Futuro virtual
O Audi Q8 Concept, mostrado no último Salão de Detroit, neste mês de janeiro, é assumidamente a antevisão do novo topo de linha que a marca alemã lançará já no que vem. Ele permitirá à fabricante dos quatro anéis contar, finalmente, com um rival à altura do BMW X6 e do novo Mercedes-Benz GLE Coupé. E, de quebra, irá movimentar todo o segmento dos utilitários esportivos de luxo.
Por fora, chama atenção a silhueta ao estilo cupê, com o caimento acentuado do teto na traseira, e dominada por formas marcantes. Destacam-se o conjunto ótico dianteiro em leds e a avantajada grade frontal, significativamente maior do que em qualquer modelo vendido atualmente pela Audi.
A marca garante que o espaço interno será bastante generoso, inclusive para os dois ocupantes que o banco traseiro pode receber. Isso tanto na largura quanto na altura. Para isso, contribuem as imponentes dimensões exteriores: são 5,02m de largura, 2,4m de altura e uma distância entre eixos de 3m. Já o porta-malas carrega 630 litros de capacidade.
A cabine prima pelas soluções tecnológicas. Sobre o console central está a alavanca de comando da caixa automática de dez velocidades. A maioria das informações sobre o veículo é transmitida ao condutor e passageiros através de telas sensíveis ao toque, do painel de instrumentos totalmente digital _ o já conhecido virtual cockpit, com 12,3 polegadas e resolução de 1920×720 pixels _ e do “head up display” com tecnologia de realidade aumentada.
Para mover o Q8 Concept, a Audi escolheu uma motorização híbrida plug-in, composta pelo motor 3.0 TFSI com 333cv e 51kgfm e um motor elétrico com 135cv e 33,6kgfm, que em conjunto são capazes de entregar 550cv e 71,4kgfm. A expectativa é que esse trem de força já esteja presente no novo A8, a ser lançado ainda em 2017, e nos também novos Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg. De acordo com a Audi, no Q8 Concept, ele é capaz de fazer o SUV sair da inércia e chegar aos 100km/h em 5,4 segundos, com 250km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente.
Oriundos de modelos já em produção, estão presentes o sistema Quattro de tração integral permanente e a suspensão com amortecimento pneumático adaptativo _ capaz de adotar dois níveis de altura em relação ao solo, com 90mm de diferença entre eles. A bateria de íons de lítio, destinada a alimentar o motor elétrico, fica na traseira e conta com capacidade de 17,9kWh. Essa carga possibilita que o modelo chegue a uma autonomia totalmente elétrica de até 60km, mas são necessárias cerca de duas horas e meia para uma recarga completa em um posto com 7,2kW de potência.