Saiba mais sobre o selo SIM, que garante qualidade a produtos da região

PUBLIEDITORIAL

Selo SIM beneficia a produção rural e urbana, ao legalizar produtos de pequenos empresários e oferecê-los com mais segurança aos consumidores


Por AMPAR/CIMPAR

05/07/2021 às 07h00

selo SIM

rio pombario pombaO Serviço de Inspeção Municipal (SIM), prestado pela AMPAR/CIMPAR aos municípios associados e consorciados é fundamental, pois o selo SIM permite a pequenos produtores comercializarem seus produtos de origem animal e trabalharem na legalidade. Só nos seis primeiros meses deste ano, entre janeiro e junho, o número de municípios associados subiu de 17 para 23. São mais de 100 produtores cadastrados, 30 registros liberados, e já há 250 produtores visitados. A área de abrangência conta atualmente com 1,2 milhão de pessoas com livre comercialização. A expectativa é que até o fim deste ano o número de registros liberados chegue a 50.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo que o SIM incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transforma-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida. Com o selo SIM, os produtos têm aceitação em estabelecimentos comerciais formais e no mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), assim como abre a possibilidade de participar de licitações.

Outro importante passo está a caminho: o CIMPAR está conquistando a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A previsão é a de que, daqui a cerca de dois anos, todos os produtores estejam cadastrados para a comercialização em todo o território nacional.

Capacitação e aquisição do selo SIM

No imaginário popular, a maioria dos órgãos de inspeção é vista como punitiva. Por isso, a equipe do SIM entende a necessidade de mudar essa realidade e tem desenvolvido um trabalho que conta cada vez mais com cidades consorciadas. Por meio do consórcio, a equipe consegue atender vários municípios, tornando o serviço acessível e eficaz. Com foco em ajudar o produtor, o trabalho é realizado com a metodologia baseada na conscientização e na educação. Após a abertura do processo, uma equipe de inspeção vai até a empresa e faz uma vistoria detalhada. O prazo para aquisição do selo varia de acordo com a realidade de cada propriedade.

São feitas ainda diversas oficinas e capacitações. O último evento foi nos dias 10 e 11 de junho. Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a equipe AMPAR/CIMPAR Zona da Mata participou de uma Oficina de Trabalho para Orientação dos Serviços de Inspeção Municipal. De forma virtual, participaram gestores públicos, responsáveis técnicos e empresas registradas junto ao SIM.

 

Leia também: Cataguases: Mais saúde e melhorias para a população

consórcioconsórcioPara ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.