Kia Soul 1.6 turbo: na medida para trajetos urbanos

No Brasil, a versão com motor 1.6 aspirado, de 128 cv é vendida por R$ 87.990


Por Por Astrid Zapata/Autocosmos.com e Daniel Ramiro/Auto Press

28/01/2018 às 07h00

A Kia costuma surpreender em seus lançamentos globais. Principalmente em função da ampla variedade de carros com a qual trabalha, com alcance significativo e que normalmente conquistam êxito no mercado. No México, por exemplo, a marca coreana é uma das dez mais vendidas. Para tanto, a inserção do Kia Soul em seu line up, em abril de 2015, contribuiu significativamente, com todo o marketing criado em cima do “carro-design” da fabricante.

PUBLICIDADE

A proposta de SUV foi bem aceita, mas logo após o lançamento surgiram as recomendações sobre a possibilidade de adotar um teto panorâmico. Pedido que logo foi aceito pela montadora, que incorporou o item e, em novembro de 2017, garantiu boa melhora nas vendas justamente pelo teto solar, além das luzes de led no interior e assentos de couro.

Apesar de ser um a carro um tanto controverso pelo desenho quadrado, a linha 2018 do Kia Soul traz um design mais jovial e até dinâmico, com dimensões específicas para as necessidades da cidade. As manobras urbanas são favorecidas pela boa altura, que não passa muito de 1,61 metro, e pela largura, com 1,80 metro. O tamanho do Kia Soul o torna uma boa opção para trafegar em espaços pequenos.

A novidade mais interessante que o modelo recebeu está no motor 1.6 turbo GDi. Com injeção direta de combustível, ele tem potência de 202 cv a 6 mil rpm e torque de 27 kgfm a 1.700 rpm, gerenciado por um câmbio de dupla embreagem de sete velocidades. Esse trem de força faz o carro acelerar até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em 7,5 segundos e chegar à máxima de 196 km/h.

O sistema de infotainment é compatível com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto. Destaca-se também o sistema de som surround, com luzes em torno dos alto-falantes que mudam de cor. O modelo conta ainda com controles de áudio no volante. O espelho retrovisor é eletrocrômico, que ajusta o reflexo de acordo com a intensidade da luz projetada. Possui chave presencial e partida por botão mesmo em suas versões intermediárias.

A Kia deixou ainda a suspensão do Soul com um ajuste mais rígido, dando um apelo mais esportivo para o modelo com motor turbinado. O Soul ganhou um seletor de modos de condução com as opções Normal, Eco e Sport. No México, o Kia Soul 2018 custa 50 mil pesos – cerca de R$ 85.600. No Brasil, a versão com motor 1.6 aspirado, de 128 cv é vendida por R$ 87.990. E ainda não há informações sobre a venda da versão turbinada.

Primeiras impressões

O interior se destaca pela qualidade da montagem, apesar dos plásticos rígidos no console central. O modelo é uma boa opção para motoristas que buscam um SUV pequeno, mas que agregue segurança, conectividade, tecnologia e bom desempenho em áreas urbanas.

O conteúdo continua após o anúncio
vi11vi21vi43vi31
<
>

A condução é suave e confortável. O crossover responde bem às pisadas no acelerador. Cada modo de direção entrega uma resposta distinta. O Eco é bem útil para trafegar por grandes cidades, já que cuida bem do consumo de gasolina sem reduzir tanto o vigor do motor. Já o Sport é mais agressivo e instigante, porém consome mais combustível. Quando o modo mais enérgico não é acionado, é possível conseguir algo em torno de 14 km/l de rendimento na estrada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.