Cantinho para um bom churrasco


Por BÁRBARA RIOLINO

13/08/2016 às 07h00

Outra dica é investir em uma churrasqueira em alvenaria, com tijolos aparentes e equipamentos, como forno e fogão a lenha

Outra dica é investir em uma churrasqueira em alvenaria, com tijolos aparentes e equipamentos, como forno e fogão a lenha

PUBLICIDADE

Para quem gosta de “queimar uma carne”, qualquer desculpa vira motivo para acender a churrasqueira. Se for Dia dos Pais, então, melhor oportunidade não há. O mais legal é que esses ambientes deixaram de ser uma exclusividade de casas e podem ser construídos em locais menores, como os apartamentos. Um cantinho mais arejado é suficiente para o projeto. “Além da área externa, estamos indicando a utilização de churrasqueiras dentro de cozinhas ou em varandas de apartamento”, destaca a arquiteta Márcia Lanna.

Os modelos vão desde os tradicionais, com uso de carvão, aos elétricos, a gás e a bafo. “A churrasqueira a carvão continua ser a preferida, pelo sabor defumado que dá à carne. Elas podem ser portáteis ou fixas, instaladas em ambientes internos ou externos, desde que possuam uma exaustão para retirar a fumaça ou estejam em área aberta para ventilação”, explica.

Lanna destaca que os modelos a gás e elétricos podem ser embutidos e são de fácil limpeza e manutenção, sendo os ideais para varandas de apartamentos ou cozinhas. Já o modelo a bafo, comum em casas e filmes americanos, é uma boa opção para quem quer alimentos com sabor defumado.

 

Estilo

Após decidir pelo tipo de acendimento, para as churrasqueiras fixas, a dica é adquirir o modelo pré-moldado ou de inox. A arquiteta ainda recomenda, se possível, a contratação de empresas especializadas em construção de churrasqueiras de alvenaria. “Para dimensionar a churrasqueira, deve-se levar em conta o tamanho da área de lazer que dará suporte”, destaca.

Para equipar o espaço, uma bancada pode ser construída para servir de apoio ou agregar outros equipamentos, como chopeira, fogão a lenha, forno de pizza, cooktop e cubas de pia. “Se for mais rústico, cabem tijolos aparentes e materiais naturais como madeira, pedras e cimento queimado, telhado colonial, pinturas ou ladrilhos hidráulicos. Para os mais modernos, indico a churrasqueira em inox, com paredes de vidro temperado, bancadas em granito, revestimentos com detalhes em madeira e alto relevo.”

 

O conteúdo continua após o anúncio

Tecnologia

Para proporcionar mais conforto, Lanna sugere colocar uma lâmpada dentro da churrasqueira, espetos rotativos, grelhas elevatórias e gira-gril. “Outras novidades do mercado são o controlador digital de temperatura e as tampas de boca da churrasqueira que ajudam na estética, impedem o cheiro do churrasco velho e do carvão de passar para o ambiente e ainda permitem fazer cozimentos a bafo ou funcionar como forno.”

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.