Lavabos, pequenos notáveis!


Por Alethéia Westermann, Arquiteta

26/11/2016 às 07h00- Atualizada 30/11/2016 às 12h25

A decoração do lavabo, ou mesmo do banheiro social, deve ser pensada quase como um cartão de visitas da casa, pois além dos donos, é o lugar também frequentado pelos convidados. E, em tempo de festas, é hora de dar uma atenção melhor a este local de dimensões reduzidas, mas nem por isso menos importante.

Por não ter umidade, uma vez que não há duchas, chuveiros e banheiras, podemos abusar nas opções de materiais de acabamento, tais como: madeiras, papéis de parede, pedras, ladrilhos, louças sanitárias e cubas de outras cores, espelhos…

PUBLICIDADE

Aliás, os espelhos são um ótimo truque para ampliação dos ambientes. Podem ser utilizados de várias maneiras, desde inteiros revestindo toda a parede, ou em composições de vários formatos e sobreposições. Além de sofisticar o ambiente, dependo do ângulo explorado, são capazes de agregar outros elementos decorativos através de seus reflexos. Já imaginou trazer um jardim externo para dentro do ambiente somente pela projeção do espelho?

É fato que uma paleta com cores claras amplia os espaços e, seguindo as mesmas tonalidades, texturas e conceito dos ambientes próximos, trará harmonia ao conjunto, mas se a ideia for criar um contraponto, as cores escuras são bem-vindas e dará uma atmosfera sóbria e elegante.

Outro ponto de destaque é a iluminação. Como sua função é cênica, aposte nos focos indiretos, seja no teto ou embutidos nos espelhos. Se o ambiente permitir, pendentes sobre a bancada ou arandelas nas paredes reforçam o decor.

Quadros, fotos, pôsteres, plantas naturais e artificiais (cuidado só com a proporção e a espécie adequada), livros, recordações de viagens, tapetes…. são ótimos objetos para decorar qualquer lavabo, mas invista também nos acessórios que deixarão o ambiente bonito e em ordem, como bandejas, saboneteiras, aromatizadores, creme para as mãos e belas toalhas.

Enfim, tudo pode! Só não pode se esquecer de colocar sua personalidade.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.