Entenda as causas da queda de pelo em gatos

Especialista adverte que tutores devem ficar atentos quando há presença de pelagem rala (hipotricose) ou ausência de pelos (alopecia)


Por Redação EdiCase

17/02/2023 às 09h30

Os gatos trocam de pelo para ficarem mais confortáveis durante a mudança das estações. Durante o ano, há dois períodos em que a queda de pelos é mais intensa, mas, ainda assim, é saudável e não produz falhas na pelagem. Geralmente, acontecem na primavera e no outono e duram em torno de 30 dias. Isso porque a pelagem do animal está sendo preparada para o inverno e o verão.

No entanto, os tutores precisam ficar atentos à queda de pelo dos animais, a fim de identificar qualquer anormalidade. “A forma de identificar se a queda de pelos está anormal é pela presença de pelagem rala (hipotricose) ou sem pelos (alopecia)”, explica o Dr. Alexandre Pasternak, médico veterinário e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.

PUBLICIDADE

Queda de pelos fora da normalidade

A queda de pelos em gatos, quando fora da normalidade, pode ser causada por variados motivos, como fatores ambientais, uso de xampus e até problemas de saúde. “Os motivos que desencadeiam essa anormalidade podem ser por doenças dermatológicas, estresse, doenças endocrinológicas, parasitismos (pulgas e carrapatos), além de deficiências nutricionais”, completa o veterinário.

Estresse pode ser motivo

Em alguns casos, quando um gato está estressado ou aborrecido, ele começa a se lamber mais do que o habitual para ajudar a regular seu estado emocional. Com isso, aumenta a quantidade de pelos soltos. Outros sinais que podem indicar que o pet está estressado são: perda de apetite, comportamentos destrutivos, agressividade ou miados excessivos.

Para evitar que uma crise ocorra, o tutor deve evitar alterar a rotina do animal, a alimentação (sem adaptação) e a ausência prolongada de um membro da família, bem como evitar que o pet tenha acesso à rua, onde pode se ferir e brigar com outros animais.

Como minimizar o problema

Existem algumas formas de reduzir a queda de pelos em gato. Por exemplo, é aconselhável oferecer uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para manter o animal saudável. Também é importante se lembrar de escovar regularmente o pet para remover os pelos soltos. Além disso, oferecer opções de brinquedos, como arranhadores, tende a ajudar a diminuir o estresse que pode levar ao aumento da queda de pelos. Ademais, é fundamental consultar o médico veterinário regularmente.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.