Ossos do ofício


Por ALETHÉIA WESTERMANN, ARQUITETA

03/09/2016 às 07h00

Os Home Offices têm se tornado tendência mundial, principalmente, nos grandes centros onde os deslocamentos são grandes e o trânsito, caótico. As vantagens são inegáveis, tanto é que muitos profissionais escolhem esse caminho em busca de uma flexibilidade de horários, conforto do dia a dia e baixo custo. Soma-se a isso o avanço das tecnologias de comunicação, como a popularização dos computadores, o boom da internet e a praticidade de ter o mundo ao alcance pelos smartphones. Porém, mesmo estando em casa é preciso criar um ambiente de trabalho com disciplina para que a rotina funcione bem, evitando as distrações e perda de produtividade.

Ter um canto da casa separado dos principais cômodos de convivência é um dos requisitos sugeridos. Se for possível, uma entrada independente facilitará quando houver necessidade de receber clientes ou fornecedores. Todavia, se não houver um cômodo exclusivo para ser transformado em um escritório, ou mesmo se suas atividades funcionam bem compartilhadas com outros espaços, a dica é otimizar a funcionalidade sem sobrecarregar o ambiente.

PUBLICIDADE

Aposte numa decoração agradável com mobiliários e peças de design limpo, porém, não abra mão de materiais resistentes e duráveis, já que haverá um uso intenso. Prateleiras e gavetas são grandes aliadas para acomodar livros, pastas e documentos, assim como organizadores de mesa mantêm tudo em ordem.

Uma cadeira confortável e ergonômica é fundamental para a jornada de trabalho. Escolha uma mesa ou bancada adequada com a prática de suas atividades. Para economizar espaço e deixar a área de trabalho mais limpa e sem um monte de cabos aparentes, dê preferência aos eletrônicos sem fio, como mouse, teclado e impressora. E, se for o caso, prefira os notebooks aos desktops. Outro ponto a considerar é a iluminação adequada que atenda a todos os horários. Luminárias de mesa e pendentes são boas soluções.

Com tudo isso, manter a casa aliada ao trabalho fica fácil. O risco agora vai ser não saber o momento de parar!

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.