Radar 27-04-2017


Por Augusto Paladino

27/04/2017 às 07h55

Diversão asiática

A Chery revelou, no Salão de Xangai, na China, um conceito futurista do SUV Tiggo batizado de Sport Coupe Concept. O modelo traz faróis de leds e entradas de avantajados, além de grade preta e portas com abertura traseira “suicida” – que abrem para a frente, ao contrário das convencionais. O utilitário ganhou no protótipo tecnologias de condução autônoma, com volante que pode ser usado como joystick para games.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

 Desenho japonês

A Toyota decidiu expor em Xangai um conceito que, segundo a marca, é um exercício de design. O sedã Fun é construído sobre a nova plataforma TGNA e exibe faróis inclinados de leds, teto mais baixo e lanternas bem finas e também em full led. A base é a mesma utilizada pelo híbrido Prius e pela futura nova geração do Camry. Existem grandes chances de o próximo Corolla ser construído sobre ela também.

PUBLICIDADE
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Crise de identidade

A Chevrolet aproveitou o Salão de Xangai para apresentar um conceito de carro esportivo que se assemelha a um crossover. O FNR-X tem motorização híbrida e suspensão com ajuste automático de altura. Há dois modos de direção, a Versalitily e a Sport, e a retrovisão externa vem de câmeras de alta definição instaladas nas laterais. O protótipo conta também com tecnologias de direção autônoma.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Comunidade europeia

O Opel Grandland X, crossover que chega com a função de ocupar o lugar da minivan Zafira na Europa, foi totalmente mostrado pela fabricante. O visual é alinhado à identidade visual da marca, com faróis pequenos e avantajada grade frontal. O modelo usa a mesma plataforma que o Peugeot 3008 e traz itens como carregador sem fio para telefones, sistema multimídia e bancos de couro. Versões de topo podem trazer ainda controle de cruzeiro adaptativo com sistema de detecção de pedestres. Os motores, no entanto, ainda não foram revelados.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Segurança em alta

A Triumph lança no Brasil, no próximo dia 2 de maio, o projeto “Dicas Triumph – Ford the ride”. Trata-se de um amplo conteúdo com mais de 30 vídeos produzidos especialmente pela montadora inglesa, abordando dicas de segurança e pilotagem sobre duas rodas. O projeto será iniciado nesse mês justamente para reforçar o movimento “Maio amarelo”, que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo todo.

Quase um carro

Modelos topo de linha da Indian Motorcycle no Brasil, a Chieftain e Roadmaster agora passam a receber sistema de infotainment similar ao de um automóvel. Trata-se do Ride Command, que chega com sistema de áudio e navegador GPS. As duas motocicletas utilizam motor V-Twin de 1811 cc e têm chassi de alumínio forjado. Há também computador de bordo com indicadores de pressão dos pneus em ambas.

Estreia batida

Com lançamento previsto para junho no Brasil, uma unidade do Fiat Argo – o substituto dos hatches Punto e Bravo – se envolveu em um incidente de trânsito em Itabirito, Minas Gerais. De acordo com um site local, o carro de teste invadiu a contramão – depois de provavelmente escorregar na pista com óleo – e se chocou com outro veículo.

Fora dos planos

A BMW afastou os rumores sobre um possível sucessor para o seu M1. De acordo com o vice-presidente de vendas e marketing da linha M, Peter Quintus, não está nos planos da marca a produção deste veículo, embora existam diversos conceitos de supercarros no portfólio da fabricante bávara. De qualquer forma, Quintus garante que, caso a situação mude, esse futuro bólido certamente terá motorização híbrida.

O conteúdo continua após o anúncio

Cor da moda

Uma pesquisa feita pela Ford mostrou que o branco não está mais tão em alta quanto antes na Europa, quando o assunto é a cor favorita no universo automotivo. O posto de líder da preferência dos consumidores agora é dos tons cinzas. Atualmente, a marca oferece no Brasil dois tons de cinza: o Ubatuba, para Focus Hatch e Fastback, e o Moscou, para Focus Hatch, Focus Fastback, Fusion, Edge e Ranger.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.