Arquitetos em JF são cada vez mais requisitados
PUBLIEDITORIAL
Avanço do home office leva arquitetos a repensarem espaços, e demanda por reformas cresce durante a pandemia
A pandemia do novo coronavírus transformou o dia a dia. As medidas de restrição, quarentena, isolamento e distanciamento social alteraram a forma como nos relacionamos com o mundo e com a nossa própria casa. Com mais tempo para observar, descobrimos novas necessidades, e os arquitetos em JF está cada vez mais requisitados.
É fato que a percepção dos espaços mudou. No mercado imobiliário, os apartamentos com varandas, áreas gourmet e áreas externas passaram a ter mais procura. As casas com cômodos maiores e mais arejados e iluminados com paisagismo, jardins e áreas livres e verdes para prática de esportes se tornaram o sonho da população. Como não se pode sair de casa, as pessoas passaram a querer fazer tudo como antes, no entanto, em seu próprio lar. Neste contexto, a arquitetura tem papel relevante, e os arquitetos ganham destaque nas soluções inteligentes para trazer mais conforto.
Para a arquiteta Fernanda Pomarico, além do conforto, a funcionalidade dos espaços em casas e apartamentos é a palavra chave na hora de projetar. “As pessoas começaram a sentir essa necessidade para ter uma saúde física e mental durante um período que persistirá daqui para frente. Por isso o papel do arquiteto tem tanta importância na sociedade.”
Arquitetos em JF: Mais obras para adequar à nova realidade
Moradores começaram a perceber suas residências e a identificar problemas que antes não faziam diferença. Os arquitetos passaram a ser cada vez mais requisitados para transformar os ambientes, dando relevância ao dimensionamento, à iluminação e à ventilação, por exemplo. As reformas vão desde a integração de uma cozinha à sala de estar até uma adaptação de cômodo para o home office, passando por obras de grande porte, como reformulações total dos espaços.
As mudanças se concretizam em números. Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, em 2020 houve um aumento de 18% nas reformas, com relação ao ano anterior. Essas mudanças atingem até os cursos superiores, responsáveis por formar profissionais para atender as novas necessidades no cenário pós-pandemia.
Afinal, não seremos mais os mesmos, como destaca Fernanda Pomarico, que é também coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unicsum. “Começamos a implantar nas aulas de Projetos Arquitetônicos a necessidade destas mudanças nos projetos de habitações uni-familiares e coletivas, comercial, escolar e até de Unidades Básicas de Saúde. Nos Projetos Urbanos e Paisagísticos, há necessidade de grandes áreas verdes na cidade e mobiliários urbanos, respeitando sempre o distanciamento social e a facilidade de higienização, principalmente nos abrigos de ônibus, bancos de praças, dentre outros.”
Espaço para o trabalho remoto adequado às necessidades
A pandemia reforçou a tendência do trabalho remoto. O home office, muito provavelmente, não se encerrará ao final da crise de saúde. A arquiteta argumenta que muitas empresas estão reduzindo seus espaços de trabalho, e estes têm ido para as casas dos funcionários. “As adaptações mais pedidas, sem dúvida, foram a inclusão de um local de trabalho em casa com silêncio e conforto, sempre bem iluminado e ventilado. As cozinhas também estão na mira das famílias, que passaram a utilizá-la com mais frequência”, observa Fernanda.
Dessa forma, o Unicsum acredita que a Arquitetura e o Urbanismo têm um papel social importante para a sociedade. “É nosso dever e obrigação levar a quem não tem acesso nossa ajuda, com projetos e ideias para que todo indivíduo tenha uma vida digna e com o mínimo de conforto possível. O arquiteto urbanista está disponível para qualquer classe social sem distinção”, finaliza a coordenadora, ciente da demanda por mais arquitetos em JF.
Leia também: Assistência jurídica: Núcleo do Unicsum orienta comunidade
UNICSUM: Centro Universitário do Sudeste Mineiro
Av. Presidente Itamar Franco, 3170
Tel.: (32) 2104-9090
Instagram: @unicsum
Facebook: /unicsum
Site: unicsum.edu.br