Conheça o top 10 dos brutos da Fenatran 2017


Por Luiz Humberto Monteiro Pereira para Auto Press

22/10/2017 às 07h00

Depois de três anos seguidos de retração nas vendas no mercado brasileiro, era de se esperar que o setor de transporte de cargas estivesse desanimado. Mas não é o que parece quando se observa a edição de 2017 da Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, que reúne fabricantes de caminhões e de utilitários, implementos rodoviários, pneus, gestão e rastreamento de frotas, autopeças e serviços. A impressão que se tem é que setor vislumbrou uma luz no fim do túnel. As vendas de caminhões no mercado interno devem fechar o balanço do ano apontando queda em relação a 2016, mas o segundo semestre já sinaliza recuperação.

Além disso, as exportações cresceram quase 24% em relação ao ano passado, o que ajudará a gerar o primeiro crescimento anual da produção nacional de caminhões desde 2012/2013 – a Anfavea prevê uma expansão na produção de 28,2% em relação a 2016. Com algo em torno de 100 mil unidades, a produção de 2017 ainda ficará muito longe dos 223,6 mil caminhões fabricados em 2011, o melhor ano da história do setor de transporte de cargas brasileiro. Mas já basta para estimular uma série de novidades que movimentam os principais ‘players’ do setor, presentes na mostra paulistana. Modelos cada vez mais autônomos e conectados, capazes de rentabilizar ao máximo as atividades dos frotistas, buscam sensibilizar alguns dos mais de 60 mil visitantes que devem visitar o São Paulo Expo entre 16 e 20 de outubro – em boa parte, caminhoneiros e grandes transportadores em busca de opções para renovar suas frotas.

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Na tarefa de impressionar os potenciais compradores, exibir inovações tecnológicas pode contar pontos preciosos. Nessa linha, a MAN Latin América acertou na mosca ao apresentar o Volkswagen e-Delivery, uma versão totalmente elétrica da nova geração de sua linha de caminhões leves, que acaba de ser lançada. Desenvolvido pela engenharia da marca alemã na cidade de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, o caminhão elétrico tem autonomia de até 200 quilômetros com zero emissão e baixo ruído. Outra cria da engenharia nacional que se destaca na Fenatran 2017 é o Volvo VM Autônomo. Desenvolvido na fábrica da marca sueca em Curitiba, o semipesado canavieiro visa minimizar o problema do pisoteamento de brotos na colheita da cana de açúcar, que causa prejuízos aos agricultores. Já a Ford optou por uma “saída fácil” para explicitar sua tecnologia: recheou o pesado Cargo com tecnologias semiautônomas e de conectividade já disponíveis nos automóveis da marca.

Enquanto isso, a Scania exibiu o Super Rodotrem R620 V8, com o motor mais potente produzido no país, 11 eixos e capacidade para 91 toneladas. E também o Heavy Tipper, caminhão de mineração com capacidade de carga até 25% maior que os modelos anteriores. Afinal, tecnologia até enche os olhos dos frotistas, mas transportar mais carga gastando menos enche uma parte ainda mais sensível dos empresários do setor de transportes _ o bolso. Porém, no caso do segmento de entregas urbanas, ser menor gera agilidade, permite a circulação nos centros urbanos e aumenta a eficiência _ e a rentabilidade. É a proposta de veículos como o caminhão Mercedes-Benz Accelo e os furgões Iveco Daily City e Peugeot Expert, que também se destacaram no evento. Seja entre os gigantes ou entre os pequenos, o conceito que emana da Fenatran 2017 é um só: se os tempos estão difíceis, rentabilizar é preciso.

Top Ten

Dez destaques da Fenatran 2017

Volkswagen e-Delivery

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

A MAN Latin America exibe na Fenatran o protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil. Com engenharia brasileira, o e-Delivery é ideal para entregas urbanas, tem autonomia de até 200 quilômetros e visa atender aos segmentos de logística verde, zero emissões e circulação em locais com baixo ruído. A versão elétrica do Delivery acaba de ser destaque mundial no Innovation Day, na Alemanha, evento organizado pela holding Volkswagen Truck & Bus.

Com tecnologia sob medida para as tendências da indústria automotiva, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers. O freio conta com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista. O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias. E o e-Delivery possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.

O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais. É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 59,3 kgfm, e transmissão automática Allison. Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4. São duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima. No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS. Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos. No Brasil, o e-Delivery já tem destino certo: vai distribuir bebidas da Ambev, em testes, a partir do próximo ano. A produção em série está prevista para 2020, em versões de 9 e 11 toneladas. O e-Delivery é a estrela do estande, mas a MAN Latin America aproveita a Fenatran para exibir a nova família Delivery, apresentada em setembro, e o protótipo Constellation 33.440 Tractor.

Volvo VM Autônomo

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

O primeiro caminhão autônomo para o setor de transporte no Brasil é o destaque da Volvo na Fenatran 2017. Já testado em uma operação real e comercialmente viável, o novo VM Autônomo é dirigido para o segmento sucroalcooleiro, um dos mais importantes do agronegócio brasileiro. Desenvolvida pelos especialistas da marca no Brasil a partir de tecnologias disponíveis globalmente no Grupo Volvo, o novo caminhão foi projetado para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade provocadas pelo pisoteamento de brotos da planta durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira. O caminhão autônomo, sozinho, elimina até 5% dessa perda. “Somos reconhecidos mundialmente por nossos produtos inovadores. Este é mais um lançamento de um veículo que vai revolucionar o transporte no agronegócio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo”, festeja Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

O VM Autônomo foi desenvolvido pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial da empresa em Curitiba, no Paraná, em colaboração com os especialistas da marca na Suécia e com os técnicos da Usina Santa Terezinha, uma das empresas do Grupo Usaçucar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil, sediado em Maringá, no Paraná. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação, sem passar por cima das soqueiras. “Com uma precisão de 2,5 centímetros, ele reduz as perdas a valores mínimos”, explica Roberson Oliveira, gerente de pesquisa e engenharia avançada do Grupo Volvo América Latina. Como a colheita ocorre num período curto de tempo, o trabalho tem que ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana. Por causa da severidade própria da operação, da pouca visibilidade noturna e da palha que cai sobre o solo, o motorista não consegue conduzir o veículo de forma precisa a evitar o pisoteamento dos brotos.

Ford Cargo Connect

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

Para comemorar os 60 anos de produção do seu primeiro caminhão nacional, o F-600, a Ford apresenta na Fenatran 2017 o Cargo Connect, um protótipo de caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade. Segundo a marca norte-americana, o modelo tem lançamento previsto para os próximos anos e reflete a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga, para aumentar a segurança veicular e a produtividade. O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.

Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações. Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.

Scania Super Rodotrem R620 V8

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

Há alguns anos, os transportadores e produtores de cana brasileiros pediam um veículo que transportasse mais carga. A Scania participou desde o início das conversas de entidades do setor canavieiro, que chegaram ao Contran. A resolução entrou em vigor em abril de 2017, com o nº 663/2017. Ela mudou as regras para concessão da AET – Autorização Especial de Trânsito – para CVCs – Combinações de Veículos de Carga. As alterações são para veículos com PBTC (peso bruto total combinado) superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas, com altura máxima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros. Essa é a história que leva ao Super Rodotrem R 620 6×4, o grande lançamento da marca sueca na Fenatran. O veículo de 11 eixos para 91 toneladas tem um motor diesel V8 de 16 litros e 620 cv, a maior potência fabricada no Brasil. O torque é de impressionantes 305,9 kgfm, já entre 1.000 a 1.400 rpm.

“Esse lançamento faz parte de uma nova fase dos motores V8. O Super Rodotrem Scania é mais um pioneirismo no mercado. Queremos atender ao segmento fora de estrada e 11 eixos com alternativas que reduzam custos operacionais e aumentem a rentabilidade”, comemora Eronildo Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil. O Super Rodotrem Scania R 620 6×4 pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento. Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 km de distância em cada trecho, conforme a nova legislação permite. A Scania aproveitou a Fenatran para anunciar que a Usina São Martinho, que trabalha com beneficiamento de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto/SP, adquiriu o primeiro Super Rodotrem R 620 6×4.

Scania Heavy Tipper

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

Criado para atender às demandas mais severas da mineração, o Scania Heavy Tipper é produzido com componentes mais robustos e carrega até 25% a mais de carga líquida em relação aos atuais. A nova gama salta das atuais 32 toneladas de carga líquida para, no mínimo, 40 toneladas de capacidade. Para proporcionar uma operação cada vez mais rentável, a Scania investe também na conectividade e nos programas de manutenção. “O Heavy Tipper surge no Brasil em um período perfeito de retomada da compra, a curto e médio prazo, de caminhões para a mineração. Desde 2013, este mercado não dava sinais concretos de voltar a ser comprador. O cliente brasileiro vem pedindo um pacote, de veículo e serviços, ainda mais rentável para contribuir com a redução dos custos operacionais. O Heavy Tipper realiza este desejo”, afirma Fabricio Vieira, gerente de Mineração da Scania no Brasil.

O novo modelo é oferecido nas configurações P 440 6×4 – com carga líquida de até 32 toneladas – e G 480 8×4, com dois eixos dianteiros direcionais e capacidade de carga líquida de até 40 toneladas. Ambos trazem motor de 13 litros, Euro 5 com controle de emissões SCR, respectivamente com 440 cv e torque de 234,5 kgfm, de 1.000 a 1.300 rpm e com 480 cv e torque de 244,7 kgfm de 1.000 a 1.350 rpm. Segundo a Scania, o Heavy Tipper proporciona ganhos reais de 25% a mais de carga líquida, 5% a mais de disponibilidade, redução de 13% no consumo, 15% a menos no custo da tonelada transportada e 5.000 horas a mais de vida útil – ou seja, por volta de 1 ano a mais de trabalho.

DAF XF 105 Off Road

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

A DAF entra no segmento “fora de estrada” e lança no mercado nacional Off Road dos modelos CF85 e XF105. Voltadas para operações de cana e madeira, os novos caminhões da marca holandesa são produzidos na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, e chegam às concessionárias em 2018. Os dois modelos são equipados com motor Paccar MX 13 de 12,9 litros, com bloco em ferro fundido vermicular, seis cilindros em linha e que também é fabricado na unidade de Ponta Grossa. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv. A embreagem Sacks Heavy Duty e a transmissão ZF ASTronic automatizada de 16 marchas são preparadas para uso severo.

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Ambos os modelos contam também com seletor Dual Driving com modos de condução On Road ou Off Road, para respostas mais precisas e melhor desempenho. O eixo trativo Meritor tem redução nos cubos em relações de 4,55:1 ou 5,41:1. Os dois modelos têm PBTC de 125 toneladas e CMT de até 175 toneladas. “O XF105 off road atende à nova legislação que permite PBTC de 91 toneladas, em rodotrens de 11 eixos, uma solicitação do setor sucroalcooleiro. O motor de 520 cv é o mais potente da marca no Brasil”, reforça Ricardo Coelho, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Mercedes-Benz Actros Série Especial

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

Nem só de racionalidade e cálculos de custos se faz um salão de transporte rodoviário de cargas. Emoções e nostalgia também encontram lugar nos estandes. Os modelos clássicos L-1111 e L-1113, campeões de vendas entre todos os caminhões da Mercedes-Benz, serviram de inspiração para a marca alemã criar o Actros Série Especial. Baseado no Actros top de linha, tem design retrô baseado nos clássicos modelos com cabinas semi-avançadas das décadas de 1960 e 1970. O Actros Série Especial será limitada e exclusiva a 21 unidades, o que é um tributo à 21ª edição da Fenatran. Serão 15 cavalos mecânicos Actros 2651 6×4 e 6 unidades do Actros 2546 6×2, sempre com motor OM 460 de 13 litros com potência de 510 cv e câmbio automatizado PowerShift. Em todos, além da curiosa combinação do conforto da cabina Megaspace do Actros – que tem até TV digital – com o design retrô do modelo L-1111, se destaca a cor verde da cabina e seu interior com tons rústicos de acabamento da época. “Somente os modelos L-1111 de 1964 e L-1113 de 1970, expoentes dessa linha clássica, tiveram juntos 240.000 unidades vendidas no país”, informa Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que anunciou também uma grande reformulação da fábrica de caminhões da marca em São Bernardo do Campo.

Entre os detalhes do estilo “vintage” do Actros Série Especial destacam-se a cabine com pintura externa em verde, chassi na cor vermelha clássica dos antigos caminhões da marca, revestimento da cobertura do painel em couro preto com costura verde, tapete do painel em couro bege com borda verde, tapete central do piso com borda de arremate em verde, revestimento interno das laterais das portas em couro bege, volante com aplicação de couro perfurado nas cores preto e bege, manoplas de freio do caminhão e da carreta com aplicação de couro preto perfurado, bancos de couro preto e partes centrais do assento e do encosto com tecido, tecido da cama com aplicação de costura em forma de losango na cor verde, cortinas laterais e frontal em blackout no lado interno e na cor verde no lado externo, faixas laterais exclusivas na cabina em bege, faixas frontais na grade em bege e adesivo alusivo à Série Especial e à 21ª Fenatran nas portas.

Mercedes-Benz Accelo

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

Na Fenatran 2017, a Mercedes-Benz lança novos recursos para a linha de caminhões Accelo. Os modelos 815 e 1016 do segmento de leves e o 1316 da categoria de médios ganham diversas inovações, com destaque para a nova versão de cabina estendida e a transmissão automatizada de seis marchas – opcional que estará disponível a partir de março de 2018. Entre as novidades do Accelo também se destacam o sistema de partida em rampa (HSA), além de controle de tração (ASR), banco pneumático para o motorista, painel de instrumentos com novas funções, tanque adicional de combustível de 150 litros e novas cores de cabina. “Com essas novidades, o Accelo está cada vez mais atrativo e aprimorado, em total sintonia com os desejos dos clientes e o atual perfil do mercado, reforçando uma linha de veículos já consagrada por sua versatilidade e eficiência no transporte de carga e distribuição de produtos em áreas urbanas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“A nova cabina estendida oferece melhor ergonomia e mais espaço para os ocupantes e para a acomodação de objetos. Isso se traduz em bem-estar a bordo e mais conforto, o que significa mais produtividade na operação de transporte. Já o novo câmbio automatizado otimiza a troca de marchas, melhorando o desempenho e a economia no consumo, além de aumentar o conforto e a segurança”, destaca Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. O lançamento da inédita cabina estendida para a linha Accelo, nos modelos 815, 1016 e 1316, aumenta as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão básica de cabina. A nova cabina estendida do Accelo se caracteriza por um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando assim o espaço para as pernas. A regulagem do encosto foi aumentada de 12 graus para 25 graus. Tudo isso resulta em maior espaço e uma melhor ergonomia, principalmente para pessoas de maior estatura.

Iveco Daily City

(Foto: Luiz Humberto Monteiro Pereira/Auto Press)

A Iveco completa duas décadas de operação no Brasil e comemora com séries personalizadas “20 anos” da Daily e do Hi-Way. O recentemente lançado Tector Auto-Shift, com transmissão automatizada e diversos dispositivos semiautônomos, tem justificável destaque no estande. Mantendo a aposta no segmento de semipesados, dois novos integrantes da linha Tector que irão competir no segmento de 8 a 11 toneladas. Mas é a linha de veículos utilitários que reserva a grande novidade da marca italiana: o Daily City 30S13, a nova opção da Iveco para o mercado de cargas fracionadas, como o e-commerce. Nas versões chassi cabine e furgão, o novo veículo tem PBT técnico de 3,5 toneladas e pode transitar em áreas com restrição de circulação.

Fabricado no Complexo Industrial da Iveco na cidade mineira de Sete Lagoas, a Daily City 30S13 tem altura reduzida que proporciona maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso a docas e garagens com limitação de altura. O modelo é mais leve, com redução da tara para um aumento da capacidade de carga útil. A potência e o torque se devem ao novo motor da FPT Industrial, F1A de 2,3 litros, que varia de 150 a 170 cavalos, e conta com a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla. O conforto recebeu atenção especial com a nova suspensão dianteira independente, que melhora também a dirigibilidade. O novo chassi tem um eixo traseiro moderno e adequado para a missão de entregas em centros urbanos. Ainda no clima das comemorações de seus 20 anos, a Iveco anunciou o investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos, em um período de 24 meses, a partir do segundo semestre de 2017 até o primeiro semestre de 2019.

Peugeot Expert

A Peugeot quer lançar uma ofensiva nacional entre os veículos utilitários. Líder no segmento na Europa, a marca francesa pretende aproveitar sua “expertise” para se tornar também protagonista entre os veículos utilitários no Brasil e América Latina. Para tal, a proposta é oferecer uma gama completa e inovadora, para se tornar referência no mercado. O primeiro passo é o lançamento da Expert, que chega importado do Uruguai – de onde virá também o “clone” Citroën Jumpy, que partilha plataforma, motorizações e 90% da carroceria. Além do Expert, a Peugeot já exibe na Fenatran seu próximo lançamento no segmento de utilitários: a nova geração da van grande Boxer, que chega ao Brasil em 2018.

O marketing da Peugeot acredita que o novo modelo preenche uma lacuna existente no mercado entre as ofertas de furgões de porte pequeno e os de maior volume. A Expert tem 5,31 metros de comprimento, 2,20 m de largura e distância entre-eixos de 3,27 m. A altura, de 1,93 m, é reduzida para um furgão e facilita o acesso a garagens subterrâneas e estacionamentos. A carga útil é de 1.500 kg e o PBT total atinge 3. 219 kg, com um compartimento de carga de 6,1 m³. Com motor 1.6 Turbo Diesel BlueHDi categoria Euro 6 e o câmbio manual de seis marchas, o trem de força gera potência máxima de 115 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 30 kgfm a 1.750 rpm. Cabeçote, bloco e cárter são 100% em alumínio. Com dirigibilidade similar á de automóvel de passeio _ a van pode ser dirigida por portadores de Carteira de Habilitação categoria B. No lançamento, a Expert está sendo oferecida a partir de R$ 79.990.

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