Importância da prevenção e do uso de profissionais especializados na manutenção predial

Ações preventivas podem evitar prejuízos e garantir mais segurança


Por São Paulo(AE/Dino)

18/01/2018 às 07h00

Para-raios, sistemas elétricos, instalações de gás, limpeza de piscina, manutenção de elevadores e outros itens que precisam ser checados. Antes de contratar um profissional qualificado ou uma empresa para executar um projeto de manutenção predial, é importante verificar se tudo está dentro do plano de prevenção ou reparos para que se possam garantir as condições de segurança, confiabilidade e conservação das edificações conforme foram projetados.

A melhor maneira de conservar a estrutura de um imóvel em dia é realizando uma manutenção predial que garanta as perfeitas condições do local. Talvez você não saiba, mas a manutenção predial nada mais é do que um conjunto de atividades técnicas, operacionais e também administrativas para garantir que a estrutura da edificação não ofereça riscos, transmitindo confiabilidade aos frequentadores e reduzindo custos com manutenções fora do cronograma e evitando pesadelos com obras. Em alguns casos, quando esse processo não existe ou não acontece com a frequência necessária, a estrutura da edificação acaba ficando comprometida.

PUBLICIDADE

Embora muitas pessoas achem um exagero realizar a manutenção predial e acreditem em gastos desnecessários, não deixe de dar atenção ao fio descascado ou a parede rachada. A manutenção predial é importante em imóveis industriais, residenciais e comerciais, principalmente, quando o assunto estiver relacionado à manutenção em sistemas elétricos, hidráulicos ou estruturais.

A manutenção predial é importante para minimizar gastos excessivos com eventuais reformas e correções e não deve ser encarada como algo improvisado ou casual, além de ter ciência de que é um serviço técnico que exige capacitação apurada. A responsabilidade total pela manutenção das edificações é do proprietário do imóvel e o profissional qualificado contratado para executar o serviço deve seguir as orientações estabelecidas em normas técnicas. Mas, quais profissionais são responsáveis em cada área de manutenção? (ver quadro)
Existem centenas de profissionais e empresas no mercado que são especializados em serviços de manutenção predial. Por isso, fique atento aos primeiros sinais de intervenção no imóvel e contrate apenas as que são qualificadas do segmento. Faça uma busca em diversos meios de comunicação, para obter o máximo de informações sobre a empresa antes de fechar contrato.

Cuidados evitam desvalorização e redução da vida útil

Para definir a estratégia mais adequada na hora de fazer a reforma ou manutenção, avalie quais serão as intervenções, reparos, restaurações necessárias ou se quer modernizar algum ambiente na sua casa. De maneira geral, a melhor manutenção que você pode fazer é a preventiva, aquela que normalmente é feita antes que algum problema comece a dar os primeiros sinais de transtorno.

É importante lembrar que falhas de manutenção predial podem resultar em desvalorização e redução da vida útil da edificação e você não vai querer perder dinheiro na hora de vendê-lo, certo? Seu imóvel também necessita de atenção e manutenção e, por isso, elaborar um plano completo com todas as possíveis intervenções te fará poupar tempo e, certamente, gastos desnecessários.

Não é nada confortável fazer uma viagem longa sem saber como estão os freios ou pneus do carro. Já pensou o risco que sua família e você correm ao longo do trajeto? Com os imóveis a situação é semelhante e, por isso, você precisa sempre estar atento a qualquer sinal de que está na hora de fazer uma manutenção preventiva. E, para não correr nenhum risco desnecessário, contrate somente profissionais e empresas qualificadas para reformar ou realizar qualquer manutenção predial e evitar as dores de cabeça.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.