Fôlego renovado
O Nissan X-Trail recebeu uma atualização de meia vida para o modelo 2018. Lançado em 2001 e após ter sua terceira geração apresentada em 2015, o SUV da marca nipônica incorpora agora mudanças no exterior, como a frente com novo agrupamento ótico, uma grade de ar maior, e mais detalhes em cromado com a linguagem de desenho “V-Motion” já presente em outros modelos da Nissan, As características técnicas e mecânicas seguem as mesmas.
No X-Trail 2018, é possível encontrar algumas melhoras no interior do carro. O volante, por exemplo, mudou: está com um detalhe mais notório que é a parte inferior achatada. O aspecto da paleta de trocas do câmbio também é novo, e no painel é possível perceber uma combinação de materiais em aspectos suaves e duros, além de cores alternadas em molduras brilhosas que simulam fibra de carbono. O acabamento das portas também tem materiais sutis e de melhor gosto em relação ao modelo anterior.
Os assentos da primeira fileira são de acionamento elétrico. Já os da segunda, são rebatíveis e inclináveis, com função de deslize para frente para aumentar o espaço da terceira fileira de bancos. A capacidade do bagageiro fica nos 266 litros com a última fila de assentos em funcionamento, e cresce para 1.112 litros caso seja rebatida. Se a segunda fileira também seja rebatida, o volume salta para impressionantes dois mil litros.
O Nissan X-Trail 2018 porta um motor de quatro cilindros de 2.5 litros e 16 válvulas que entrega 169 cavalos de potência a seis mil rpm e gera uma força de torque de 23,77 kgfm a partir das quatro mil rotações. A transmissão é do tipo CVT _ continuamente variável _ e simula seis velocidades. O modelo pesa 1.635 kg e tem 4,6 m de comprimento; 1,8 m de largura; 1,7 m de altura; e 2,7 m de entre-eixos.
Para dar segurança ao carro, a Nissan equipou o modelo com controles de estabilidade e tração. Além disso, tem ainda controles vetoriais de trajetória, que, nesse caso, a marca batizou de Módulo Integrado de Controle Dinâmico, que consiste em um controle ativo de marcha (Active Ride Control), um controle ativo de trajetória (Active Trace Control) e um freio-motor ativo (Active Engine Braking), que trabalha e conjunto com a caixa CVT. Outros sistemas são o assistente de aclives e declives _ que segura o carro em superfícies não planas para fazer manobras no momento de troca do pedal de freio e acelerador _, controle de cruzeiro inteligente, assistentes de alerta de colisão frontal e de frenagem de emergência, e alertas de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.
Nos Estados Unidos, a tabela de preços do X-Trail parte dos US$ 23.820 na versão de entrada S _ aproximadamente R$ 73.660 _ e chega aos US$ 31.160 na versão de topo SL com propulsão híbrida _ cerca de R$ 96.359, em conversão direta. No Brasil, o modelo deixou de ser vendido em sua segunda geração, mas não há previsão para seu retorno ao mercado nacional.