Radar – Hyundai Caoa começa produção do novo Tucson em setembro
BRASILEIRO NATO
A Hyundai Caoa começa a produção nacional do novo Tucson em setembro, na fábrica do grupo, em Anápolis, no estado de Goiás. O carro será equipado com motor 1.6 turbo a gasolina de aproximadamente 180 cv, câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas e preço inicial por volta de R$ 130 mil. A primeira geração do modelo, no entanto, só sairá de linha por aqui no final do ano que vem. A expectativa é de que sejam fabricadas no país versões com tração dianteira e 4X4.
NA FRENTE DE TODOS
Um relatório elaborado pela consultoria Jato Dynamics aponta o Toyota Corolla como o carro mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2016. Foram 261 mil unidades emplacadas globalmente entre janeiro e março, um crescimento de 5% na comparação com o mesmo período de 2015. Em seguida aparece o Volkswagen Golf, com 224 mil.
RESPEITO AOS IDOSOS
A prefeitura de Paris liberou, na região central da cidade, a circulação de carros clássicos com mais de 30 anos de fabricação. Anteriormente, cidade havia proibido o tráfego de modelos fabricados antes de 1997. Estão inclusos na resolução modelos de coleção com adesivos de registro no órgão de trânsito francês. A ideia é diminuir os níveis de poluição na capital francesa. Quem possuir veículos fabricados entre 1986 e 1996 só poderá circular entre 20 h e 8 h da manhã.
DEMOROU MAS CHEGOU
A Renault aproveitou a virada de ano da Duster Oroch para incluir na picape a opção de câmbio automático de quatro marchas, com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca. O motor 2.0 16V passou por alterações e, de acordo com a marca francesa, se tornou 11,5% mais econômico, mas sem qualquer alteração em potência ou torque. Ou seja, seguem os mesmos 148 cv a 5.750 rpm e 20,9 kgfm a 4 mil giros. Tanto a Oroch quando o SUV Duster passam agora a usar o sistema eletro-hidráulico estreado pelo hatch Sandero RS, que delega a um motor elétrico a tarefa de movimentar a bomba hidráulica da direção.
ESPORTIVIDADE CLÁSSICA
A vitória nas 24 Horas de Le Mans no ano de seu retorno às pistas rendeu à Ford mais do que uma vitória. A marca divulgou o GT com uma pintura especial baseada no Ford GT original, guiado por Bruce McLaren e Chris Amon, que completa meio século do triunfo da fabricante na prova de 1966. O superesportivo vem na cor preta, com opções de fosco e metálico, e faixas na cor prata que cortam o carro por inteiro, com o número 2 nas portas e no capô. As rodas seguem o padrão original, em dourado, com 20 polegadas. Há ainda um kit de fibra de carbono, com assentos esportivos com revestimento de couro e acabamento do console e volante do mesmo material. A mecânica foi mantida com o propulsor V6 3.5 Ecoboost biturbo de 600 cv.
PRIMEIRA CLASSE
A Porsche apresentou na Alemanha a segunda geração do Panamera. A plataforma é de alumínio e o painel de instrumentos traz menos botões que antes. As principais funções são acessadas a partir de tela de 12,9 polegadas sensível ao toque. O modelo pode ser equipado com três novas opções de motores biturbo com injeção direta de combustível: 2.9 V6 de 440 cv, 4.0 V8 de 550 cv e um turbodiesel de 422 cv. A tração pode ser integral e o câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem, com oito velocidades.
BRINQUEDO DE LUXO
A McLaren mostrou no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, o 570S Sprint, variante do esportivo 570S cupê direcionada às pistas de corrida. Suas especificações impedem que o carro possa ser conduzido por ruas comuns ou torneios profissionais. A versão Sprint vem com para-choque dianteiro redesenhado, a traseira recebe um grande aerofólio de fibra de carbono e a suspensão ganha ajuste especial. Há somente lugar para o condutor e o motor segue o V8 biturbo de 3.8 litros e 562 cv com transmissão automatizada de dupla embreagem e sete velocidades. As entregas começam só no ano que vem.
TROCA DE BASTÃO
Wilson Lirmann assume neste mês de julho a presidência do Grupo Volvo na América Latina. O paranaense substitui Carlos Morassutti na posição, depois de 21 anos de experiência na companhia. Sua primeira oportunidade na Volvo, no entanto, foi em 1990, como estagiário de Engenharia Mecânica. Aos 46 anos, ele é o executivo mais novo na história da operação latino-americana da marca sueca. Até pouco tempo, Lirmann dirigia o Grupo Lapônia, rede de oito concessionárias de caminhões e ônibus da marca em São Paulo.
PARE, AGORA
A Suzuki promoveu um chamado que envolve proprietários de 320 exemplares do Swift Sport e do Swift Sport R. O recall é necessário para a substituição das pinças de freio traseiras. De acordo com a marca japonesa, há a possibilidade de falha na vedação das pinças, que pode ocasionar vazamento do fluido de freio e, consequentemente, perda da capacidade de frenagem do veículo.