AVENTURA
A Suzuki marcou para o mês de maio a estreia do S-Cross, a segunda geração do SX4. Mais parecido com um jipinho, além do visual totalmente renovado, S-Cross é maior que seu antecessor. São 4,30 metros de comprimento e 2,60m de entre-eixos – contra 4,12m e 2,50m do SX4. Outra mudança está sob o capô. Sai de cena o 2.0 litros de 145cv e entra um modesto 1.6 litro 16V de 120cv e 15,5kgfm de torque. A transmissão CVT com sete marchas simuladas também toma o lugar da antiga automática. A marca japonesa não fala em preços, mas é provável que o S-Cross chegue com valores entre R$ 70 mil e R$ 80 mil.
CARA ANTIGA
A BMW já iniciou a produção do seu terceiro modelo em território brasileiro. Depois do sedã Série 3 e do crossover X1, a marca alemã começou a construir o hatch Série 1 na fábrica de Araquarari, em Santa Catarina. Mas o Série 1 feito em solo nacional ainda não adotou o face-lift realizado pela BMW na Europa – o que deve acontecer em breve. O Série 1 “made in Brazil” chega em três versões: a 120i – R$ 115.950 – e a 120i Sport GP – R$ 126.950 – trazem o motor 2.0 litro Active Flex de 184cv de potência. A “top” 125i M Sport é equipada com o mesmo propulsor, mas calibrado para gerar 218cv. Ela custa R$ 161.950.
MARKETING EM JOGO
Depois de investir na Copa do Mundo do Brasil, a Kia Motors acertou o patrocínio da Copa América 2015, que será disputada no Chile entre os dias 11 de junho e 4 de julho. A marca sul-coreana fornecerá 140 veículos oficiais para a Confederação Sul-Americana de Futebol – Conmenbol. Entre os modelos estarão o novo Sorento, Carnival e o luxuoso sedã Quoris.
NOME PRÓPRIO
O novo modelo criado pela McLaren, que será apresentado no Salão de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em abril, se chamará 570S. Conhecido atualmente como Sports Coupé, o esportivo será o mais “barato” do “line-up” e virá equipado com o já difundido motor V8 3.8 litros biturbo. Se a denominação seguir outro modelo da gama, o 650S, o inédito carro da marca britânica produzirá 570cv de potência. Acoplado a ele estará uma transmissão de sete marchas e duas embreagens. A velocidade máxima ficará em torno de 290km/h.
PÁ DE CAL
A Mitsubishi colocou fim aos rumores e afirmou que não planeja um substituto imediato para o sedã Lancer. A justificativa dada pelos executivos é que seria difícil obter lucro com uma nova geração já que o segmento cresceu demasiadamente nos últimos anos. A marca nipônica concentrará seus esforços em utilitários esportivos, com variantes híbridas e totalmente elétricas.
FREIO DE MÃO
A Dodge teve de interromper as encomendas dos novos Challenger e Charger Hellcat. A marca norte-americana não está conseguindo suprir a demanda dos esportivos lançados em agosto do ano passado. A fabricante tenta ajustar a modesta produção dos modelos para atender todos os pedidos. O motivo do sucesso pode ser a relação custo/benefício, já que o Challenger parte de US$ 60 mil – cerca de R$ 195 mil – e o Charger custa US$ 64 mil – quase R$ 210 mil – e ambos trazem um poderoso motor V8 6.2 litros Hemi que entrega 707cv de potência e 89,9kgfm de torque.
TOURADA
A Lamborghini prepara mais duas versões da Huracán. Em entrevista à imprensa britânica, Giorgio Sanna, piloto de testes da marca italiana, revelou que o modelo ganhará uma configuração Superleggera e outra “mais em conta”. A primeira será mais leve e mais potente que a atual, além de vir com tração traseira – em vez de integral. O intuito é rivalizar com a nova Ferrari 488 GTB, a sucessora da 458 Italia. A outra também jogará a força para as rodas de trás, mas a potência do motor V10 5.2 litros de 610cv deve ser reduzida. Ambos os modelos estão programados para chegar ao mercado no ano que vem.
DATA MARCADA
O dia 16 de maio será histórico para a Chevrolet. Nesta data, a marca norte-americana lança a sexta geração do icônico Camaro. Com as informações sobre o cupê ainda escassas, ventila-se que o modelo tenha uma versão dotada de um propulsor quatro cilindros com sobrealimentação – bem menor que o V8 6.2 litros atual. A “manobra” para diminuir consumo e emissões deve ser parecida com a que a Ford fez com o Mustang e o propulsor 2.3 EcoBoost.
NEGÓCIO FECHADO
Os automóveis da Chrysler não serão mais vendidos no Reino Unido a partir de 2017. Segundo a Fiat Chrysler Automobiles – FCA -, o baixo número de veículos comercializados na região e as rígidas legislações de emissões motivaram a decisão. Em vez da Chrysler, a FCA vai concentrar seus esforços e investir nas outras marcas do grupo como Jeep, Alfa Romeo e Fiat.