo, a segurança dos pacientes e representa a preocupação com a qualidade dos serviços prestados por suas unidades que possuem processos bem definidos. “Tudo que integra o ambiente organizacional deve estar em consonância com a Lei. O mapeamento dos processos internos, através da nossa consultoria administrativa, foi essencial para saber qual o caminho dessas informações. Para isso, nossa equipe passou por uma série de treinamentos e adequações, e assim garantimos que dados, informações de prontuários, dentre outras informações sigilosas, estejam salvaguardados”, afirma Daniel Mazzoni, gerente financeiro e de sustentabilidade da Vila Verde.

PUBLICIDADE

Clareza e cuidado ao lidar com os dados

A nova legislação facilita a relação com o titular e ajuda a construir um relacionamento de confiança entre a organização e seus clientes. Um relacionamento de confiança é um grande diferencial no mercado. Empresas que desrespeitarem as normas poderão sofrer penalidades pesadas, podendo chegar a multas de até R$ 50 milhões.

O gerente lembra ainda que, para fins do consentimento, é preciso clareza sobre o tratamento dos dados. É direito do titular saber a finalidade de uso da informação, como será utilizado e por quanto tempo. “Após o objetivo alcançado com o tratamento, é preciso a exclusão das informações”, acrescentou. Criada para atender a demanda de pacientes e familiares, a Central de Relacionamentos das unidades Vila Verde, em Juiz de Fora, está totalmente adequada à nova legislação e, além disso, possui o apoio da assessoria jurídica.

“Garantimos que dados e informações de prontuários estejam salvaguardados”

Daniel Mazzoni, gerente financeiro e de sustentabilidade da Vila Verde

Mudança de cultura e treinamentos são essenciais

Para Daniel Mazzoni, o ajuste passa, principalmente, por uma mudança de cultura e envolve o orquestramento de todos os setores e colaboradores, pois uma folha de papel com informações ‘simples’ do cliente poderá causar danos, se tratada de maneira incorreta. “Nossa equipe está totalmente engajada para reafirmar a cultura de gestão e cuidados aos nossos clientes, com trabalho sério, inovador e sempre em consonância com as mais avançadas metodologias, tecnologias e processos de qualidade.”

Certificação que reforça qualidade

Não é à toa que o Hospital Vila Verde, com Pronto Atendimento Psiquiátrico 24h, é o único do segmento em Minas e um dos quatro do país, com acreditação da ONA, nível 2, especializado em prestar assistência em saúde mental. Isso significa que, além da qualidade e segurança, ele também apresenta processos bem definidos e integrados, sendo que as áreas envolvidas possuem acordos de serviços, e a comunicação entre elas é efetiva. Dessa forma, a instituição proporciona um serviço diferenciado a seus clientes.

vila verde

 

Central de Relacionamentos
(32)3215-5525

Hospital Vila Verde e Pronto Atendimento Psiquiátrico 24h
Alameda Cruzeiro Sto. Antônio, 555, São Pedro

Hospital-Dia
Av. Barão do Rio Branco 4.455, Centro

CultArt – Centro de Convivência e Cultura
Rua Machado Sobrinho, 186, Altos dos Passos
Contato: (32) 3235-2288

WhatsApp
(32) 9 9105-2586

Instagram
@vilaverdesaudemental

Facebook
/vilaverdesaudemental

Linkedin
linkedin.com/company/vilaverdesaudemental

LEIA MAIS: Vila Verde: Referência em saúde mental com certificação da ONA

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.