Bem na fita
A Hyundai caminha na contramão do mercado. Enquanto as vendas de automóveis e comerciais leves não param de cair – foram 3.634.506 emplacados em 2012, contra 3.328.717 no ano passado -, a marca coreana comemora o pulo dos 2,98% de participação nacional há três anos para os atuais 8,04%, que ostenta no acumulado de janeiro a agosto de 2015. O êxito veio principalmente a partir do lançamento do HB20, em meados de 2012, que se tornou ainda mais bem-sucedido do que a própria Hyundai esperava. Tanto que, mesmo depois de três anos de vida, as mais de 500 mil unidades produzidas da linha HB20 provam que nem havia tanta necessidade de renovação. Em agosto, foi o terceiro carro mais vendido do Brasil, com 9.168 emplacamentos – ficou atrás apenas do Chevrolet Onix e do Fiat Palio. Mesmo assim, a partir de outubro, chega às lojas a reestilização do hatch da Hyundai.
Para crescer em market share como a marca coreana conseguiu, a saída é apostar em modelos de volume. E a linha HB20 é a única que segue essa premissa no “line up” da Hyundai. Por isso mesmo foi adotada a estratégia de dividir as renovações em momentos diferentes. De início, apenas a carroceria hatch passa por modificações – menos na versão “X”, com estética aventureira, que será remodelada posteriormente, assim como a carroceria sedã. As principais alterações estéticas ficam por conta da nova grade hexagonal dianteira com detalhes cromados – que segue a identidade visual adotada nos demais veículos da marca – e dos faróis com projetores e luzes diurnas em leds, sendo que a mudança no conjunto ótico só acontece na configuração de topo Premium. Atrás, as lanternas ficaram mais espichadas – alteração que só contempla as duas versões mais caras, Premium e Comfort Style – e o para-choque, assim como o dianteiro, tornou-se mais robusto. De perfil, chamam atenção as novas rodas e calotas de 15 polegadas – nas configurações com pneus de aro 14, não houve alterações.
O trem de força recebeu melhorias significativas. Pelo menos na motorização 1.6. Agora, ele tem transmissão de seis velocidades manual ou automática – antes eram cinco e quatro, respectivamente. Nos dois casos, a sexta marcha funciona como overdrive – uma forma de reduzir o consumo e também o nível de ruído em altas velocidades. Com isso, a velocidade máxima do HB20 1.6 subiu para 189km/h e o tempo de aceleração de zero a 100km/h foi mantido em 9,3 segundos com o pedal da embreagem. Sem ele, a máxima chega a 190km/h e a aceleração de zero a 100km/h ocorre em 10,6 s.
O motor 1.6 ganhou ainda sistema de partida a frio, que elimina a necessidade do tanque adicional de gasolina. De acordo com a Hyundai, a aerodinâmica foi beneficiada pelos novos defletores no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro. E todas as versões também são equipadas com pneus verdes. No total, a Hyundai afirma ter reduzido em 6,5% o consumo de combustível no motor 1.6 e 6% no 1.0. Com isso, o propulsor 1.6 passou da nota B para a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem do InMetro.
Por dentro, a intenção é claramente acrescentar refinamento ao modelo, principalmente nas versões mais caras. Todos os revestimentos de bancos foram trocados. Os de couro, opcionais disponíveis para a versão Premium, saem em cor marrom – assim como o painel das portas dianteiras e manopla de câmbio. É nesta variante de topo que também está a lista mais farta de itens de série. Há ar-condicionado digital e retrovisores com rebatimento automático. O painel é em dois tons escuros e conta com detalhes cromados e cromo acetinados, material que amplia a impressão de esportividade e é suave ao toque. Outra novidade na variante mais cara é a inclusão de airbags laterais.
Os preços do HB20 começam em R$ 38.995, na versão Comfort, que já é bem equipada, com ar, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, som com Bluetooth e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. E pode chegar a R$ 63.535 completo e com motor 1.6 e câmbio automático. Trata-se de uma faixa de preço bem ampla, mas capaz de atender a diferentes demandas. Algo que pode incrementar ainda mais os bons resultados do compacto da Hyundai.