Varandas valorizam imóveis em até 40%

Espaços estão entre os mais cobiçados na hora de comprar um apartamento, modelo gourmet é o favorito entre os consumidores


Por Gracielle Nocelli

22/03/2018 às 07h52

Imagem: Marcela Peixoto/Arquitetura e Design

Por ser uma solução arquitetônica adequada a climas quentes, a varanda está presente nas construções brasileiras desde o período colonial. Mas foi de alguns anos para cá, principalmente após a verticalização das cidades e a diminuição do tamanho das famílias, que este espaço se tornou muito cobiçado. Para quem mora em apartamento, a varanda é sinônimo de maior qualidade de vida por aumentar o conforto, a ventilação e ser um espaço de convivência para receber visitas.

Com a grande demanda do público, os imóveis com varanda passaram a ter maior liquidez, o que significa que são vendidos ou alugados mais rapidamente. Em decorrência desta procura, os valores também são mais altos. Um imóvel com varanda pode ser até 40% mais caro do que outro que mantenha as mesmas características, mas não possui este ambiente.

PUBLICIDADE

A arquiteta Marcella Peixoto explica os elementos que caracterizam a varanda. “É um espaço de transição, com área coberta e aberta, localizado entre os ambientes externo e interno da edificação. É um espaço confortável, exposto ao ar fresco e luz natural, e protegido da chuva e da radiação solar direta.”

Dentre as várias vantagens das varandas, ela destaca que são responsáveis por aumentar o conforto térmico dos cômodos adjacentes. “Elas sombreiam as portas de acesso aos ambientes internos, evitando o calor proveniente do sol. Sendo assim, quando bem projetadas, configuram uma solução de projeto ambientalmente correta.”

 

Varandas gourmet são as mais procuradas

varanda5varandas1
<
>
Imagem: Marcella Peixoto/Arquitetura e Design

O modelo gourmet está entre os mais procurados pelos consumidores. “A busca por imóveis com este tipo de varanda tem aumentado proporcionalmente ao crescimento das cidades e a verticalização das mesmas. É uma forma das pessoas não se sentirem tão aprisionadas, de terem mais contato com a natureza, cultivando plantas e garantindo espaço para animais de estimação”, observa o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), Vinícius Ângelo Araújo.

Para ele, o aumento do interesse por gastronomia também contribuiu para a popularidade das varandas gourmet. “A busca por uma boa alimentação, com a valorização do ato de cozinhar entre amigos, como forma de socialização e prazer, gerou uma procura imensa por estas áreas de convivência.”
A arquiteta Marcella Peixoto concorda. “As tendências de uso nos espaços estão relacionadas à evolução do modo de viver das pessoas. Como se tem observado uma grande tendência de receber e cozinhar em casa, os espaços gourmet têm se tornado mais frequentes e valorizados nos imóveis. As varandas gourmet são o palco ideal para estas atividades, pois além de serem espaços agradáveis, amplos e ventilados, podem ser utilizadas de modo integrado com a sala, ampliando visualmente os espaços internos, que são cada vez menores nos apartamentos.”

A arquiteta Débora Fouraux ressalta a mudança no próprio conceito do ambiente. “A varanda deixou de ser apenas um espaço de relaxamento ou local para colocar roupa pra secar, passando a ser uma das principais áreas sociais da casa. A varanda gourmet se tornou o lugar preferido para reunir a família e receber os amigos, além de contribuir muito com a iluminação e ventilação do imóvel.”

 

Fator decisivo para a compra de apartamento

Imagem: Marcela Peixoto/Arquitetura e Design

Para quem deseja comprar um apartamento, as varandas são unanimidade. “É uma alternativa de aproximação do conforto que a casa proporciona”, avalia o sócio da Invest Imóveis, Washington Frade Pires. “É um espaço que se tornou comum nas construções mais novas, exatamente pela demanda existente, e que agrega valor ao imóvel por oferecer maior qualidade de vida.”

O diretor da Brasil Imóveis, Heuder Santana, explica que a presença de varandas é um fator decisivo na hora da compra. “Como a maioria das casas já possui áreas externas, como quintal e espaço gourmet, a demanda é maior por apartamentos com varanda. Normalmente, o cliente se preocupa mais na hora de comprar do que alugar um imóvel, pois muitas das vezes, este imóvel poderá ser definitivo, logo, a exigência da varanda é muito maior na hora da compra do que na hora de alugar.”

Em Juiz de Fora, ele destaca que os bairros mais procurados são Granbery, Bom Pastor e Santa Helena. “Um apartamento no Bom Pastor de dois quartos com varanda gourmet tem tíquete de R$ 404 mil, enquanto outro no mesmo endereço, sem varanda está a venda por R$ 285 mil. As varandas em apartamentos valorizam a área construída”, afirma. “Mas, sem dúvida, onde quer que seja o bairro e qual seja o poder aquisitivo do comprador, o imóvel com varanda é muito desejado por clientes de diferentes perfis.”

A mesma movimentação é observada nos capitais, como Belo Horizonte. “O efeito maior do apartamento com varanda aos moradores é a sensação de estar ao ar livre, de poder relaxar e dar uma pausa ao cotidiano que se torna cada vez mais estressante nas grandes cidades”, analisa o vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), Vinícius Ângelo Araújo.

Ele compara a demanda deste tipo de imóvel com as casas. “A busca por casa diminuiu bastante, principalmente pelo aumento da criminalidade e ineficiência da Segurança Pública. Além de outros fatores como a diminuição do tamanho das famílias e o alto valor agregado das casas pela escassez de lotes para construção, em bairros mais urbanizados. ”

O conteúdo continua após o anúncio

 

Para todos os gostos e tamanhos

Imagem: Marcella Peixoto/Arquitetura e Design

Se engana quem pensa que apenas imóveis grandes podem abrigar varandas. “É um espaço possível de ser feito em diversos tipos de imóveis, sejam casas, edifícios residenciais, comerciais ou institucionais. O tamanho independe da metragem do imóvel, estando relacionado aos interesses do usuário do espaço e como ele deseja utilizá-lo”, orienta a arquiteta Marcella Peixoto. Ela destaca que a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da legislação urbana, incentiva a inserção de varandas que tenham até 15% da metragem do pavimento.

Nos projetos que incluem varanda, a especialista destaca a importância de ouvir o que o cliente quer. “Alguns requisitam por questões estéticas e compositivas da fachada, outros para permitir o aproveitamento da vista do terreno. Como novidade de solicitação, nos últimos anos, temos justamente a varanda gourmet sempre com uso integrado à área social da residência, e, muitas vezes, também à área de lazer (deck e piscina). Alguns clientes pedem este ambiente anexo às salas, aproveitando a área social como um todo. Outros preferem integrar à cozinha, economizando parte da infraestrutura necessária para a utilização do espaço, sendo possível aproveitar aparelho de jantar, cooktop, forno, geladeira.”

 

Uso das varandas requer cuidados

Dentre os alertas aos consumidores que desejam um imóvel com varanda estão à atenção às regras de condomínio, tanto para realizar modificações e personalizações no espaço, quanto para o uso como área de convivência.
Os especialistas destacam que antes de modificar qualquer estrutura ou composição da varanda é preciso se informar com o condomínio sobre o que pode ou não ser feito. Na hora de receber visitas, também é importante seguir as regras para não incomodar os vizinhos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.