Delivery em JF: Tendência que veio para ficar

PUBLIEDITORIAL

Entidades que representam o setor de alimentação fora do lar destacam que o serviço de delivery foi a alternativa para melhorar processos e manter o atendimento ao cliente


Por Abrasel/SHRBSJF

01/03/2021 às 07h00

O setor de alimentação fora do lar foi um dos mais atingidos pela pandemia provocada pelo coronavírus, que em março completa um ano. O momento, ainda sem precedentes na história recente, trouxe muitos desafios para o segmento e mostrou que os empresários que não criaram alternativas para manter a rentabilidade dos seus negócios ficaram para trás. O delivery em JF é uma realidade.

Foi assim que muitos bares e restaurantes entenderam o recado e buscaram modernizar seus processos e o seu posicionamento, sobretudo no digital. Com as portas fechadas e a clientela em casa, o delivery foi a saída para manter as atividades. Das 1.233 empresas que foram abertas em Juiz de Fora no ano passado no ramo de alimentação, conforme dados do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, 475 delas correspondem aos serviços de delivery.

PUBLICIDADE

“O primeiro fechamento dos bares e restaurantes aconteceu no dia 19 de março. Até o momento foram muitas idas e vindas. Neste período, percebemos que o delivery em JF trouxe um alívio e uma melhoria para o setor. Além dele, tivemos o ‘take away’, que é a retirada do pedido no próprio restaurante”, destaca a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona da Mata (Abrasel/ZM), Francele Galil.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora, João José Ferreira Alves, o delivery foi importante para os estabelecimentos não fecharem totalmente, e também levou aqueles que não tinham o serviço a inovarem e partirem para a divulgação dos seus negócios nas mídias sociais.

“Já estava na hora de acontecer essa modernização. Aqueles mais conservadores, que não tinham ainda serviço no estabelecimento, se viram obrigados a montar o delivery em JF. Hoje isso é mais fácil, pois temos aplicativos e operadoras de serviço de entrega. Isso complementou e veio pra amenizar a situação”, pontua.

“A nossa campanha ‘Estamos de volta’ é: se você se sente confortável pode vir, que seguimos todos os protocolos, como distanciamento entre mesas, uso e fornecimento dos EPIs e álcool em gel. Mas aquele que se sentir temeroso, pode receber no conforto de casa pelo delivery”
Francele Galil
Presidente da Abrasel/ZM

 

 

“O delivery é muito importante, mas o atendimento presencial é vital. Muitas pessoas foram demitidas no setor, então essa volta é essencial. Eu sinto que as pessoas já estão desejando esse retorno”
João José Ferreira Alves
Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora

Festival e movimento para a retomada segura das atividades

Neste quase um ano de pandemia, entre fechamentos e aberturas dos estabelecimentos, ou parte deles, tanto a Abrasel/ZM quanto o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares, promoveram iniciativas para que seus associados pudessem dar continuidade aos seus negócios.

Em maio de 2020, por exemplo, a Abrasel/ZM criou o Festival Gastronômico JF Delivery para incentivar as pessoas a comprarem por delivery. “O festival foi o primeiro passo para promover esse novo conceito de consumo. Foi uma tentativa para amenizar os impactos e prejuízos. Uma solução paliativa que modificou o funcionamento dos estabelecimentos e o comportamento dos consumidores também”, avalia Francele.

Atualmente, ambas as entidades lideram o movimento “Estamos de volta”, que preza pela retomada das atividades presenciais dentro das normas e protocolos de segurança preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é que todos se sintam confortáveis nos ambientes físicos e possam voltar a frequentar estes espaços.

“Mesmo estando com parte dos restaurantes de portas abertas, percebemos que nem todas as pessoas retornaram aos espaços. Por isso, a nossa campanha é: se você se sente confortável pode vir, que seguimos todos os protocolos, como distanciamento entre mesas, uso e fornecimento dos EPIs e álcool em gel. Mas aquele que se sentir temeroso, pode receber no conforto de casa pelo delivery. Continuamos incentivando o consumo pelos serviços de entrega”, explica a presidente da Abrasel/ZM.

O objetivo da campanha “Estamos de volta”, como ressalta o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares João José, é receber os clientes de braços abertos, mas com a segurança e a confiança que o momento pede. “O delivery é muito importante, mas o atendimento presencial é vital. Muitas pessoas foram demitidas no setor, então essa volta é essencial. Eu sinto que as pessoas já estão desejando esse retorno também, já há uma grande procura nos bares e restaurantes”, finaliza João José.

Leia também: Estamos de volta: Abrasel/ZM e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares promovem retomada consciente

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Zona da Mata)
Endereço: Rua Halfeld, 414/Sala 401, Centro
Telefone: (32) 3025-1449 / (32) 99198-2167
E-mail: abraselzm@abrasel.com.br
Site: www.zm.abrasel.com.br
Instagram: @abrasel_zm

Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Juiz de Fora
Endereço: Avenida Rio Branco, 2.370/Sala 1.203, Centro
Telefone: (32) 3215-1016
E-mail: contato@sindicatojf.com.br
Site: sindicatojf.com.br

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.