Morar bem | Como decorar imóveis alugados?


Por Alethéia Westermann

27/05/2017 às 07h00

1

Como decorar um apartamento alugado e deixar os ambientes com a cara dos moradores? Quando o imóvel não é seu, investir na decoração ou em uma reforma completa nem sempre é a melhor solução. Alguns detalhes podem não agradar, como um piso antiquado, uma janela maltratada pelo tempo ou um azulejo antiquado, mas isso não significa que a casa ou apartamento precisa ficar com cara de improviso.

PUBLICIDADE

O jeito é encontrar soluções interessantes para deixar o ambiente com mais personalidade, aconchegante e acolhedor, sem gastar muito. O segredo é investir em opções que possam ser retiradas futuramente, ou apostar em recursos que possam ser reaproveitados em outro lugar.

Azulejos de cozinha e banheiros podem ser um problema. Felizmente existem algumas soluções para amenizar a situação e trazer frescor ao antiquado. Os adesivos de azulejos são uma alternativa. Baratos e práticos, são colados sobre os azulejos e possuem diversos estilos de estampa, inclusive imitando ladrilhos hidráulicos. Enchem o cômodo de estilo, e sua aplicação é rápida, além de ser fácil de retirar e não deixar vestígios de um dia ter existido.

Se o piso não é o ideal ou mesmo sem graça, uma sugestão prática é usar tapetes para cobrir o que não lhe agrada. Podem ser usados em todos os ambientes, deixando-os mais coloridos, bonitos e aconchegantes. Além disso, ajudam a disfarçar eventuais imperfeições do piso. Outra alternativa são os laminados de madeira flutuante. Ótima opção na hora da reforma, podem ser instalados por cima do piso antigo. O sistema de encaixe, que não utiliza cola, torna a instalação mais rápida, fácil e sem sujeira. Se precisar ser retirado na hora da entrega do imóvel, é só soltá-lo (e pode até ser reaproveitado se bem retirado).

Na hora de comprar os móveis, leve em conta o tamanho do imóvel. Para não comprometer a circulação do ambiente, eles precisam ser proporcionais ao espaço. Invista em móveis de design que podem ser levados em uma eventual mudança. Existe uma infinidade de mobiliários prontos, com medidas padrões, design bacanas e bons preços. Com certeza você vai achar uma estante, um rack ou um buffet lindo que vai poder te acompanhar depois para outro imóvel. O mesmo vale para cortinas no lugar de persianas.

A instalação de nichos e prateleiras é extremamente funcional, deixando o ambiente mais organizado. Podem ser usados em banheiros – para produtos de higiene, roupas de banho -, cozinhas e lavanderias – para louças e talheres, potes, materiais de limpeza e outros utilitários -, em quartos – organizando seus pertences como acessórios, sapatos e roupas – e em salas, principalmente para decoração.

Para deixar qualquer ambiente cheio de personalidade, os quadros e os pôsteres são ótimas soluções para transformar um ambiente vazio e sem graça num clima mais despojado. E não há limitações quanto aos cômodos: eles podem estar no quarto, sala, banheiro, cozinha e até na lavanderia. Além disso, podem ficar apoiados nos móveis e até mesmo no chão ou em prateleiras mais finas já encontradas nas lojas. É só prendê-las na parede e apoiar tantos quadros quanto desejar!

O conteúdo continua após o anúncio

Por fim, a iluminação. Caso não possa ser trocada, foque em formas alternativas e que não dependam diretamente da fiação elétrica. Abajures e luminárias de mesa ou de maior porte são boas opções. Vale ainda aproveitar os pontos de luz existentes e investir em belos lustres ou pendentes (que depois você leva para seu novo apartamento com facilidade).
Leia também o blog

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.