Renascido para correr


Por MÁRCIO MAIO - AUTO PRESS

25/06/2015 às 07h00

Novo motor 2.0 VTEC  turbo da Honda é capaz de atingir até 310 cv (Foto: divulgação)

Novo motor 2.0 VTEC turbo da Honda é capaz de atingir até 310 cv (Foto: divulgação)

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O Honda Civic Type R já teve seus momentos de glória na Europa. Até que, em 2010, por não cumprir as normas Euro 5 em relação às emissões de gases poluentes, teve suas vendas encerradas. Mas não demoraram a surgir as promessas de seu relançamento, com mudanças substanciais no motor 2.0 – que rendia 200 cv – para garantir a possibilidade de comercialização nos países da comunidade europeia. Apresentado no Salão de Genebra deste ano, em março último, o esportivo não só está dentro da lei como também mais arisco do que nunca: agora, novo motor 2.0 VTEC turbo da Honda é capaz de atingir até 310 cv.

O propulsor com injeção direta e turbocompressor tem tração dianteira e seu pico de potência aparece aos 6.500 giros. Já o torque máximo, que dá as caras em 2.500 rpm, chega a 40,8 kgfm. Com esses números, o modelo parte do zero e chega aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e pode alcançar a velocidade máxima de 270 km/h. Para completar o trem de força, o hatch traz uma transmissão manual de seis velocidades.

Testes

Planejado como um carro de corrida voltado para as ruas, o Civic Type R passou por longos testes de aerodinâmica nas instalações da Honda dedicadas ao desenvolvimento de modelos esportivos e de competição, em Sakura, no Japão. É lá também que está o programa de desenvolvimento dos motores de Fórmula 1 da marca nipônica. A parte inferior da carroceria permite a passagem do ar e se combina ao difusor traseiro, que auxilia na sustentação aerodinâmica e faz o carro se “grudar” na estrada. Os spoilers dianteiro e laterais também contribuem para controlar os fluxos de ar e aumentar a estabilidade. As grandes grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro facilitam a entrada do ar para esfriar o motor e os freios, que são de alta performance feitos pela Brembo.

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Foram introduzidos sistemas de suspensão com amortecimento ativo de quatro pontos, que controla cada roda de forma independente, com transferência limitada da carga durante acelerações e desacelerações fortes. De acordo com a marca, o Civic Type R reduz o efeito do torque na direção em cerca de 50% em comparação à configuração convencional do Civic, para melhorar a estabilidade em alta velocidade e curvas acentuadas, assim como a sensibilidade no volante. A suspensão traseira em formato H com barra de torção amplia a rigidez torcional em 180%.

No novo Civic Type R, há um botão que ativa o modo de condução “R+”, que aumenta as respostas de diversos sistemas do chassis e da motorização. Ele altera os mapas de torque para um comportamento mais agressivo e focado na alta performance. A direção fica endurecida e a rigidez da suspensão aumenta em 30%, segundo dados da Honda. Na Europa, os preços começam em 37 mil euros, cerca de R$ 128 mil. No Brasil, esse é quase o preço do Honda Civic Si, com motor 2.4 de 206 cv e 23,9 kgfm de torque. E, pelo menos por enquanto, não há qualquer previsão de desembarque do modelo em território nacional.

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