Elementos de sedução
Disponível nas carrocerias perua e hatch, o novo Peugeot 308 segue sem data de chegada ao Brasil, mas já é comercializado em cerca de 80 países do globo terrestre – inclusive na China, onde estreia neste mês de abril. E, recentemente, ganhou uma conotação esportiva digna de fazer inveja nos concorrentes: a versão GT. A aposta nessa vertente mais raivosa é firme, tanto que tem uma configuração única, mas duas opções de motorização: uma a gasolina e outra, diesel.
O propulsor a gasolina é o turbinado 1.6 THP calibrado para render 205cv, que é sempre acompanhado pela transmissão manual de seis marchas. Já o diesel é um 2.0 de 180cv que recebe câmbio automático também de seis velocidades. No primeiro, o torque máximo de 29,1kgfm aparece já em 1.750rpm, enquanto o segundo reserva expressivos 40,8kgfm aos dois mil giros.
Esteticamente, a dianteira tem o leão, símbolo da fabricante francesa, retirado do capô e inserido no centro da grade. As entradas de ar são maiores. O para-choque da frente incorpora novos faróis de neblina em leds – aliás, no total, contando também as lanternas traseiras, o 308 GT é equipado com 142 leds. Outro ponto que adiciona charme e uma pitada de exclusividade à configuração esportiva são as rodas de liga leve de 18 polegadas prateadas e de cinco raios com um design que, em movimento, criam um efeito especial. Atrás, duas ponteiras de escapamento, uma de cada lado, dão um toque diferenciado às versões esportivas.
No interior, os bancos levam pespontos vermelhos, repetidos no volante, nos painéis das portas, no painel de instrumentos e na base da alavanca de marchas. A atmosfera esportiva é completada por soleiras das portas em aço inoxidável e pedais em alumínio. Na França, o Peugeot 308 GT parte de 30.650 euros com o motor a gasolina, ou seja, cerca de R$ 100 mil. Já o propulsor diesel exige um investimento maior: os preços começam em 33.900 euros, aproximadamente R$ 110.300.