Assembleia do CIMPAR reúne cerca de 20 prefeitos
PUBLIEDITORIAL
Com todas as medidas de segurança, o CIMPAR apresentou trabalhos desenvolvidos pelo consórcio; encontro também teve votações e prestações de conta
Na última quinta-feira (29), aconteceu a Assembleia Ordinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraibuna (CIMPAR). Esta foi uma das primeiras reuniões presenciais, reunindo cerca de 20 prefeitos ou seus representantes, com todas as medidas de segurança. Desde a posse do atual presidente, José Maria Novato, que inclusive foi on-line, não foi possível reunir tantos nomes quanto agora, graças à melhora da pandemia nas cidades. Ainda assim, ele lembra dos necessários cuidados para conter a Covid-19, em vista dos entes perdidos nas cidades, sendo homenageados no minuto de silêncio proposto por ele. Além disso, Novato pontuou o constante crescimento da associação com a inserção de novas cidades, o que possibilita o aumento dos trabalhos e dos números. Esses encontros são o que fortalecem a atuação do consórcio, sempre focado no desenvolvimento das cidades.
“Tivemos uma presença maciça dos nossos consorciados, e isso demonstra a grandeza do nosso consórcio, que executa diversos projetos desenvolvidos em parceria com a AMPAR”
José Maria Novato
Presidente AMPAR/CIMPAR Zona da Mata e prefeito de Ewbank da Câmara
Paulo Neves, secretário executivo do CIMPAR, foi o responsável por apresentar os números atingidos e os trabalhos desempenhados até então. O primeiro destaque foi para os 500 mil metros quadrados de asfalto de qualidade, e com preço abaixo do praticado no mercado, que foram colocados em torno de 15 municípios a partir dos contratos firmados.
SIM: valorização do pequeno produtor
Além disso, com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que valoriza o pequeno produtor de alimento de origem animal e, ainda, garante produtos de qualidade para a região, cerca de 22 municípios aderiram ao serviço, abrangendo uma área de um milhão de consumidores, totalizando mais de 300 produtores assistidos, 40 deles com certificado, o que permite comercializar em toda região dos municípios consorciados. O foco é fazer com que cada vez mais produtores tenham o certificado para ampliar o seu mercado. Para esse próximo trimestre, a expectativa é que, ao todo, 65 produtores estejam certificados.
Trabalho eficaz nas 37 cidades associadas
Cerca de 7.500 castrações já foram realizadas, o que diminui significativamente o número de novos animais nas ruas das cidades, além de todos serem feitos de maneira qualificada, com segurança e grande aceitação por parte, inclusive, de outras associações. Outro serviço eficaz é o de topografia. Ao todo, mais de 72 milhões de projetos já estão prontos, realizados pela equipe multidisciplinar do CIMPAR, atendendo, além de outros, 30 municípios que fazem parte do consórcio. Em relação ao meio ambiente, 2.100 árvores nativas já foram compensadas.
Na pandemia, o trabalho não parou. Várias ruas foram desinfectadas, máscaras foram distribuídas, além de outras ações para minimizar o contágio pelo coronavírus.
União dos prefeitos
Paulo Neves lembra que todos esses serviços são realizados com qualidade e equipe à disposição do município, com preço abaixo do mercado e sem burocracia. Além disso, ele pontua que a maior importância de associações como essa é o compartilhamento de problemas entre os prefeitos, por meio dos canais de comunicação, que rapidamente são resolvidos com base na experiência de outros municípios. Cada demanda é recebida e analisada, para que as melhores soluções sejam realizadas.
“A avaliação da Assembleia Ordinária foi muito positiva e serviu para integrar os prefeitos e unir, ainda mais, a força do consórcio”
Paulo Neves
Secretário executivo do CIMPAR
Durante o encontro, foram apresentados a prestação de contas e o orçamento de 2022, sendo aprovados por unanimidade entre os presentes. O CIMPAR, realiza licitações coletivas e o resultado, são produtos de qualidade, com preços baixos, além de facilitar e agilizar as obras e aquisição de materiais e equipamentos. Na assembleia, três delas foram apresentadas por representantes de empresas licitadas: Led, Peças e Play Table.
Pioneira em Minas Gerais, a Brigada de Incêndio de Astolfo Dutra apresentou o trabalho prestado e fez a proposta de sua realização através do CIMPAR.
Leia também: Rio Preto prioriza investimentos na saúde e no turismo
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br