Dando bandeira


Por Bárbara Riolino Repórter

19/11/2016 às 07h00

A COZINHA em verde e amarelo é uma criação do arquiteto Decio Navarro

A COZINHA em verde e amarelo é uma criação do arquiteto Decio Navarro

PUBLICIDADE

CADEIRA LEMBRA bandeira da Itália, uma versão estilizada da Cadeira Vermelha, design dos irmãos Campana

CADEIRA LEMBRA bandeira da Itália, uma versão estilizada da Cadeira Vermelha, design dos irmãos Campana

ALMOFADAS EM formatos geométricos desconstroem a bandeira do Brasil

ALMOFADAS EM formatos geométricos desconstroem a bandeira do Brasil

A SALA ganha ares londrinos com aplicação da bandeira do Reino Unido no aparador

A SALA ganha ares londrinos com aplicação da bandeira do Reino Unido no aparador

Só nos lembramos de usar bandeiras na decoração da casa em época de Copa do Mundo ou quando o time do coração está em uma boa fase. Mas suas cores comportam-se como verdadeiras paletas que inspiram projetos cheios de estilo e personalidade, expondo o lado patriota ou fazendo um registro singelo da nação onde os antepassados tiveram sua origem. Já que neste sábado, dia 19 de novembro, comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, vão aí algumas dicas de como usar bandeiras em ambientes diversos e o ano inteiro.

Para o designer de interiores Filipe Lima, o ponto de partida são as cores, que podem ser exploradas nas variações entre tons pastéis e acinzentados ou partir do contraste total. “Algumas marcas de revestimentos como porcelanatos, pisos e pastilhas apresentam coleções temáticas e inspiradas em bandeiras”, observa.

Outra opção é desconstruir o formato tradicional da bandeira, lançando mão de adornos que apresentam releituras, como quadros, vasos, livros, estampas e estofados.Vale, ainda, utilizar tapetes e papéis de parede, usando as formas ou apenas as tonalidades. “O equilíbrio é o segredo de tudo, e, como vamos lidar com uma carga visual muito forte, a composição precisa acompanhar uma temática que valorize essa aplicação”, comenta.

O conteúdo continua após o anúncio

 

Criando ambientes

As ideias para a composição de ambientes inspirados nas bandeiras são as mais plurais possíveis. Para áreas de recepção de convidados, Filipe sugere a criação de uma “varanda brasileira”, trabalhando o verde e o amarelo por meio do piso, plantas e acabamento dos móveis. Uma sala, por exemplo, pode ganhar os ares de Londres, a partir da utilização de cores mais sóbrias ou claras, contrastando com a aplicação da bandeira do Reino Unido em poltronas e aparadores. “Quartos de criança e adolescente são perfeitos para explorar o tema, assim como as cozinhas. Uma sugestão é construir a cozinha com o tema ‘Brasil Império’, utilizando o verde, o amarelo e o azul em formas envelhecidas”, pontua Filipe.

Não é festa

Ao optar pelo uso das bandeiras na decoração, é preciso ter cautela para que o cômodo não se transforme em um ambiente temático, como se fosse a decoração de uma festa. Filipe ressalta que a utilização em excesso de cores, adornos e aplicações pode causar um cansaço visual e deixar o ambiente muito caricato.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.