A3 Sedan é do Brasil
São Paulo (AE) – Quando o trânsito para, nem é preciso frear, o carro detecta que o veículo da frente está reduzindo a velocidade e acompanha a diminuição, até parar totalmente. E volta a acelerar, seguindo o ritmo da via, desde que o motorista dê um toque no acelerador. Se o condutor estiver mudando de faixa sem sinalizar, o volante tenta automaticamente corrigir a trajetória. O carro também estaciona sozinho.
Você já deve ter ouvido falar em tecnologias como estas, típicas de veículos semi-autônomos, mas em automóveis importados. A novidade é que elas estão em um nacional, o Audi A3 Sedan. O modelo paranaense chega no fim do mês em duas versões, Attraction (por R$ 99.990) e Ambiente (a R$ 109.990), ambas com motor 1.4 turbo flexível, de 150cv. Na sequência, ainda este ano, vem a Ambition, de 220cv, ainda sem preço definido.
Basicamente as tabelas são as mesmas do modelo importado, mas o nacional tem perdas e ganhos. Ele recebeu o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo e o sensor que lê faixas de rolamentos. Entre as perdas, foi-se a suspensão independente na traseira – agora, é com eixo de torção, mais simples. O câmbio Stronic, de dupla embreagem e sete marchas, deu lugar ao Tiptronic de seis velocidades. O objetivo da Audi foi economizar em itens pouco notados pelo motorista, e investir em equipamentos mais valorizados pela maioria, caso da câmera de ré, da chave de presença e do botão de partida.
Já o motor pode ficar na coluna dos ganhos. Enquanto o 1.4 turbo importado rende 122cv e só aceita gasolina, o nacional, montado em São Carlos (SP), é flexível e tem 150cv.
Avaliado com etanol em percurso misto (cidade e estrada), o A3 Sedan agradou. As respostas são boas, mostrando que o modelo digeriu bem o combustível vegetal. Mas ficou altinho – e não foi por causa da bebida. O modelo nacional subiu 2,5cm, para raspar menos em lombadas, valetas e buracos.
De acordo com a Audi, graças aos 28cv adicionais, o carro vai 0 a 100km/h em 8,8 segundos e chega aos 215km/h. O importado faz 0 a 100km/h em 9,3 segundos e alcança 211km/h.
A despeito da maior altura e da suspensão traseira mais simples, o sedã continua estável, agradável de guiar e obediente aos comandos. No dia a dia, não se notam as mudanças, mas, em pistas sinuosas e velocidades elevadas, teoricamente, o modelo europeu é mais estável.
A suspensão multilink, mais sofisticada, deve ficar reservada à versão Ambition.
Quanto ao câmbio, o Tiptronic tem trocas mais lentas que as do Stronic, mas o sistema do novo carro é suave e não desaponta. Tem uma marcha a menos, mas oferece modo esportivo e aletas atrás do volante, para trocas manuais.
Ficha técnica
Motor: 1.4 turbo, 4 cilindros, 16V, flexível
Potência: 150cv a 4.500
Torque: 25,5mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Peso: 1.240 quilos
PRÓS
Custo-benefício: sedã nacional não ficou mais barato que o importado, mas continua competitivo e motor ganhou potência.
CONTRAS
Simplificação: perdeu câmbio de dupla embreagem e suspensão traseira independente.