MUDANÇA DE ESTAÇÃO
A Fiat foi discreta, mas lançou a linha 2014 de Palio e Grand Siena. As mudanças são mínimas e só englobam a parte de equipamentos. Ambos ganharam atualização no sistema de rádio, que agora reproduz músicas por bluetooth, e novas padronagens de acabamento no interior. O sedã também mudou a maneira que abre seu porta-malas. Agora, é preciso apertar a logo da Fiat. O Palio parte de R$ 31.190, enquanto o Grand Siena começa em R$ 37.690.
PARA AS LOJAS
A Pininfarina confirmou a construção de algumas unidades do conceito Sergio, mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra deste ano. O estúdio de design italiano está à procura de clientes interessados e especula produzir de três a seis exemplares do modelo, que seriam vendidos por cerca de US$ 2,2 milhões, ou R$ 4,7 milhões. Baseado na Ferrari 458 Italia, o Sergio não traz para-brisa nem teto, o que reduz seu peso em 149kg em relação ao modelo no qual é baseado. O V8 de 578cv segue inalterado.
DE UM POLO AO OUTRO
Na mesma semana, as montadoras chiques e populares acusaram defeitos de produção no Brasil. A exclusiva marca italiana Maserati efetuou um recall para 97 unidades de seus modelos Quattroporte e GranTurismo por um problema nas barras de convergência da suspensão traseira, que podem falhar e resultar em perda do controle. Entre as generalistas, Ford e Chevrolet também chamaram consumidores. A primeira para 2.720 exemplares do Fusion, por causa da bomba da combustível. Já a Chevrolet fez recall de 11.521 unidades de Prisma, Onix, Spin e Cobalt para a verificação na solda do pedal do freio.
EM BREVE
O Chery Tiggo, pioneiro entre os modelos chineses, vai passar por um face-lift. O SUV de cara nova chega no início de julho. O visual ficou bem mais moderno, com nova frente mais robusta e uma grade que até lembra a usada pela Nissan Frontier. O Tiggo mantém o motor 2.0 de 135cv e a transmissão de cinco marchas. Outra característica que se mantém é o estepe pendurado na traseira, solução abandonada pelas fabricantes de automóveis nos principais mercados do mundo.
CARONA NO BONDE
A GM não quer deixar o bom momento do mercado nacional de luxo passar sem se aproveitar. A empresa norte-americana tem planos de trazer oficialmente modelos da marca Cadillac a partir do ano que vem. Antes disso, deve fazer uma "clínica" para avaliar a reação do público-alvo – consumidores das alemãs BMW, Audi e Mercedes-Benz. A linha da Cadillac ainda não foi definida, mas deve incluir os sedãs ATS e CTS, além do utilitário SRX.
CLÁSSICO REVISITADODepois de apresentar um primeiro conceito de como seria o clássico Quattro do Século XXI, a Audi deve mostrar durante o Salão de Frankfurt deste ano a versão de produção do seu esportivo. O novo Quattro vai usar diversos elementos de fibra de carbono e alumínio para reduzir o peso. O motor deve ser um V8 com mais de 500cv e a tração, claro, será integral. O Quattro original foi um dos primeiros esportivos do mundo a trazer a tração integral – antes só aplicada a utilitários – e acabou obtendo ótimos resultados em competições graças à grande aderência promovida pelo sistema.
APOSENTADORIA MERECIDA
Depois de dez anos de mercado, a Lamborhini finalmente vai lançar um substituto para o Gallardo, seu esportivo de "entrada". O primeiro conceito deve surgir no Salão de Frankfurt como parte das celebrações pelos 50 anos dos automóveis da marca italiana. O novo modelo deve ser ligeiramente maior que o Gallardo, mas vai abusar de materiais nobres para pesar menos que o atual. O motor não deve mudar muito. A Lamborghini deve apenas atualizar o V10 5.2 para entregar algo em torno de 600cv, 40cv a mais do que hoje em dia.
LÁ E CÁ
A Volkswagen atingiu a marca de 30 milhões de Golf produzidos em 39 anos. O hatch médio é o veículo mais vendido da história da marca, mais até que o clássico Fusca. O modelo de 30 milhões é um TDI Bluemotion, com motor diesel de 150cv. Lá fora, o hatch médio está em sua sétima geração, enquanto no Brasil as concessionárias exibem o modelo de quarta geração, projeto lançado em 1998.