Fiat 124 Spider combina ar retrô com desempenho moderno
Foi no ano de 1966 que a Fiat apresentou, pela primeira vez, o roadster 124 Spider. Com um passado marcado pela boa fama e pelo sucesso de vendas, o modelo ressurgiu em 2015, meio século depois, compartilhando a plataforma e diversas peças da quarta geração do Mazda MX-5 Miata — exatamente o esportivo que provocou o renascimento dos roadsters nos anos 1990. É bem verdade que a forma de produzir carros mudou com o passar dos anos, mas o novo Fiat 124 Spider conserva boa parte dos traços de seu antecessor, exacerbando o lado clássico do carro e cativando os entusiastas pelo mundo.
A versão de 1966 do Spider 124 foi desenhada nos estúdios de design Pininfarina. Já a nova versão traz um design “suave”, com proposta retrô, seguindo as linhas gerais do modelo anterior, que ficaram inalteradas durante todos os 19 anos em que foi produzido.
Considerado um “GT de fim de semana”, o modelo também é voltado para uso diário ou urbano. Suas medidas são relativamente pequenas — são 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,23 m de altura, e de 2,31 m de entre-eixos (o mesmo do Miata) —, o que permite manobras de estacionamento, por exemplo, com bastante facilidade. A abertura da levíssima capota é manual e pode ser feita através de um simples gesto.
Apesar de utilizar a mesma plataforma do Mazda e ser construído numa unidade da marca japonesa, o Fiat 124 Spider trocou o 2.0 aspirado de 155 cv do Miata por um 1.4 turbo da família MultiAir, com tração traseira. Nos Estados Unidos, o propulsor é configurado para render até 162 cv a 5.500 rpm e 25,4 kgfm de torque a 2.500 rpm. Já no mercado Europeu, os números são menores: o mesmo motor tem 140 cv e 24,4 kgfm de torque. Em ambos, a caixa pode ser manual de seis marchas — a mesma do Mazda — ou automática, também de seis velocidades. Outra opção de motor está na variante Abarth, também 1.4, mas calibrado para render 170 cv de potência.
Na Europa, A Fiat vende o 124 Spider em versões que partem dos 28.040 euros e chegam aos 35.500 euros (cerca de R$ 124.400 e R$ 157.500, respectivamente). Há ainda versões especiais, como a Birthday que comemora os 50 anos do modelo; a América que homenageia o sucesso do veículo nos Estados Unidos; e a Europa, com acessórios e adesivos exclusivos.
Primeiras impressões
O Fiat 124 Spider é agradável de dirigir. Parte disso é graças ao centro de gravidade e ao peso, que são baixos e tornam o carro estável e preciso, especialmente fora do trânsito da cidade. Para contribuir com essa “diversão”, há tração traseira, que distribui as forças de maneira substancialmente perfeita, com tração no ponto certo.
O motor de 140 cv é generoso. A posição de condução recuada coloca o condutor numa localização estranha, não muito confortável, com visão para o grande capô, mas o volante tem pegada que dá sentido à esportividade.
O Fiat 124 atrai olhares de todos. E são muitos os fatores que contribuem para isso: teto retrátil, aparência atraente, tração traseira, baixo peso, direção direta… A bordo, a experiência é boa no compartimento de passageiros, mas não tão agradável em termos de espaço: nem tudo é perfeito.