A casa por fora


Por BÁRBARA RIOLINO

17/09/2016 às 07h00

Espreguiçadeiras na área da piscina  em pastilhas amarelas (Marcelo Ribeiro)

Espreguiçadeiras na área da piscina em pastilhas amarelas (Marcelo Ribeiro)

PUBLICIDADE
Ateliê de paisagismo gastronômico como espaço de criatividade (Marcelo Ribeiro)

Ateliê de paisagismo gastronômico como espaço de criatividade (Marcelo Ribeiro)

Bistrozin  briga o restaurante da mostra e promete ser o ponto de encontro  (Marcelo Ribeiro)

Bistrozin briga o restaurante da mostra e promete ser o ponto de encontro (Marcelo Ribeiro)

Praça dos ipês com piso drenante, lançamento da mostra (Marcelo Ribeiro)

Praça dos ipês com piso drenante, lançamento da mostra (Marcelo Ribeiro)

Lounge de entrada tem inspiração toscana

Lounge de entrada tem inspiração toscana

Depois de conhecer alguns detalhes internos da Casa Design 2016, que abriu as portas ontem, o Casa & Cia convida você a um passeio pela área externa, que reserva muitas áreas de convivência, jardins e uma piscina revestida em pastilhas na cor amarela. Neste segundo ano de mostra, são 25 ambientes assinados por 45 profissionais, entre arquitetos, designers e paisagistas, que trazem como tema “Mantenha-se em movimento”, uma alusão ao deslocamento das pessoas em busca do novo e do moderno, além de tendências aplicadas em projetos residenciais e comerciais.

Piscina amarela

Nesta vibe, Cláudio de Landa, com Sumara Vilas Boas e Rafael Oliveira, assinam a área da piscina e praça de eventos. Segundo eles, a temática do Casa Design soou como uma saída criativa para este momento de crise, afinal, é nestas horas que deve-se criar. “Partimos à procura de um elemento chamativo, um ponto incomum, e assim escolhemos o amarelo (lima da Pérsia), pois sabemos que é a cor da criatividade. Esse foi o foco principal da estética, para quebrar a tradição da piscina azul ou verde”, explica Cláudio. A área de banho também é composta por um painel em aço corten do artista plástico Adauto Venturi e outros detalhes, como duchas de cobre. Para estruturar a praça de eventos, o grupo criou um deque em madeira que se projeta sobre a piscina, e as áreas de estar foram preenchidas com poltronas, chaises e mesas, protegidas por ombrelones.

O conteúdo continua após o anúncio

Espaço para o DIY

O ateliê de paisagismo gastronômico, assinado por Adriana Barros, é um verdadeiro convite aos adeptos do Do it yourself – DIY – “faça você mesmo”. A ideia é mostrar que esse tipo de ambiente pode ser montado em qualquer moradia, inclusive em espaços restritos, como áreas de serviço em apartamentos, despertando a montagem de arranjos e preparações de pratos. “É um espaço pessoal, que estimula a pessoa a dedicar seu tempo com atividades prazerosas, usando a criatividade”, explica. O ateliê é um espaço integrado ao da cozinha e abriga elementos naturais e frescos que podem ser cultivados em casa, como ervas, temperos, frutas e flores comestíveis. Eles criam uma ambiência estética e harmônica na decoração, equilibrando cores, texturas e formas, provocando uma experiência sensorial. “É requintado aos olhos, mas de alma orgânica”, ressalta.

Degustação

Chamado de ‘Bistrozin’, o espaço acolhedor é assinado por Érica Moraes, Gabriela Kistenmacker Pires e Thayssa Barros. É nele que funciona o restaurante do evento. Madeira e vidro estão presentes no ambiente, que também abriga paredes pretas, como se fossem lousas, com desenhos em giz, tendência na decoração. “Permite que as pessoas soltem a imaginação e a criatividade, seja para escrever ou desenhar, com a facilidade de poder refazer quando quiser, e vai bem em vários ambientes tanto residenciais quanto comerciais”, reforça as arquitetas. O Bistrozin é um exemplo de mix de estilos, algo bem forte dentro da arquitetura atual, que utiliza o contraste harmônico entre o velho e o novo, o sofisticado e o rústico. As arquitetas mesclaram o estilo de pub e bistrô em um só lugar.

Terraço

É lá, bem do alto da casa, que se avista o terraço contemporâneo assinado por Aline Vanelli e Moisés Veriato. Segundo os arquitetos, a definição deste espaço se deu pela criação de um ambiente para ser apreciado em família, fonte de lazer e um contive à contemplação do pôr do sol. “Criamos um lounge onde é possível relaxar e passar o tempo lendo ou simplesmente apreciando o lugar em uma roda de amigos. Com o cair da noite, o lightning design foi pensado para criar uma atmosfera intimista e serena”, destacam. Para criar o ambiente, foram utilizados materiais fabricados com alta tecnologia, como o painel de parede em HD, semelhante a uma parede industrial desgastada.

Sustentabilidade

O lounge externo, assinado por Cristiane Capobiango, Marcio Andrade, Paula Dilly e Gustavo Wunderlich, foi inspirado na Itália, com cores, texturas e aromas típicos, que mexem com os sentidos. O ambiente é composto por piso cimentício amadeirado feito artenasanalmente por um artista local, peças em ferro e mobiliário com materiais próprios para a área externa, com destaque para a ombrelone de haste lateral da linha Butzke. “O paisagismo é tipicamente Toscano em um jardim volumoso, não necessariamente simétrico, com destaque para as flores, a horta aromática e as oliveiras”, ressalta a equipe. A praça dos ipês teve como conceito a sustentabilidade, a partir do contêiner que abriga uma exposição de cachaças, proporcionando atmosfera mineira e acolhedora. Os profissionais adotaram materiais como o piso drenante, lançamento da mostra, e o telhado verde. Para compor a ambientação, peças vintage e bancos esculpidos em troncos de madeira.

MOSTRA CASA DESIGN 2016

De quarta a domingo e feriados, das 14h às 22h, até 30 de outubro

Rua Randall de Oliveira, 107 – Bairro Aeroporto

Casa Design Contêiner

Loft com tendências e venda de convites

Estacionamento do Independência Shopping

Entrada gratuita

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.