23-09-2015


Por Tribuna

24/09/2015 às 07h00

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O Land Rover Discovery Sport recebeu uma nova versão durante o Salão de Frankfurt. Denominada de HSE Dynamic Lux, o utilitário esportivo tem rodas de liga leve aro 20 em preto, detalhes na cor da carroceria e opções personalizadas para acabamento interno. Além do visual, outra novidade fica por conta da combinação dos sistemas All Terrain Progress Control e Active Driveline. O primeiro é uma espécie de piloto automático para trechos off-roads e o outro ajusta automaticamente a tração às condições do solo. Os dois sistemas estão no pacote Intelligent Dynamics, que futuramente deve equipar toda a linha. O modelo será vendido na Grã-Bretanha por 46 mil libras, algo em torno de R$ 285 mil.

PUBLICIDADE

DÉBUT AMARGO

Fenômeno de vendas no Brasil, o Honda HR-V passa por seu primeiro recall. A marca japonesa convocou 3.889 unidades do utilitário esportivo para avaliar a fixação dos parafusos dos cubos das rodas traseiras e, eventualmente, promover a substituição de componentes mal montados. Isso porque alguns podem não ter recebido o aperto necessário durante o processo de montagem, expondo os ocupantes ao risco de acidentes.

RENOVAÇÃO

A Fiat apresentou a linha 2016 do Siena EL. O sedã compacto mantém o mesmo visual – da geração anterior da linha Palio – e traz como principal mudança o acabamento. Agora, os painéis das portas dianteiras e traseiras foram modificados e podem ser revestidos em tecido. Entre as novidades aparecem porta-óculos e saias laterais na cor da carroceria. O modelo é disponibilizado com motor 1.0 e 1.4 e custa R$ 35.770 e R$ 38.500, respectivamente. Itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica e travas e vidros dianteiros elétricos adicionam a esta conta mais de R$ 5 mil.

FIM DA TRANSMISSÃO

A Volkswagen já marcou para 2017 a estreia da transmissão automática de seis marchas no Fox, o que marca o início do fim do câmbio automatizado i-Motion. O hatch vai ser o primeiro da linha a receber o novo câmbio por ser produzido na mesma planta dos Audi A3 sedã e Q3 e do Volkswagen Golf, em São José dos Pinhais. Estes modelos, quando nacionalizados, vão abandonar o frágil câmbio automatizado de dupla embreagem – que não se deu muito bem nos trópicos – e adotarão um automático convencional.

O conteúdo continua após o anúncio

SEM MISTÉRIO

Depois de muitas especulações, a Mercedes-Benz confirmou que sua picape será baseada na nova geração da Nissan Frontier. Isso, é claro, com os níveis de acabamento e itens tecnológicos típicos da marca da estrela. A produção já está garantida em duas fábricas da Nissan: de Barcelona, na Espanha, e na que está sendo construída em Córdoba, na Argentina. O modelo é fruto da parceria entre a aliança Renault-Nissan e a Mercedes-Benz e será a entrada da fabricante alemã no segmento – um contra-ataque, na verdade, à Volkswagen Amarok, também feita na Argentina.

CRÉME DE LA CRÉME

A Audi criou uma versão limitada do utilitário esportivo médio SQ5. O modelo, que já era bem ousado e exclusivo, com motor diesel V6 biturbo de 313cv e 63,4kgfm de torque, passa a contar com a configuração Plus, restrita a cem unidades. O SQ5 TDI Plus rende 340cv e 71,5kgfm de torque. Suficiente, de acordo com a Audi, para percorrer o zero a 100km/h em 5,1 segundos. A versão foi ainda incrementada visualmente, com retrovisores externos pretos, roda aro 21 com design específico e a cor Azul Macaw – que também está presente em detalhes dentro do habitáculo. O Audi SQ5 TDi Plus será vendido na Europa por 67.770 mil euros, algo em torno de R$ 300 mil.

VELOCIDADE ESTELAR

A Mercedes-Benz vem trabalhando no projeto de um novo carro para ocupar futuramente o posto de modelo de rua com melhor desempenho da marca da estrela – função hoje exercida pelo cupê AMG GT S. Para isso, a fabricante aposta em um sistema híbrido que combina um novo motor V12 com outro elétrico. Porém, pelo menos por enquanto, nada se fala sobre as especificações técnicas do trem de força.

NARIZ ELETRÔNICO

Depois da chave com bafômetro produzida pela Fiat, outro dispositivo promete reprimir o uso de seus veículos por motoristas alcoolizados. Trata-se de um sensor instalado no volante que captura vapores emanados pela pele do motorista. Batizado de Zero Tolerance System, o aparelho funciona com o carro em movimento e capturada a informação de nível alcoólico através da transpiração. Ao ser constatada a embriaguez, o GPS dispara e informa às forças policiais, à empresa a qual o veículo pertence ou a familiares dos motoristas. O projeto é assinado pela Sober Steering.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.